Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Auto Aceitação

Auto aceitação 


Um elemento imprescindível para a felicidade do ser humano é a auto aceitação. Isto pressupõe que você não renega a si mesmo, ainda que reconheça em si alguma imperfeição. 

Pessoas excessivamente cobradas na infância, cujos pais exigentes os comparavam a outros, sempre procurando demonstrar que eram inferiores, seguirão ao longo da vida com o sentimento de inadequação e de insuficiência. 

A cobrança exagerada os leva a exigir de si próprios a obrigação de fazer sempre mais, para alcançar o reconhecimento do mundo. Enquanto não formos capazes de aceitar que dificilmente poderemos ter sucesso o tempo todo e agradar a todos ao mesmo tempo, a ideia de inferioridade nos perseguirá como uma sombra. 

É essencial que possamos reconhecer nossas limitações e queiramos superá-las. Mas, ao mesmo tempo, é importante entender que algumas delas são impossíveis de serem vencidas, simplesmente porque são parte integrante de nossa natureza. 

Cada ser humano nasce dotado de talentos e habilidades para determinadas ações e isto difere enormemente de uma pessoa para outra. O que não significa ser necessariamente superior ou inferior. 

Comparar-se é o que de pior se pode fazer. Pois, na comparação, deixamos de levar em conta que cada um constitui uma expressão única do divino. Aceitar nossa natureza essencial e ser capaz de reconhecer, tranquilamente, nossos pontos fortes, bem como as nossas debilidades, é a melhor maneira de nos ajustarmos ao mundo, sem depender de ser aplaudido por ele, o tempo todo. 


"...O eu idealizado é um tirano cruel que não admite erros. Você tem que ser o melhor entre os melhores, a pedra mais preciosa. Então, você se coloca em um movimento compulsivo de fazer, e está sempre se cobrando, se punindo e exigindo de si mesmo. Isso não permite que você relaxe para perceber que você já é um diamante - você já é a pedra mais preciosa, e é justamente essa compulsão de provar algo para o mundo que o impede de manifestar seu brilho" - Sri Prem Baba


Texto de :: Elisabeth Cavalcante ::

Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails Related Posts with Thumbnails

12 comentários:

  1. Verdade, precisamos conhecer nossos próprios defeitos e qualidades.

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto e mensagem bem verdadeira nele! beijos,tuuuuuuuuuuuuuuudo de bomn,chica

    ResponderExcluir
  3. OI SISSYM!
    O PRIMEIRO PASSO, É SABERMOS QUE SOMOS SERES DIFERENTES CADA UM COM SUAS QUALIDADES, MAS, TAMBÉM DEFEITOS, PELOS QUAIS TEMOS RESPONSABILIDADE.
    ADOREI ESTE TEXTO E JÁ É TÃO COMPLETO QUE POUCO SE TEM A ACRESCENTAR.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. o ser humano precisa aceitar melhor seus defeitos, a verdade tras saida para vida,pois a perfeição pertecence Deus.
    lindo texto.

    ResponderExcluir
  5. A mais pura verdade, Sissym. E o engraçado é que meus pais nunca me cobraram muito, mas eu exijo mt de mim e me cobro mt. Queria mudar, mas é difícil. Aliás, odeio ser assim. bjs e bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  6. @Zilani Célia: 

    Zi,

    Muita gente se "acha" mas trata tudo e a todos com indiferença.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  7. @Emanuela Amr: 

    Manu, percebi sua dificuldade para deixar recado aqui, vou ver o que está acontecendo.

    Fico muito agradecida por este comentario.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  8. @Sérgio Santos: 

    Os meus pais, Sergio, me cobraram sim, mas eu me cobro muito mais, acho que isso é uma questao pessoal mesmo de como agir.

    Beijinhos e Obrigada

    ResponderExcluir
  9. OI Sissym

    Não conhecia teu blog, conheci através do blog do Sérgio. Que bacana esse poema. A gente sempre demais mesmo. E cobra os outros também. A gente se entrega demais e espera que as pessoas se entreguem da mesma forma. Muitas vezes isto é frustrante. Mas adorei teu blog. Já tem mais um fã!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  10. @Pedro Bertoldi: 

    Pedro, muito obrigada pela visita tão gentil.

    Bjs

    ResponderExcluir

Recados: sissym.mascarenhas@hotmail.com
Obrigada