Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Para onde caminha a humanidade?


Eu fui convidada pelo blog O QUE É ISSO?
de minha amiga Eninha Campos, 
a escrever um texto ou mesmo poesia. 

Convido a conhecerem o ótimo blog dela!

Todas manhãs sou bombardeada 
com muitas notícias desagradáveis 
o que me faz caminhar até o trabalho pensando na vida.  
Sou uma pessoa crítica sobre o certo e o errado, 
sobre o que já vivi e o que vejo nos dias atuais. 

Abaixo o texto publicado no dia 14 de novembro de 2013 :





Poucas décadas atrás, criança só se preocupava com brincadeiras, estudos, deveres e direitos do seu tamanho. Hoje, a infância é bombardeada pela mídia com assuntos diversos, a maioria conflitante e de grande preocupação. Muita coisa tem mudado, mas nem tudo.

Quando se analisa o próprio passado é normal fazer algumas comparações, tais como: não havia tanta violência e traições. 

Havia sim. Sempre houve.

Violência, abusos psicológicos, políticos, sociais e religiosos, sempre ocorreram. Quando passavam do limite tolerável, a resposta vinha usando a força. Fatos cíclicos. 

Vivemos uma eterna tragédia, cada dia contada de outra maneira. No teatro grego, a tragédia era uma viagem em torno das grandes paixões humanas. Para nós, modernos, a palavra “tragédia” indica a ocorrência de um fato doloroso, catastrófico, que pode ser acompanhado de vítimas ou mesmo para descrever o desenlace que concerne às paixões. 

A fome e a miséria são as piores tragédias. Inconcebíveis num tempo tão avançado que pouco se produz de concreto para muitos desesperados. 


De um lado, somos animais doentes e incompletos, incapazes de garantir nossa sobrevivência e nos defender de riscos. Talvez seja um dos motivos para gerarmos tanta violência, impondo nossas incapacidades sociais de convivência pacífica, havendo, portanto, tantas diferenças. Fora as indiferenças.

Em contrapartida, na contramão, o processo evolucionário não privilegia somente os mais fortes e adaptáveis, mas também aqueles capazes de expressar valores que unam os fortes e os fracos para coexistir.

Assim, de outro lado, somos seres humanos, vivendo uns pelos outros, com os outros e para os outros.  Esta integração garante a continuidade da espécie por sucessões.

A exacerbação das forças do eu ou do coletivo tem desequilibrado os sistemas e gerado conflitos de várias naturezas que levam ao limite as relações mundiais.

Então, cabe ao ser humano o cuidado de buscar um equilíbrio consciente e construtivo, cuja missão ética não seja zelar só por si, mas responsabilizar-se por ações não hostis à vida de todos, especialmente ambientais.  Procurar resgatar do passado valores que na atualidade foram desqualificados na constituição das famílias e que faz falta para transformar crianças em adultos mais saudáveis emocionalmente para cuidar deste mundo cada vez mais hostil.

(por Sissym)

Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails Related Posts with Thumbnails

76 comentários:

  1. A Humanidade caminha para o pó donde veio. A humanidade é um suicida comportamental que vive de uma maneira irresponsável e irracional. Acho que a raça humana está fatalmente atraída pelo espaço... Cada um de nós vive olhando o seu umbigo para melhor o perigo circundante.

    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Sissym, espetacular essa sua postagem. A sua delicadeza ao descrever o caminhar da humanidade é bastante realista. Se observarmos com frieza a situação, de fato chegaremos a conclusão que as barbaridades continuam as mesmas. Só mudou o cenário e o modo de praticá-las. Concluímos então que a evolução tem que acontecer na espécie. De nada adianta a Tecnologia de Ponta se meus relacionamentos são da idade da pedra, não é? Nosso problema é " cardíaco ", isto é, "emocionalmente cardiológico". Enquanto não for bem aplicado o amai-vos uns aos outros a evolução da humanidade será impossível.
    Beijo no coração da amiga querida,
    Manoel

