Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

sábado, 15 de junho de 2013

A Grande Viagem e a Mala Pequena




Já que a vida é uma grande viagem, 
porque não passear por ela contemplando 
o que ela tem de melhor? 

Sim, porque tem gente que insiste em 
passear pelos lugares mais sombrios. 

Adora viver aquelas paixões que 
todo mundo vê que é pura encrenca, 
menos quem adora 
"carregar as malas dos outros nas costas". 

Por falar em mala, de preferência faça uma bem básica, 
apenas com aquilo que realmente é necessário. 

Muita gente se perde nessa aventura da vida 
por carregar malas enormes. 

Acreditam que precisam de muita coisa, 
e quando vão ver, estão cansadas, doentes... 

Ah! e é sempre bom lembrar, que apesar da Vida 
ser uma grande viagem, não estamos aqui a passeio. 
Não somos meros turistas. 

Cada um de nós trazemos um mapa, 
um roteiro que podemos seguir ou não. 

Temos o livre arbítrio para escolher a praia, 
o campo, a montanha ou a floresta. 

Mas não se esqueça: 
temos sempre que colher o fruto que plantamos. 

Essa é a verdadeira justiça. 

Pegue a sua mala, o seu destino e 
apronte-se para seguir viagem. 

A vida tem um trem sempre pontual 
que não apita na curva e não espera ninguém. 

Boa viagem! 

Paulo Roberto Gaefke

Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails Related Posts with Thumbnails

60 comentários:

  1. Saibamos seguir com nossa malinha sem muito peso, pela vida afora.,nessa linda viagem que é a vida! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Sabe que quero aprender a carregar menos malas nessa viagem ??
    algumas acabam fazendo a gente até perder o trem...

    Adorei o texto, e como vc está ??
    Mais animadinha ??
    Espia essa bagagem ai hein, joga fora os excessos, rsrs

    bjus 1000 linda

    ResponderExcluir
  3. Sissym, uma das grandes felicidades dentro do meu plano de viagem acho que foi conhecer essa figurinha adorável:
    - Você!

    Beijos

    Manoel

    ResponderExcluir
  4. Olá!Boa noite
    Sissym...sim
    Belo texto do P.Roberto
    De fato, a vida é uma viagem, Algumas curtas, outras longas e que precisamos estar atentos, que não é nada fácil, exige muito de nós. E, realmente, o maior desafio dessa viagem é viver cada momento como se fosse único.Quantas coisas carregamos em nossas malas que só ocupam espaço. Aproveito para exercitar a mala "vazia", pelo menos na ida... já que a volta só Deus sabe.
    Obrigado pelo carinho de sempre
    Bom domingo!Paz e luz!
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Vou deixando minhas bagagens pelo caminho. E o trem segue adiante.

    :)

    ResponderExcluir
  6. Bela escolha Sissym .

    Muitas vezes nossa mala está tão carregada que precisamos pagar pelo excesso de bagagem , não é mesmo ?
    Grande beijo e bom domingo , amiga .

    ResponderExcluir
  7. Oi Sissy! Não conhecia este texto, que legal! que bom que postou. Qdo. estávamos em Floripa eu disse ao Cesar: - estou ouvindo o apito do trem. É agora ou perderemos. Eu vou pra estação. Vamos? E foi assim que viemos de volta a conviver com um uma parte da família e os netinhos.Foi assim nas grandes mudanças/viagens de nossa vida. Às vezes não dá pra pegar o trem, mas então, não adianta ficar reclamando. O importante é procurar a melhor paisagem sempre, não é? E claro, colher os frutos, é a grande justiça. Que bom que pegamos o trem! Beijos, amiga, e um ótimo domingo!

    ResponderExcluir
  8. Uma excelente reflexão, Syssim. Apesar de não gostar de ver a vida como uma viagem (prefiro acreditar que seja como uma escola), a analogia do autor é bastante pertinente e serve para muitas pessoas repensarem suas condutas.

    Um grande beijo pra vc.

    ResponderExcluir
  9. @Vera Alvarenga: 

    Vera, vou... me espera, tenho certeza que me sentirei muito bem ao lado de voces.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. @✿ chica: 

    Chica,

    já tem tempo que minha mala é leve.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. @Pepa: 

    Muitos perdem, querida Pepa e Vi.

    Animada?! Ainda não...

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. @Felisberto Junior: 

    Feliz, este texto dele caiu muito bem para tudo que vivi e para o momento atual. É isso, escolhas! Saber quando se arrumar, estar pronto, ser leve, ser solto e não se atrasar porque a vida passa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. @Marisa Giglio: 

    Marisa, tem gente que não se importa com excessos, já reparou?!

    Beijos e boa semana.

