Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Quando me amo ...



Quando me amo... 

Acendo uma luz que clareia meus porões esquecidos, 
deixando para trás os erros e derrotas de tempos idos, e volto a respirar. 

Quando me amo... 

Aprendo a olhar para dentro, descobrindo-me em parte “potência”, 
em parte “possibilidade” – aquilo que já sou, aquilo que serei; 
onde já estou, onde quero estar. 

Quando me amo... 

Acolho-me feito mãe acolhe um filho ferido: dando colo, 
amparando o choro, aconselhando a refazer os caminhos. 
Não me engole a culpa; não me desestimula a derrota. 

Quando me amo... 

Cuido do corpo, como o lavrador cuida de sua enxada – instrumento preciso 
de trabalho e de vida adorada. Cuido também da nutrição da alma: 
o que escolho assistir, o que escolho ler, pensar e dizer. 

Quando me amo... 

Vejo minh´alma como a escultura debaixo do mármore de Michelangelo, 
e entendo que a dor é cinzel que vai retirando um pouco aqui, 
um pouco lá, até que tudo se transforme em belo Davi. 

Quando me amo... 

Clareio também a tua face, pois toda luz não fica guardada, 
não há quem disfarce, um farol a reluzir sobre um monte erguido no ar. 

Quando me amo... 
 
Inspiro o teu auto amor, para que possas te amar e crescer, 
assim como nova flor, que um dia foi broto, que um dia foi semente, 
que um dia foi sonho de florescer. 

Quando me amo...

Amo-te com mais profundidade, pois conhecendo-me, 
conheço-te melhor também. 


* * * 

A proposta de Jesus em torno do amor é das mais belas 
psicoterapias que existe: 

Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo, 
numa trilogia harmônica. 

Como ainda temos dificuldade em conceber o absoluto, 
para nos adequarmos à proposição crística, 
invertemos a ordem do mandamento, amando-nos de início, 
afim de desenvolver as aptidões que dormem em latência 
e acumularmos valores iluminativos, ao longo dos dias. 

Assim, nosso grande caminho de amor precisa começar com o auto amor, 
pois sem auto amar-se, o homem não consegue amar ao seu próximo 
e tão pouco amar o Criador. 

Começamos a jornada dentro de nós, pois auto amor pede 
autoconhecimento, pede mergulho profundo para dentro de nós. 

O autoconhecimento é o meio prático mais eficaz que temos para 
melhorar nesta vida e resistirá atração do mal. 

E quem trabalha por sua melhora está se auto amando. 

Cada movimento que fazemos no sentido de desenvolver nossas aptidões, 
e de acumular valores que nos façam pessoas melhores, é auto amor. 

Naturalmente, esse amor a nós mesmos nos conduzirá ao nosso próximo. 

Primeiro, porque o auto amor só se constrói e se vitaliza no encontro. 

Segundo, porque quando temos uma cota de amor mais madura, 
mais consciente, conseguimos amar o outro melhor. 

Nossas relações se harmonizam, nosso coração fica em paz, 
nossas angústias desaparecem. 

 * * * 

Que possamos nos proporcionar mais momentos de autoencontro, 
com o objetivo de aprimorar nosso autoamor, 
que é a chave de todo nosso desenvolvimento no Universo. 



Redação do Momento Espírita

Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails Related Posts with Thumbnails

40 comentários:

  1. Oi, Sissym!!!
    Esse trecho dos Mandamentos, que diz "amar ao próximo como a si mesmo", é um sobre os quais mais meditei há um tempo atrás. Cheguei à conclusão de que não podemos dar aquilo que não sentimos. Como amar ao próximo sem conhecer o auto amor? Como se doar sem ter uma reserva de amor no coração?
    E desde então tento sempre me lembrar que quando mantenho a confiança,a fé, a serenidade e o equilíbrio, consigo irradiar também a quem precisa de tudo isso.
    Claro que às vezes fraquejamos... mas a beleza do amor de Deus é a compaixão de que sempre temos a possibilidade de tentar de novo.
    Adorei o texto, um abraço!

    ResponderExcluir
  2. Olá Sissy,

    Ouvi esta música quando linha teu texto..

    Vê o que tu acha??

    Nat King Cole - When I Fall In Love

    http://www.youtube.com/watch?v=FI8JScRyYxc

    ResponderExcluir
  3. Beleza de reflexão nessa mensagem!

    FELIZ Páscoa pra ti e tudo de bom! beijos,chica

    ResponderExcluir
  4. Uma das mensagens mais lindas que já li.

    ResponderExcluir
  5. Sissym,
    Antes de mais, quero desejar-lhe uma Páscoa Feliz!
    Adorei estes versos e as notas que os seguem. Há no amor algo inexplicável que nos leva muito além de nós mesmos...
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Syssim, quando me amo me lembro que tenho um carinho especial e uma amizade muito bonita por você que tanto me ensina cada estrofe desse seu poema.
    Um beijo carinhoso de Feliz Páscoa,
    Manoel

    ResponderExcluir
  7. Páscoa é dizer sim ao amor e a vida.
    É investir na fraternidade,
    é lutar por um mundo melhor,
    é vivenciar a solidariedade.
    Que a alegria da Páscoa invada o
    eu coração e o daqueles a quem ama,
    irradiando luz para iluminar e fazer
    brilhar o mundo em que vivemos,
    enchendo-o de amor, saúde e paz.
    Espero que fique em nossos corações,
    para sempre, as marcas da nossa.
    Amizade.
    Um beijo carinhoso ,
    Evanir..
    Estou deixando mimos na postagem..
    Ofereço com carinho.