    ResponderExcluir
  3. Oi, Sissym, seu texto é muito pertinente. Tenho a impressão de que muda o cenário, o discurso, mas as atitudes continuam as mesmas.
    Acredito que grande parte da humanidade se recusa a crescer. É isso. Quando amadurecemos sabemos refletir, chegar a conclusões, refrear instintos, lapidar sentimentos... enquanto o ser humano se negar a crescer, não será capaz de ensinar crianças saudavelmente. E jornais, já há algum tempo deixei de assisti-los assiduamente. Me deprimem. Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Olá, minha querida amiga Sissym!!!
    Belo texto, minha querida amiga, adorei!!!
    Quando o ser humano conseguir entender que a harmonia e o equilíbrio está no coletivo é que vamos alcançar um mundo melhor e mais justo para todos. Vivemos em um mundo onde reinam as incertezas, as dúvidas tomam conta de grande parte da população. Estamos atravessando um período de muita incredulidade, de falta de confiança em dias melhores, de falta da prática de bons sentimentos. O povo já não sabe no que acreditar, não sabe onde termina a verdade e onde começa a mentira, infelizmente.
    Tenha um lindo e feliz feriado!!!
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  5. Oi Sissym,
    No Mundo só mudou a fachada, pois a ganância, o desamor e as mortes horrendas sempre houveram. Como, no meu caso não sabia? A mídia que só era para os mais abastados, escondiam os fatos.
    Mas, sempre havia um jeito de descobrir as atrocidades que sempre ocorreram no mundo.
    Hoje, só trocaram os nomes, mas os desafetos nasceram com o homem, ele quer ser único e egoísta e nunca iremos chegar a lugar algum.
    Passei minha vida toda almejando alguma mudança para melhor e a cada dia que passa me decepciono mais com a maioria dos seres humanos desprovidos de amor e caridade.
    Esse assunto me entristece muito.
    Desculpe se escrevi demais.
    Beijos
    Lua Singular

    ResponderExcluir
  6. Boa noite querida sissym , a minha visita hoje é para divulgar meu novo blog. Criei mais um com o nome FILOSOFANDO NA VIDA, para postar minhas produções textuais, pensamentos e poesias. Ficarei feliz com sua visita e se me de o prazer de curtir mais este projeto.
    O linque do blog é:
    http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
    Uma linda noite e que a paz Divina esteja sempre com você e sua família.
    Bjuss , Profª Lourdes Duarte

    ResponderExcluir
  7. Olá!Boa noite, Sissym...sim!
    Bela e parabéns pela participação!
    sim, mundo avançado, e que jamais se produziu tantas informações, mas somente que raramente usamos essas informações para expandir a qualidade de vida.
    ... cada um planeja o seu mundo, e esse projeto, subordina-o imediatamente, tornando o dependente dele e ambicioso por ele.A falta de esperança ou as próprias crises do cotidiano da vida humana deveriam também a ajudar a fazer escolhas em prol de uma sociedade justa e mais responsável com o outro, e do que é melhor para ajudar o outro e assim por diante. Mas, não, seres humanos são ambiciosos. Passam tanto tempo querendo, buscando, desejando. Na maioria das vezes, perseguir as coisas com integridade é algo bom. Contanto que a procura não prejudique algo que já tenhamos. A bondade que subestimamos, as pessoas que subestimamos. As vidas que subestimamos.
    Se juntarmos todas as peças ideológicas chegamos ao relativismo moral e à ideia interiorizada de que a Vida Humana nada vale.Todas as nossas escolhas deveriam ter como foco principal a vida, sobretudo quando nos deparamos com seres humanos em situações menos favorecidas. Assim caminha a humanidade...para mim!
    ...vivemos esperando por dias melhores, dias que nos tragam esperança e tempo de percorrer novos caminhos,rumo á um mundo acolhedor e de paz. Não podemos desistir nunca, sempre prosseguir, superar!
    Agradeço pelo carinho, muito obrigado, belos dias, beijos!

    ResponderExcluir
  8. Desequilibrios que contenuam avergonzandonos... a humanidade cega nao sabe dó e que va.
    Abraco grande.

    ResponderExcluir
  9. Eu não sei para onde caminha a
    humanidade. Apavora-me até e
    angustia-me o que observo.
    Esperava mais do ser humano
    enquanto colectivo.
    Bom post o seu porque nos interroga
    e nos "faz reflectir" naquilo que
    individualmente poderemos fazer
    para inverter o estado actual
    das coisas.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  10. Excelente texto,Sissym e nos faz refletir mesmo! No passado havia isso tudo,mas não era tão propagado como hoje,tem razão! Resgatar bons valores que ficaram para trás é uma esperança pra uma sociedade melhor! bjs,

    ResponderExcluir
  11. Participação com inteligência e legitimação de conhecimentos das mazelas que assolam a humanidade desde que o mundo é mundo.
    Uma linda semana a voce amiga.
    Um carinhoso abraço de paz e luz.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  12. Tragédias não nos faltam, na verdade.
    Gostei do post, é excelente.
    Sissym, tem uma boa semana.
    Um beijo, minha querida amiga.