    ResponderExcluir
  14. @Paty Michele: 

    A vida, Paty, é uma viagem e é uma escola. Ele usou de uma abstração perfeita para falar da realidade.

    Beijos

    ResponderExcluir

  15. Oi Sissym,

    Eu também penso e sinto, que a vida é uma viagem... e cada dia que passa, tenho procurado aprender, a carregar menos bagagem. Mas reconheço que, ainda falta jogar fora muita coisa, deste veículo que é o meu Ser.

    Bjs e semana abençoada.

    Maria Maciel

    ResponderExcluir
  16. Simone,

    Sim, as vivências é que aderem à alma.

    =)
    Marcos

    ResponderExcluir
  17. Oi Sissym!Perfeita essa analogia e precisamos mesmo saber viver com mais leveza pelo caminho!Vim agradecer sua visita em minha entrevista no blog da Patricia.Bjs e boa semana,

    ResponderExcluir
  18. Oi, Sissym! O que não dá é para ficar parado esperando na estação...o bom da vida é que podemos trocar de trem sempre que a rota não estiver mais trazendo surpresas e alegrias. Agora, carregar mala dos outros realmente não dá! Um abraço!

    ResponderExcluir
  19. @HORTÊNSIA BAZAR: 

    Hortensia,

    um caminho cheio de paragens, várias estações que representam viviencias.

    Bjs

    ResponderExcluir
  20. @Anne Lieri: 

    Anne, eu gosto muito da Patricia e seu blog é uma fofura.

    Bjs

    ResponderExcluir
  21. @Bia Hain: 

    Bia,

    As vezes paramos, especialmente quando cansados de lutar, esperar, fazer e nada acontecer.

    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Sissym gosto muito dos escritos do Paulo, faz tempo que estou tentando aproveitar a viagem e principalmente carregando uma mala mais leve....estou deixando coisas ruins que não me acrescentam nada para trás.

    ResponderExcluir
  23. Sissym, concordo com vc. A vida é uma viagem e sempre o cenário vai mudar. Pessoas sairão e entraráo na sua vida.
    Tá rolando sorteio super legal no blog. Participe!
    Big Beijos

    ResponderExcluir
  24. Um texto que merece reflexão. Essa nossa viagem é daquelas em que se parte sem saber o destino, mas desejando se encontre a felicidade. Mas carregamos tantas coisas inúteis!
    A cada momento, uma escolha. E elas definem ou não o bem estar de cada um. Bjs.

    ResponderExcluir
  25. @Patricia Galis: 

    Patricia,

    Eu tenho meus escritores preferidos, sendo ele um otimo pensador que transmite muitas verdades para refletirmos fazendo comparações.

    Bjs

    ResponderExcluir
  26. @Patricia Galis: 

    Patricia,

    Eu tenho meus escritores preferidos, sendo ele um otimo pensador que transmite muitas verdades para refletirmos fazendo comparações.

    Bjs

    ResponderExcluir
  27. @Lulu on the Sky: 

    Eu preciso ver o sorteio, Lulu, afff... é a 2a vez que me convida!
    Vai que ganho!

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. @MARILENE: 

    Marilene,

    Acho que fazemos da vida um pouco da bagunça de uma gaveta, jogamos tudo lá e de repente nada mais encontramos, precisamos organizar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  29. Oi! Vim te visitar,reler os seus textos e agradecer seu comentário em meu blog tb!bjs,

    ResponderExcluir
  30. Olá Sissym,
    Além de uma linda poesia, uma enorme reflexão numa mala tão pequena.
    E teimamos trazer, levar mais do que o que precisamos na sofreguidão de um futuro que não deixa viver o tempo que nos foi destinado.
    Obrigada por este momento
    Um beijinho grande, amiga

    ResponderExcluir
  31. Querida amiga

    Perfeito
    o texto.
    Entender que
    nossa viagem
    pode acabar
    a qualquer instante,
    nos faz desejar
    a vida em sua
    mais forte essência.

    Que haja sempre em teu coração,
    um motivo para sonhar a cada dia.

    ResponderExcluir
  32. Your words are so true, Life is a great trip! Although the road can be bumpy and your may get lost along the way, it's best to enjoy the journey.

    ResponderExcluir
  33. @manuela barroso: 

    Infelizmente, algumas pessoas carregam peso demais num espaço que não o suporta.

    Bjs

    ResponderExcluir
  34. @ALUISIO CAVALCANTE JR: 

    Sim, basta uma noticia repentina para acordarmos ou não.

    Bjs

    ResponderExcluir
  35. @Brandi: 

    Brandi, I feel happy always you can come to comment again.

