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quarta-feira, 21 de março de 2012

Burocracia ou burrocracia?!



Ontem me foi delegada uma tarefa:  dar baixa de um título recebido indevidamente. Isso deu muito trabalho! Tudo originado por conta de um boleto não recebido de um serviço não concretizado.

Depois de 2 meses, chegaram os documentos exigidos pelo tabelionato.

De posse:

1) tive que ir num cartório pré-determinado nesta Cidade para reconhecer a legitimidade da assinatura do escrevente do cartório da cidade "x" - de outro Estado deste Brasil;

2) de posse disso, era necessário obter uma cópia do documento em questão;

3) a seguir, fui até o tal tabelionato para pedir o cancelamento do título;

4) daqui 2 dias uteis, com horário pré-estabelecido para tal serviço, precisarei voltar para pegar um documento e levá-lo até outro cartório, felizmente no andar de cima deste tabelionato, pagarei mais taxas, e, enfim, dar-se-á a baixa do título.

Enquanto estava na fila, eu fiquei pensando como a empresa X era estúpida: se tivesse enviado um comunicado por email nada disso teria acontecido, nem mesmo onerado nenhuma parte.  Porque o que poderia ser gasto com aquela empresa, foi pago em dobro por conta do processo !

É inacreditável acreditar que foi necessário peregrinar (e pagar) por vários cartórios para dar solução a um problema!

Isto é Brasil.


Burocracia: pejor. Morosidade e exigências no desempenho dos serviços públicos.

Burro: adj. estupidez


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30 comentários:

  1. Tudo lento demais...Dá um desânimo amiga.

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  2. @♥ Vanda ♥: Eu senti desanimo quando pensei: fim de linha! E não era, ainda vou ter que ir a mais um cartorio. Isso é terrivel.

    Bjs

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  3. Olá minha querida amiga Sissym, boa noite!!!
    Minha amiga, conheço muito bem esses tipo de burrocracia, com dois erres acho que fica perfeito... Na minha profissão lidamos com isso o tempo todo, um verdadeiro absurdo... Aqui no Brasil funciona o ditado contrário... "pra que facilitar se podemos complicar" e tudo acaba tornando-se dificílimo e demorado...
    Que você consiga resolver o problema apenas com mais essa visita ao cartório...
    Tenha uma linda e abençoada noite e um dia maravilhoso!!!
    Beijos e muita paz!!!

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  4. Já passei por várias situações assim, dá vontade de jogar tudo para cima e desistir!
    Não sei por que as pessoas complicam tanto essas coisas simples...
    Abç

    adraftbox.blogspot.com

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  5. Oi, Sissym!

    Fiquei imaginando sua maratona, e sua indignação. A burocracia emperra mesmo todo e qualquer processo, é um entrave.

    Beijos
    Socorro Melo

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  6. Oi, Sissym, esses dias um amigo me contou que passou por uma situação similiar. Absurdos os caminhos da burocracia desnecessária! Suponho que a empresa x deva ter perdido uma cliente! Um abraço!

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  7. @Luis Eduardo Pirollo: Eduardo, eu tambem uso tal ditado, perfeito para muitos casos.

    Normalmente o descascador de pepinos da Empresa que faz isso, mas ele está viajando! Sobrou para mim! rsss

    Bjs

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  8. @Jason S. Krueguer: Jason, gera dinheiro... o pior é a simpatia de alguns atendentes...

    Beijos

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  9. @Socorro Melo: Socorro, as pessoas acabam perdendo muito tempo para assuntos que poderiam ser tratados de maneira mas simples.

    Bjs

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  10. @Bia Hain: Sim, perdeu mesmo e se olhar para frente, para o futuro, vai se arrepender por nao ter um pouco mais de delicadeza no trato.

    Beijos

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  11. Olá Sissy,

    Realmente no Brasil tudo é complicado e demorado, estamos enfrentando um problema com fornecedor (que nada tem a ver conosco) e cabe a nós provar o erro que não é (de jeito nenhum) nosso.

    E já vão dois meses nesta lenga-lenga...

    Abraço

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  12. @Geraldo: Geraldo,

    A nossa empresa tambem se viu envolvida por outra que não nos prestou nenhum serviço, apenas solicitamos cotação. Ela enviou um boleto como se quisessemos algum produto e sequer nos comunicou. Não foi dificil falar com eles para resolver, complicado foi a burocracia que exite por tras quando se quer dar baixa de algum documento. Eles tiveram boa vontade em cooperar, só que os tramites "legais" favorecem quem não nos interessa.

    Bjs

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  13. As vezes o que seria simples a burocracia torna insuportável.É claro para os outros porque para eles são só ganhos e mais ganhos.

    Sabe amiga amo o Brasil, e é claro meu Rio de Janeiro, mais cada vez mais fico decepcionada com as excessivas taxa e dificuldades que os governos nos coloca.

    Tenha um lindo e abençoado final de semana.
    Beijos de cristais.
    Lua.