    ResponderExcluir
  13. Querida Sissym

    Um oportuno tema para um problema crescentemente aflitivo.
    Como um alerta trágico, as gentes apenas se lembram quando os acontecimentos se desenvolvem; e eles desenvolvem-se de modo menos rápido pelo que a confiança(falsa) volta a repor tudo na (a)normalidade.
    É pena, porque só temos uma Terra.



    Beijos


    SOL

    ResponderExcluir
  14. A evolução humana não está sendo muito justa mesmo né?!

    Nós crescemos em um aspecto e estacionamos em outros! É a triste realidade que distancia cada vez mais cada casta!

    Queria te convidar para passar no meu blog. Tenho uma novidade lá. Estou lançando meu livro e queria apresentá-lo. Também está disponível no meu site: www.camilabmonteiro.com

    Beijão!

    ResponderExcluir
  15. Olá querida, vim agradecer sua visita, que adoro, e fiquei emocionada com sua postagem. Tema relevante que deve ser alertado mesmo.
    uns com tanto e outros faltando o mínimo, a alimentação, uma vida digna.
    querida, ja conhece o meu novo blog, será um prazer te ver lá.
    O linque do blog é:
    http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/
    Uma linda noite e que a paz Divina esteja sempre com você e sua família.
    Bjuss , Profª Lourdes Duarte

    ResponderExcluir
  16. Concordo Sissym,a maldade, as insufiências, a dor sempre estiveram no coração da humanidade. Mas há tantas coisas que a faziam esconder! As crianças não tinham voz. Os pobres não tinham voz. Os doentes não tinham voz. E prevalecia a voz dos priviligiados, abafando outras vozes. Hoje é tudo mais visível porque o despudor da falta de valores abriu portas às chagas até agora escondidas. Tanto sofrimento, quando fazemos parte do mesmo pedaço de chão!
    Extraordinário, minha amiga o seu post.
    Beijinho grande

    ResponderExcluir
  17. Querida Sissyn, grata pela visita e por seguir meu novo blog. Você é muito especial e te ver lá é muito importante. Obrigada!!
    amiga, pra onde caminha a humanidade, uns com tanto outros sem o mínimo, a alimentação e a dignidade. Muito boa postagem, temos que contribuir para que o mundo reflita o sofrimento dos irmãos e o que estão fazendo.
    Abraços
    Lourdes Duarte
    http://filosofandonavidaproflourdes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Sissym, magnífico texto, parabéns pela sua objectividade e realismo ao escrever estas palavras. Eu acredito que a humanidade caminha para onde nós queremos que ela caminhe, apesar de muitos contras de alguns em teimar em destruir os nossos recursos sem pensar nas gerações futuras e do esforço que fazem em desgastar o nosso planeta, o facto é que cada vez mais existem no mundo pessoas que se dão de alma e coração para defender este bem tão precioso, a nossa terra. O mundo só caminhará para um mundo mais digno e humano, se todos nós contribuirmos para isso, e contribuir passa também pela divulgação de mensagens tão importantes como esta que você acabou de passar. Obrigada Sissym.
    Beijinhos de Luz!
    Ana Maria

    ResponderExcluir
  19. Querida Sissy, como dice tu amigo, las tragedias y los grandes problemas de la humanidad se siguen repitiendo en el tiempo, parece que nunca aprendiera de sus errores y volviera a tropezar una y otra vez con las mismas piedras. ¿Será ese el destino de la humanidad? Un beso amiga,

    ResponderExcluir
  20. Como já li e comentei, desejo-te "apenas" uma boa semana.
    Beijo, querida amiga Sissym.

