Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Você age no presente e constrói o futuro



Não abomine o seu passado. 

Você é o que é graças ao passado. 

Se nele houve erros, 

muitos dos seus acertos de agora 

são frutos da experiência que aqueles deixaram. 

Também as ações futuras decorrem das do presente. 

Passado, presente e futuro estão ligados. 

Busque estar em paz consigo mesmo 

e guarde na alma 

as experiências que lhe dão suporte. 

Mesmo que haja sofrido muito, 

que se envergonhe do que fez, 

veja lindo o seu futuro 

e como o que passou serve de apoio 

para as melhorias que espera obter. 

Tudo tem sentido. 

Graças ao passado, 

você age no presente e constrói o futuro. 


Lourival Lopes

Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails Related Posts with Thumbnails

48 comentários:

  1. A cada dia podemos colorir nossa página....Lindo! beijos,ótimo fds! chica

    ResponderExcluir
  2. Olá!Boa noite
    Sissym...sim
    ... não podemos julgar acontecimentos quando não temos a visão de um todo!
    Temos que aceitar isto para seguir em frente, acreditando sempre que nada acontece por simples acaso e sim para nos colocar novamente na sintonia da vida e onde existem leis que não compreendemos. Viver o dia de hoje, não como se não houvesse o amanhã e sim com o pensamento de que não sabemos se ele virá, mas sempre atentos ao fato de que o nosso amanhã será a herança do nosso hoje,que está sendo a somatória de nossos "ontens".
    Agradeço
    Belo final de semana
    Beijos

    ResponderExcluir

  3. Me lembrei de uma frase de Maria mercedes, "agir é a unica alternativa que nos leva à perfeição".

    Um belo dia para você, Sissym!

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Um bom final de semana!!!!

    verdade querida é pensando no passado que construímos nosso futuro para o bem, ver o erros e corrigir é bom gostei!!!

    Abraços com carinho
    Bjuss
    └──●► ¸.·*´¨) ¸.·*Rita!!

    ResponderExcluir
  5. O passado é muito importante. Dele tiramos lições que nos ajudam a viver o hoje. O que não se pode é permanecer nele, porque a vida caminha. Bjs.

    ResponderExcluir
  6. Uma bela msg!Se pensarmos na vida tudo pode ser aproveitado,mesmo nossos erros!Bjs e bom fim de semana,

    ResponderExcluir
  7. O passado tem a sua importância, mas é no presente que jogamos todo o nosso futuro.
    Gostei muito do teu poema, é magnífico.
    Sissym, tem um bom domingo.
    Beijo.

    PS: obrigado por teres dito que eu sou o poeta que mais gostas de ler. Essas palavras são um dos mais importantes incentivos do presente para eu tentar fazer, no futuro, outros poemas ainda melhores. Obrigado, minha querida e (e)terna amiga.

    ResponderExcluir
  8. Olá Sissym. Quantos blogs você tem? Haja energia, hein?
    Não nos deixarmos enterrar pelo passado é uma decisão tão sábia quanto difícil...
    Beijinho, um doce domingo
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
  9. Oi Sissym, é a Vi, tentando pintar melhor minha folha..kkkk
    Mas com o tempo aprendemos a ser mais leve, e mais prudentes.
    Beijos,Vi

    ResponderExcluir
  10. Oi querida


    Que o passado sirva somente de apoio e que o presente seja o tempo no qual todos os seus desejos se realizem...

    Beijos

    Ani

    ResponderExcluir
  11. Muito bom,me identifiquei, é isso mesmo, as coisas que nos atingiram no passado tem que ser para nos fortalecer e os nossos erros é para que aprendamos.

    ResponderExcluir
  12. Querida amiga

    Quando a alma tem fome de beleza,
    chegar aqui,
    sentir as palavras e o seu perfume,
    é encontrar o doce alimento da
    alegria...
    Alimento que me renova as energias,
    quando muito já silenciou pelos caminhos...

    A amizade é o alimento da esperança.

    ResponderExcluir
  13. Oi,Sissym!Foi graças ao nosso passado que chegamos onde estamos então apesar de tudo temos que ter orgulho dele e agradecer a cada novo dia que Deus nos concede e tentar ser melhor a cada dia.
    Beijosss

    ResponderExcluir
  14. @Felisberto Junior: 

    Feliz, a mensagem deste artigo de LP é bem o que eu fiz com minha vida. Fiz uma escolha por acreditar no futuro (melhor).

    Bjs

    ResponderExcluir
  15. @Rita: 

    Rita,

    tem pessoas que querem esquecer. Impossivel, ainda mais, por pior que tenha sido, aprendemos mesmo que chorando.

    bjs

    ResponderExcluir
  16. @Anne Lieri: 


    Anne, e não ter medo de enfrentar os desafios.

    bjs

    ResponderExcluir
  17. @Nilson Barcelli: 

    Maravilhoso poeta!

    Repito mesmo: tem algo no que vc escreve que me fascina.

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. @Berço do Mundo: 

    Eu tenho 2 braços. Estes são visíveis. E infelizmente tenho 24 horas que estou negociando com o Poderoso mais 6. Tá complicado administrar tanta coisa! hahahah

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. @Pepa: 

    Vi... hahahah... quer ajuda para esta pintura?! eu te empurro! hahahah.

    bjs

    ResponderExcluir
  20. @Ani Braga: 

    Ani, é o alicerce de uma construção monumental: a vida.

    Bjs

    ResponderExcluir
  21. @July Gomes: 

    July, quando li seu comentario pelo smart fiquei sorrindo sozinha, puxa, que saudades. Obrigada por ter vindo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  22. @ALUISIO CAVALCANTE JR: 

    Aluisio,

    entao, quando precisar, pode contar, sempre vou ter palavras otimas para voce.