    ResponderExcluir
  8. Minha querida

    Hoje passando para desejar uma Feliz Páscoa , plena de amor e paz, junto de todos que te são queridos.

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  9. Oi Syssim!
    Excelente texto! Muito bom e reflexivo.
    Opa, fico feliz que tenha gostado dos cosplays!
    bjs

    ResponderExcluir
  10. Esta expressão: "Quando me amo" sugere egoismos que, como é bem explícito, não tem nenhuma verdade.
    "Quando me amo", sou bom para com todo o mundo, amo quem me rodeia e sirvo como o Servo.
    Belo texto para uma profunda Meditação.


    Beijos


    SOL

    ResponderExcluir
  11. Excelente e bela mensagem.
    Beijinhos
    Maria

    ResponderExcluir
  12. Linda mensagem! Parabéns mesmo. Uma das mais lindas que li essa semana! :D

    ResponderExcluir
  13. Minha querida

    Quando nos amamos ficamos preparadas para o amor.
    Uma mensagem muito linda.

    Um beijinho com carinho e bom fim de semana
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  14. Bom dia

    Poema lindissimo...quando se ama acontece tudo isso e muito mais

    Desejo um Fim de semana muito feliz
    Abraço
    **************
    http://pensamentosedevaneiosdoaguialivre.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  15. Quando amamos , tudo flui melhor , lindo poema ,O amor é a chave de tudo.
    tenha uma abençoado fim de semana.
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. OI SISSYM!
    EM PRIMEIRO LUGAR, DIGO SEMPRE QUE QUEM NÃO CONSEGUE SENTIR AMOR POR SI, NUNCA TERÁ CAPACIDADE DE AMAR A OUTREM...
    AMIGA, FIQUEI TRISTE EM SABER QUE ESTÁS COM ESTE PROBLEMA QUE ESTÁ TE IMPEDINDO DE ESCREVER,MAS, ME SENTI PRIVILEGIADA POIS, MESMO ASSIM TE DESTE AO TRABALHO DE VIR AO "SÓ PRA DIZER" E ME DEIXAR A PAR.
    COM A GRAÇA DE "DEUS" LOGO ESTARÁS BOA E ESPERO QUE CONTINUES VINDO ATÉ AQUI, MESMO QUE NÃO POSSAS DEIXAR RECADOS, ASSIM NÃO PERDERÁS O CAMINHO E QUANDO MELHORARES TEREI NOVAMENTE O PRAZER DE TUAS VISITAS.
    ABRÇS


    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Isso mesmo amiga quando nos olhamos
    no espelho e vemos que sentimos amor
    por nós mesmos td se transforma, e quando me amo sinto o melhor de mim
    Bonito demais


    Bom final de semana
    Bjusss
    **Rita**

    ResponderExcluir
  18. Postagem perfeita!

    Errando e caminhando aprendi sobre o auto amor. Como podemos dar o que não temos? E só depois pude compreender realmente o versículo bíblico "ama ao teu próximo como a ti mesmo".
    Auto amor, conhecimento, aprendizado com os próprios erros nos torna humanos pra respeitar e amar o próximo.

    Adorei!

    Abração esmagador e lindo dia.

    ResponderExcluir
  19. Adoreiii!! Amor a si mesmo antes de qualquer coisa!! E como temos dificuldades para nos amarmos né?!

    Bjux
    Virgínia Gaya
    http://conceitogaya.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. @Geraldo: 

    Eu tenho no celular, adoro!

    Bom final de semana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  21. @Dulce Morais: 

    Dulce, querida, obrigada.
    Bom final de semana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. @Blog do Óbvio - Manoel: 

    Quando eu me amo é quando eu evoluo.

    Bom final de semana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  23. @Simone Felic: 

    Simone, com certeza!
    Obrigada,
    Bom final de semana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  24. @Zilani Célia: 

    Zi,

    Agradeço por trazer um complemento de tanta beleza ao que trouxe para todos refletirem.
    Bom final de semana.

    Bjs

    ResponderExcluir
  25. @Bruxa: 

    Bruxinha, querida,

    Obrigada,
    Bom final de semana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  26. @Conceito Gaya: 

    Virginia, adorei sua visita e comentario.
    Obrigada,
    Bom final de semana!
    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Excelente texto, edificante e reflexivo!
    Tudo começa na mente, nossas ações são o resultado dos maus ou bons pensamentos, por isso devemos deixar Deus invadir nossa mente e transformar nossos pensamentos, pois só Ele é doador de toda boa dádiva.

    Beijos e muitas bênçãos!´♥¸.•*¨)

    ResponderExcluir
  28. @Sandra Stegues Silva: 

    Sandra, é sim, nós alimentamos nossa mente e ela transforma em créditos ou débitos dentro da gente.

    Bjs

    ResponderExcluir

Recados: sissym.mascarenhas@hotmail.com
Obrigada