    ResponderExcluir
  21. O ser humano sempre foi assim...mas agora tem a obrigação de ser mais humano, mais consciente, pois a formação é outra, as facilidades são muito maiores e a abundância em todos os aspectos é muito maior. Antigamente havia pouco dinheiro...poucos bens...pouca informação; não havia o que repartir e mesmo assim penso que havia mais solidariedade. Hoje temos demais...desperdiçamos mais ainda e pouco nos lembramos dos outros. Vendo que uns têm demais e outros nada, surge a revolta e penso que aí está o motivo principal da violência mais grave. Temos muito mais responsabilidade social porque a vida e a sociedade nos dão um maior acesso ao conforto e à informação. Há portanto que distribuir...conhecimento...ajuda...afetos...e principalmente pão a quem tem fome. Beijinhos e parabéns pela bela contribuição. Fica bem, amiga!
    Emília

    ResponderExcluir
  22. Muito bela sua participação nesta otima reflexão sobre os rumos da humanidade.
    Parabens amiga.
    Meu carinhoso abraço.
    Beijo de paz e luz.

    ResponderExcluir
  23. Embora muito do que vemos hoje não seja novidade, esteja apenas de roupa nova, creio que a inversão de valores e o excesso de liberdade têm contribuído para uma formação imperfeita dos jovens. Muito cedo as crianças que, em outros tempos, tinham tempo para ser crianças, entram em um mundo para o qual não estão preparadas. As necessárias mudanças, em busca de algo melhor, há que serem iniciadas dentro de casa. Bjs.

    ResponderExcluir
  24. OI SISSYM!
    SIM, RESGATAR A INSTITUIÇÃO FAMILIAR É O PRIMEIRO PASSO PARA UMA RETOMADA DE VALORES.
    TRAGÉDIA, SEMPRE HOUVE, É CLARO QUE HOJE EM DIA, APÓS O EVENTO, GLOBALIZAÇÃO,NÃO FICAMOS MAIS SABENDO SÓ DO QUE HOUVE NA REGIÃO EM QUE SE MORA, MAS SIM, DE TUDO QUE ACONTECE NO MUNDO O QUE AMPLIFICA ESTE QUESITO,DESCOMUNALMENTE.
    TUA POSTAGEM NOS TRÁS A VERDADE DO MOMENTO EM QUE ESTAMOS VIVENDO E QUE É MUITO PREOCUPANTE, MAS, DEVEMOS COMEÇAR, FAZENDO A NOSSA PARTE, QUEM SABE ISTO POSSA AJUDAR COM AS MUDANÇAS.
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. @Luís Macedo Martins Pereira Lud MacMartinson: 

    Lud,

    Concordo, caminhamos para trás. Cada unzinho olha para seu umbigo e fala bonito.

    Bjs

    ResponderExcluir
  26. @Blog do Óbvio - Manoel: 

    Querido amigo Manoel,

    A tecnologia ajuda de um lado, mas de outro, separa tudo. Sim, cardíaco, falta coração, amor, calor humano.

    Bjs

    ResponderExcluir
  27. @Bia Hain: 

    Verdade Bia, esta é a impressao que sinto, que o proprio ser humano se recusa a crescer, em contrapartida, tudo só piora.

    Bjs

    ResponderExcluir
  28. @Luis Eduardo Pirollo: 

    É como um trabalho em grupo (tão discutido hoje em dia para fins de trabalho), mas não tem funcionado.

    Recentemente, quando aqui no Brasil se juntaram para tal fim, logo vieram os baderneiros e mudaram o foco da questão.

    bjs

    ResponderExcluir
  29. @Dorli: 

    Dorli, trocam os nomes, enrolam os tolos, mas tudo continua do mesmo jeito.

    Este assunto é triste mesmo. Eu tambem passei pelo mesmo, tento agarrar nos sonhos para que não perca a esperança.

    Bjs

    ResponderExcluir
  30. @Profª Lourdes: 

    Eu vi e adorei! Já estive lá antes mesmo de ver este comentario. Gostei muito.

    Bjs

    ResponderExcluir
  31. @Felisberto Junior: 

    Feliz,

    Eu sempre me impressiono com o que vc tem a dizer, complementa poesias, pensamentos, críticas. Sou muito grata por ter lhe conhecido!

    Vivemos dias melhores. Creio que os mais ambiciosos, que aceitam correr riscos, eles evoluem (soci-economicamente) mais rapidamente porque se permitem tirar os pés da razão.

    Bjs

    ResponderExcluir
  32. @irene alves: 

    Irene, quando penso um pouco mais profundamente, eu sinto angustia. E tenho pensado muito no futuro de minha filha.