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  14. @Lua Negra: Lua,

    Hoje voltei lá no cartorio que me deu uma carta que era para dar entrada em outro cartorio, pagar mais uma taxa e finalmente, na terça-feira, vai estar resolvido. Ou seja, cada cartorio ganha.

    É muito cansativo. Mas agora foi resolvido.

    Beijos

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  15. Sissym,

    essa é a tal BuRRocracia.
    Falta de conscientização e de "não estar nem aí" com os transtornos que podem causar. Além da falta da inovação, utilização da web para tais comunicados. Talvez, por problemas de segurança, que sempre nos precavemos tenham dado tanto trabalho. Ao que parece, o assunto não exigia segurança ou sigilo e poderiam, ao menos, ter tentado.
    Há anos atrás, ouvia-se falar em desburocratização, mas continua na mesma.
    Ainda bem que, apesar dos contratempos, tudo se resolveu.
    Creio que é assunto que merece sugestão ou feed-back a esse órgão.

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  16. Oi,Si!complicado mesmo por essas e por outras q o país não vai pra frente.
    beijos

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  17. A burocracia existe para engordar os bolsos de quem interessa, afinal, quanto mais papeis, mais falcatrua... E, assim, caminha esse Brasil tropical, lindo por natureza...
    Sorte, minha amiga! Logo você resolverá essa situação!
    Beijos,
    Yolanda

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  18. Sabe como chama-se isso? Clientelismo!

    Você, para resolver um problema, deve ser cliente compulsório de vários serviços desnecessários. Os serviços de necessidades básica estão às moscas, administrados por pessoal de má-fé, executados em sua maioria por indivíduos incompetentes e preguiçosos, na malemolência de um país tropical onde tudo pode, onde tudo quanto é erva daninha que se plante, vinga!

    Isso é Brasil, onde todas as chances de sucesso são mascaradas e vendidas de forma abusiva e malévola e onde a corrupção começa na compra e venda de vales-transporte pelas ruas. Corrupção no Brasil é tradição desde o berço, das esquinas das ruas às rampas do Planalto!

    Lamentável!

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  19. Por desgracia el exceso y la lentitud de la burocracia nos impide en muchas ocasiones emprender muchas más acciones y actividades que nos gustarian hacer, pero la dichosa burrrrocracia (jejeje) es la culpable siempre. Un beso y que tengas una buena semana querida Sissy,

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  20. Nossa, Sissym... Como entendo essa sua situação... Esse ano eu entrei com vontade de processar o mundo de tanta raiva que já passei só nesse pedaço de ano. Provavelmente a pior parte é saber que as coisas continuarão como estão, parece que ninguém está preocupado em resolver essa situação. Enquanto isso nós vamos tentando viver a vida sem nos meter em problemas para não precisar passar por essas situações com tanta frequência. Abraços

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  21. @Leh: Olá Leh, embora muitos cidadãos e a mídia estejam de olho, denunciando tudo que está errado, até este país destravar vai levar muito anos.... até lá...

    Beijos

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  22. @Flor de Lótus: Florzinha, sempre encontramos esqueminhas que contribuem para o caixa deles.

    Beijos

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  23. @Yolanda Hollaender: Yolanda, eu fico pensando o que os cartorio fazem com tantos papeis DUPLICADOS ainda por cima.... com certeza, depois de receberem, guardam por uns 2 anos e tchau!

    bjs

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  24. @Ebrael Shaddai: Eta homem! Eu tava bebendo agua quando li sua primeira frase e quase engasguei! "cliente compulsorio de varios serviços desnecessarios". Olha só isso já é tudo. Infelizmente, eu vejo por mim, cliente compulsoria dos cartorios da justiça que a unica coisa que nao faz é... justiça! Todos ganham, menos eu, porque sou minoria.

    Beijos

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  25. @Viiii: Viiii, uma coisa interessante é que o Juizado Especial funciona bem e realmente é rapido. Eu usei certa vez e aprovei a agilidade, agil comparado a justiça praticada nos forums. Algo que tenho por habito de recorrer, um serviço nota 10, é a assistencia da Defesa do Consumidor. Antes que eu arranque os cabelos, eu procuro por eles, normalmente o retorno é positivo. Algo acontece a favor.

    beijos

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  26. @Nieves: Querida Nieves,
    ¿Cómo funcionan las cosas en España? Voces, los ciudadanos se sienten perjudicados por los resultados de retardo en legal?

    besos

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  27. Com certeza burrocrácia...beijos de bom dia pra ti amiga.

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  28. @Everson Russo: Estou aliviada hoje, finalmente terminou esta novela pelos cartorios!

    Bjs

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  29. Nossa! Cansei só em te ler Sissym, que trabalhão.

    Burocracia gera perdas e custos para todos e, sermos submetidos aos ganhos astronômicos dos cartórios é um absurdo.

    Beijos

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  30. @Van: Felizmente... hoje chegou ao fim o calvario! Viva!!!!

    beijos

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Obrigada