    Kisses

    ResponderExcluir
  36. @Vera Alvarenga: 

    Vera, eu li este comentario no celular e pensei ter respondido! Como sempre, sorrio ao te ler. Algo leve, acolhedor, pensamentos parecidos... e me deixou feliz ao saber que esteve com sua familia, os netinhos, isso é bom!

    Bjs

    ResponderExcluir
  37. Oi Sissym!
    Acredito que nossa vida é uma viagem, e temos que prestar muita atenção para não perdermos o rumo e o gosto pela vida, carregando pesos desnecessários. É preciso deixar para trás tudo que nos faz desanimar, que tira nossa fé, nossa esperança, que faz o amor esfriar em nosso coração, lançar fora o medo e seguir a viagem prestando atenção em nosso maior desafio, creio, que é viver cada momento com muito amor, como precioso e único.

    Obrigada, amiga, pela linda mensagem de vida...uma ótima reflexão!

    Beijos, boa noite e um abençoado amanhecer!*.•°*”˜˜”*°•.ƸӜƷ

    ResponderExcluir
  38. Wow where you find these beautiful photograph's? from Harry

    ResponderExcluir
  39. Gostei das suas poesias, sempre com uma mensagem de esperança. Bjs

    ResponderExcluir
  40. Espero que no final dessa viagem, ser bem melhor e esta carregando somente paz eamor no coração...
    Te desejo um lindo final de semana amiga 100%.
    Beijinhos de luz.
    Lua

    ResponderExcluir
  41. Boa tarde amiga, eu vim agradecer o carinho de sua presença no meu cantinho!
    Tenha um lindo fim de semana coberto de muita paz e Amor
    Abraço amigo!
    Maria Alice

    ResponderExcluir
  42. @Sandra Stegues Silva: 

    Sandra,

    Cada dia que passa, não tenho duvidas sobre a passagem, a estação e a viagem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  43. @Dete: 

    Procuro transmitir o melhor para todos.

    Bjs

    ResponderExcluir
  44. @Lua Negra: 

    Uma bagagem leve, um sorriso no rosto... obrigada.

    ResponderExcluir
  45. @Maria Alice Cerqueira: 

    Alice,

    Gostaria de ir mais e mais vezes, mas ando com pouco tempo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  46. Oi, Sissym!

    Que belo e inspirador texto! Foi muito edificante para mim, já que tendo a ser mais pessimista e depressivo. E, no sentido literal, costumo viajar com malas imensas! Muito obrigado por compartilhar e parabéns pelo blog!

    Beijos e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  47. Palavras muito acertadas.
    Leitura obrigatória...
    Um beijo, minha querida amiga.

    ResponderExcluir
  48. @Nilson Barcelli: 

    Nilson, este texto é maravilhoso.

    Boa noite querido amigo!

    ResponderExcluir
  49. @Sergio Oyama Junior: 

    Sergio,

    Eu seguro a barra, não sou pessimista, ao contrario, mas a dureza da vida algumas vezes me deixa depressiva.

    As malas que carrego são leves, mas são grandes.

    Beijos

    ResponderExcluir
  50. Olá querida amiga, um texto muito
    certo. O trem segue em diante.
    Muito obrigada pelas suas visitas
    aos meus blogues.
    Desejo muito que esteja bem.
    Um beijinho
    Irene Alves

    ResponderExcluir
  51. @irene alves: 

    Irene, adoraria lhe ver mais e mais vezes, gosto muito de vc e do que faz.

    Bjs

    ResponderExcluir
  52. Penso que à minha volta nada muda, compete a nós
    todas as mudanças para cada dia sermos
    um pouco mais felizes.
    Lembre-se, Deixe marcas de amor por onde passar
    tenha certeza cedo ou tarde colherá os frutos
    daquilo , que semeou no longo da sua vida.
    Dê amor , carinho, seja fiel às suas amizades
    Leve no coração o maior sentimento ,
    Aquele que tem o poder de mover o mundo.
    A fé e a esperança de um mundo de amor e paz.
    Mesmo que por vezes me sinta mais velho,
    esse é o momento de praticar aquilo , que
    Deus traçou para cada um de nós.
    Na postagem deixei uma lembrança para você.
    Beijos ! Deus está contigo e comigo
    Evanir..
    Com um dia de atraso , mais não poderia passar em branco
    essa data tão importante.
    Deixei um mimo na postagem fique a vontade para
    pegar.

    ResponderExcluir
  53. @Evanir: 

    Evanir, muita sapiencia no seu comentario. Aproveito para agradecer sua maravilhosa companhia, sua estima, esta amizade que temos e é tão preciosa.

    Beijos

    ResponderExcluir

Recados: sissym.mascarenhas@hotmail.com
Obrigada