    Bjs

    ResponderExcluir
  33. @Anne Lieri: 

    Anne, eu sei que sempre há comparações, mas eu, que não sou tão velha assim, vivi decadas mais tranquilas para realizações e tambem divertimentos.

    bjs

    ResponderExcluir
  34. @Toninho: 

    Leio muito Toninho, muito mesmo.
    Penso demais tambem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  35. @SOL da Esteva: 

    Sol,

    tudo está sendo rapido demais, especialmente a vida, esta sim, esta que tem me preocupado. Parece que vivemos por um fio!

    Bjs

    ResponderExcluir
  36. @Camila Monteiro: 

    Camila, bom lhe ver.

    É um crescimento invertido.

    Vou ver sim, fico feliz em saber do lançamento.

    Bjs

    ResponderExcluir
  37. @manuela barroso: 

    Maldade demais.

    Aqui no Brasil, diariamente nas TV mostram sobre doentes pedindo pelo amor de Deus para serem atendidos com alguma dignidade. Como disse, tudo é mais visivel. É instantâneo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  38. @FILOSOFANDO NA VIDA Profª Lourdes Duarte: 

    Lourdes,

    Gosto muito de ler seus comentarios, são muito sensíveis e profundos. É uma pessoa maravilhosa, uma amiga atenciosa.

    Bjs

    ResponderExcluir
  39. @Ana Maria: 

    Ana,

    Agora existe uma Lei para punir quem joga lixo na rua. Ainda não vi ninguem ser multado. Uma pena que não possa eu mesma aplicar multa, acabaria com o talonário em pouquíssimas horas. E precisam multas? Precisam!

    Isso é um exemplo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  40. @Nieves: 

    Nieves,

    In Brazil increased the numbers of assaults (on the streets, in buses, at intersections of the avenues, in banks, in all that place), increased homicides, increased numbers of crack users, increased the number of rogue in various public sectors. I'm exemplifying where I live, but the world still has these problems and others. We never human crisis. Many NGOs are there to help as many people despise their fellows.

    Thanks

    ResponderExcluir
  41. @Nilson Barcelli: 

    Eu tambem desejo-lhe o melhor.
    Finalmente chegamos a Dezembro, um mes que me sensibiliza muito.

    Bjs

    ResponderExcluir
  42. @Emília Pinto e Hermínia Lopes: 


    Emília,

    Nunca houve tanto conhecimento do que está acontecendo ao redor do mundo do que nos tempos atuais. Em segundos o mundo inteiro fica sabendo sobrequalquer assunto. Por mais que hajam grupos solidários, há muito descaso. Se sabemos o que é melhor para o todo, por que até hoje não há soluções, apenas "reparos" para emergencias?!

    Bjs

    ResponderExcluir
  43. @MARILENE: 

    Eu tenho falado muito sobre Inversão de Valores. Eu vi isso dentro de casa, quando casada, e sofri na pele. Os maus exemplos fazem um verdadeiro terror na formação das crianças.

    Beijos e obrigada, gostei muito de suas palavras.

    ResponderExcluir
  44. @Zilani Célia: 

    Zi,

    Eu vejo com pessimismo a reconstrução das familias.
    Dizem que nunca houveram tantos divórcios como hoje em dia.
    Então, é certa muita falta de responsabilidade dos adultos.

    Vejam bem, leitores, as novelas tem ensinado a desprezar um dos mais belos sentimentos: o amor. E sem amor, não há respeito a nada.

    Bjs

    ResponderExcluir
  45. Reli o teu texto e ainda gostei mais do que da primeira vez que o fiz...
    Sissym, minha amiga querida, tem uma boa semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  46. Sissym, tem um bom fim de semana.
    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  47. Oi,Sissym!Pois é acho que o ser humano sempre deve seu lado bom e seu lado ruim é que agora a gente tem acesso a tudo o que acontece no mundo em um piscar de olhos então parece que a humanidade piorou um tanto.
    A tv só mostra tragédia e mais tragédia eu já nem vejo muita tv dificilmente o que é bom vira notícia.
    Beijocas

    ResponderExcluir
  48. Sissym, excelente post.
    Parabéns pelo mesmo.
    Eu não sei a resposta de para
    onde caminha a Humanidade, mas
    estou com muitos receios.
    Desejo que esteja bem.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  49. @Nilson Barcelli: 

    Nilson, eu tenho habito de reler tudo que gosto, a cada leitura, um novo olhar.