    Beijos

    ResponderExcluir
  23. @Flor de Lótus: 

    Flor! Deus nos concede a oportunidade de escrever novas paginas da vida.

    Bjs

    ResponderExcluir
  24. Oi,Sissym!Minha próxima viagem com certeza deve ser pro rio quero ir nas férias,provavelmente em março dai qdo chegar mais perto eu te aviso pra nos encontrarmos.Beijocas

    ResponderExcluir
  25. OI SISSYM!
    ACHO QUE ESQUECER, NÃO É POSSÍVEL, MAS, SUBLIMAR O QUE FOI TRISTE, FAZ PARTE E OLHAR PARA A FRENTE SEMPRE É NECESSÁRIO...
    ABRÇS
    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  26. @Flor de Lótus: 

    Oba! O tempo voa, então, em breve, vamos nos ver.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  27. @Zilani Célia: 

    Muito bonito seus dizeres!
    Obrigada! :)

    Bom final de semana!

    ResponderExcluir
  28. Olá,querida Syssim!
    Como vai,amiga? Sei que ando sumida, mas tenho andado tão enrolada ultimamente... Mas primeiro de tudo, quero te agradecer pelos teus comentários sempre tão gentis lá nos meus bloguinhos...Você sempre tão presente e querida! Muito obrigada pela tua companhia!E que bom que você conheceu hoje o meu novo cantinho virtual, "Um sonho de natureza"! Fiz este bloguinho para que ele fosse uma espécie de "complemento" do outro,só que de um modo mais despretensioso e frugal...Mas como tenho tido pouco tempo disponível para o computador,nem sempre posso atualizá-lo...Uma pena,porque adoro "blogar" e falar de natureza!!! Mas sabe Syssim,com o aumento do uso do "facebook", vejo que muita gente anda mais ausente dos blogs em geral...Eu mesma também participo do "Face",embora ele não seja um meio de comunicação que me atraia muito,pois acho que a rapidez dele leva à pouca profundidade de muitos assuntos e tenta nos "viciar" neste mundo tão frágil de relacionamentos... Coisas desse estranho mundo virtual! Mas retornando ao assunto, eu também ainda não conhecia este teu blog e achei ele muito bom e interessante,amiga! E concordo com o texto,pois o "passado", seja ele qual for,sempre vai estar mais "vivo" do que pensamos no nosso "presente", e realmente são as lições do passado que muitas vezes são vitais para um futuro melhor...Acho que estar em paz com o passado, é poder olhar com tranquilidade pela janela do nosso futuro...Adorei o texto!
    Meu beijo grande e carinhoso,e um lindo fim de semana pra ti!!!
    Teresa
    (do blog "Se essa lua fosse minha")

    ResponderExcluir
  29. Muito sábio este seu texto.
    Concordo totalmente com ele.
    Desejo que esteja bem.
    Bj.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  30. @msgteresa: 

    Teresa!

    Tenho usado mais o FB para falar com os amigos, me distraio bastante... preciso! Estranho mundo que vivemos mesmo!

    Adorei sua visita, seu comentario e simpatia!

    Bjs

    ResponderExcluir
  31. Temos todas as cores à nossa disposição...pena que alguns escolhem apenas uma das cores, e criticam aqueles que escolheram diferentemente...a beleza da vida está nesta diversidade de escolhas, todos os dias.
    Um grande abraço!

    Bindi e Ghost

    ResponderExcluir
  32. Olá Sissym, imagine que com as voltas do ggogle mais fui ter ao facebook. "pede amizade"! E como resistir a um pedidos destes!?
    Ai o passado! cortar com ele ou é com ele e nele que re(construimos) o presente/futuro?
    ...mas não nos deixarmos aprisionar
    na rede da culpa . Sim ao alicerce que nos dá
    Grande texto Sisssym
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  33. Passei para lhe desejar um bom
    domingo. Bj.
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  34. @manuela barroso: 

    Fiquei imensamente feliz quando a vi no FB com o pedido de amizade esperando por mim!

    Obrigada!
    Bjs

    ResponderExcluir
  35. Somos fruto do nosso passado e é bom quando olhamos para ele e são mais as saudades gostosas do que as mágoas de consciência. Erros todos cometemos, mas foi com eles que crescemos. Não voltar a cometê-los é um aprendizado constante. Cometemos outros de certeza, mas o futuro, se a vida nos conceder esse futuro dar-nos-á de certeza chance para os corrigirmos. Belo texto, amiga. Um beijinho e até sempre
    Emília

    ResponderExcluir
  36. @Emília Pinto e Hermínia Lopes: 

    Emília,

    Eu acredito nisso, nas experiencias que com elas aprendemos. Ou, aprimoramos.

    Bjs

    ResponderExcluir
  37. Your words are so true. My past shaped me into the person I am today, but holding on to negative situations is not good for any of us.

    ResponderExcluir
  38. @Brandi: 

    I agree, cos thist is true! Thank you so much!

    Hugs

    ResponderExcluir
  39. Sem o passado não caminhamos. Buscamos esquecer erros, tentar apagar o mal que aflige. Só que esse passado é a cura para o sofrimento, pois sem ele, não estaríamos tentando ser algo melhor. Buscamos sempre ser o melhor de ontem, não é?

    Abraço Sissym

    ResponderExcluir
  40. @Srta: 

    Muita gente diz que quer apagar o passado (que a condena?!), mas é impossível. Um dia, aprendemos com os erros e valorizamos os ensinamentos do passado, mesmo que dolorosos.

    Bjs

    ResponderExcluir

Recados: sissym.mascarenhas@hotmail.com
Obrigada