    Bjs

    ResponderExcluir
  50. @Flor de Lótus: 

    Florzinha,

    Sim, penso que este segundo instantaneo nos assusta, porque nada mais escapa aos olhos de todos.

    bjs

    ResponderExcluir
  51. @Silenciosamente ouvindo...: 

    Irene,

    ninguem sabe, mas precisamos pensar para melhorar o futuro.

    bjs

    ResponderExcluir
  52. Oi Sis querida


    Você escreve muito bem...
    Concordo que o mundo anda meio que de cabaça para baixo mesmo.
    É preciso tentar ter equilíbrio mesmo.

    Beijos
    Ani

    ResponderExcluir
  53. Tens razão depende de nós algumas atitudes e mudanças, mas hoje em dia parece que as pessoas estão desapercebidas.
    Que texto maravilhoso!!!
    Seu blog foi eleito como dum dos melhores de 2013 pelos seguidores do Café entre amigos.
    Parabéns pelas indicações, abaixo segue o link com os dados e o selo de reconhecimento.
    Parabéns seu blog é excelente.
    http://www.cafeentreamigos.com/2013/12/seguidores-do-cafe-entre-amigos-elegem.html

    ResponderExcluir
  54. OI Sissym lindo o seu texto e vou lá conhecer o blog da Eninha.
    Parabéns por estar na Xícara de Ouro do blog Café entre Amigos da Patrícia Galis.
    beijos
    Chris
    Inventando com a Mamãe

    ResponderExcluir
  55. Já li, reli, comentei e recomentei. Mas acrescento (espero que pela última vez... rsrsrs...):
    Gostei muito do texto que fizeste para a iniciativa.
    Porque não é um texto qualquer, é uma visão acertada da vida e com conselhos sábios. És mesmo sábia, pois muitas coisas que dizes, neste e em inúmeros posts que fizeste, são de muito saber.
    Sissym, minha amiga querida sábia, tem um bom domingo e uma boa semana.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  56. Passando para deixar meus votos de lindas FESTA com muita PAZ SAÚDE e HARMONIA.
    Que tudo corra bem e que o VERDADEIRO espírito de FIM DE ANO acompanhe seus passos...
    Grande ABRAÇO

    ResponderExcluir

  57. Querida, não poderia deixar de passar aqui, mesmo com um recadinho pronto. Estamos no período natalino, o Natal do Menino Jesus está próximo, anunciando as maravilhas da vida.
    Quero agradecer o carinho a me dedicado ao longo desse ano, sempre presente, me dando o prazer da sua visita.
    As grandes conquistas, não são alcançadas em um dia. A vida se conquista com amor, coragem e perseverança. Que o seu Natal seja repleto de paz, felicidade e alegria e que o Ano Novo seja repleto de esperança, amor e realizações: Paz... Amor... Saúde... Alegria e Prosperidade. Que a magia do Natal transforme essas palavras em muitas felicidades para você e lhe traga um ano novo próspero e feliz!
    FELIZ NATAL E UM ANO NOVO ABENÇOADO.
    Abraços da amiga Lourdes Duarte

    ResponderExcluir
  58. Amiga venho desejar-lhe um
    Feliz Natal e à sua Família.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  59. Minha querida

    Que neste Natal a magia da criança que fomos esteja presente nos nossos corações...que não seja apenas uma comemoração de um dia, mas que se prolonguem por todo o ano...unindo almas com o carinho de uma palavra...o calor de um abraço...a doçura de um sorriso.

    FELIZ NATAL junto de todos os que amas

    Um beijinho com carinho
    Sonhadora

    ResponderExcluir
  60. Passando pra desejar Feliz Natal e um ano pleno de felicidade ,
    abraços Sissym

    ResponderExcluir
  61. Sissym, desejo-lhe um Natal em comunhão com os seus. Que a felicidade seja pavimento na sua estrada no ano que inicia.

    ResponderExcluir
  62. @eder ribeiro: 

    Estimado Eder, obrigada.

    Felicidades a todos em 2014.

    ResponderExcluir

Recados: sissym.mascarenhas@hotmail.com
Obrigada