Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

sábado, 27 de agosto de 2011

Quem reduz os problemas aumenta a paz



Não olhe os problemas com lente de amento.

Use para eles uma lente de redução.

Quem tem medo facilmente trata os problemas com exagero.

Quem procura enfrentá-los sabe que não são o que aparentam

e pode vê-los com lentes que lhes diminuam a intensidade.

Use a lente de aumento para outro fim, o da sua felicidade.

Faça de um pequeno ponto, de uma simples observação

um motivo de alegria e de um pequeno favor que

recebe um grande contentamento.

Quem reduz os problemas aumenta a paz.



Lourival Lopes

Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails Related Posts with Thumbnails

32 comentários:

  1. Hei, Sissy! Pelo que vi, hoje você está decidida mesmo a diminuir os problemas! Faz bem, esta lente é a que eu usava antes, a "lente azul" como eu a chamava, e tudo era mesmo muito melhor.
    Beijos.
    Vera.

    ResponderExcluir
  2. Seria muito simples a conta se o Mundo evoluísse mais rápido com a Paz do que com as comoções. Para polarizar a sociedade e separar o joio do rigo, há que se causar rupturas, não há outro jeito...infelizmente!

    Bj e boa noite!

    ResponderExcluir
  3. Carla Gisele (wwwgiseleloira.blogspot.com)
    comentou 2 horas atrás
    Boa noite Sis, não sei se eu gostei mai do video ou do texto, esta de parabens, é um belo post.
    Bj e bom findi

    ResponderExcluir
  4. @ebraelshaddai: Ebrael, embora sejam doloridas, as rupturas colaboram com o desenvolvimento de pessoas e de naçoes.

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. @Vera Alvarenga ...: Vera, falando sobre compaixão, tão necessária senti-la, tenho algo especial, de Fernando Pessoa:

    A única atitude intelectual digna de uma criatura superior é a de uma calma e fria compaixão por tudo quanto não é ele próprio. Não que essa atitude tenha o mínimo cunho de justa e verdadeira; mas é tão invejável que é preciso tê-la.


    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Ei Sissym,

    Tem uma passagem bíblica onde diz que se seus olhos forem bons todo teu corpo terá luz, portanto tudo depende da forma como vemos, o pensamento trabalha de acordo com nossa visão, ver de uma forma positiva e vitoriosa depende de nós,os problemas jamais serão maiores que a nossa vontade de vencê los..

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. O texto é realmente motivador, agora, aplica-lo no dia a dia, é que é a grande dificuldade, pq tem horas que agente teima em enxergar um gigante aonde não existe.

    Grande abraço Sissym

    ResponderExcluir
  8. Oi Sys!

    Texto verdadeiríssimo. Quanto mais olharmos para os problemas e para o tamanho deles, mais desesperados nós ficamos. A paz consiste em exercitarmos isso dentro de nós. Você decide ficar em paz, logo você fica. O mesmo acontece com os nossos problemas, a lente que usamos pode diminuir ou aumentar eles.
    Lindo vídeo, traz uma tranquilidade tão gostosa!

    Bjs

    ResponderExcluir
  9. Querida amiga Sissym!
    Que linda mensagem que traduz bem a tua forma de ser, pois sempre que te vemos usamos a lente de aumento para tuas qualidades variadas e ricas!
    Linda formula que apresentas ara a paz!!!!!!!!!!!!
    Lindo! Lindo!
    Obrigada pela reflexão querida amiga!
    Beijos no coração!

    ResponderExcluir
  10. Belo texto do Lourival.
    minimizando as queixas, deixamos de nutrir as dores e cedemos espaço para as boas energias.
    Bjos Sissym

    ResponderExcluir
  11. Sissy, I can not believe it jejjeje! I just was yesterday listening and looking for songs by Sarah McLachlan, I knew her music a couple years ago and suddenly I thought of her and I wanted to remember about his songs and I love this one: Ordinary people! It is so sweet and relaxing and nice. Well, we have the same musical taste jejejeje!

    Y respecto a tus palabras de hoy, no estoy segura de que reduciendo los problemas aumentas la paz, podria ser también justo al contrario: si tienes mayor paz interior quitaras importancia a los problemas y los podras reducir minimizando sus efectos.

    Un beso y que tengas un buen comienzo de semana,

    ResponderExcluir
  12. Olá minha querida amiga Sissym!!!
    Bela mensagem minha amiga, adorei!!!
    Concordo minha amiga, temos que valorizar menos os problemas e valorizar mais os momentos de felicidade, muitos fazem o contrário e ai, adeus paz!!!
    Parabéns pela excelente postagem!!!
    Tenha uma noite maravilhosa e abençoada!!!
    Beijos e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  13. @Cecilia sfalsin: Cecilia, puxa, que bonito o seu comentario!

    Quando eu passei a ver diferente, eu comecei a mudar minha vida e isso fez toda a diferença. Ou seja, faz muito sentido o que voce disse.

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. @Isa Oliveira: Isa, parece - normal para todos - que os problemas são complicados, dificies de serem superados. Ainda aumentamos o receio caso estejamos deprimidos, então tudo parece não ter solução. É só quando respiramos fundo que conseguimos começar a buscar soluções.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. @Marcos Mariano: Tem dias que parece que acordamos com o pe esquerdo, quando é assim, talvez o melhor é deixar para mais tarde ou depois, do contrario veremos a impossibilidade de superação.

    Bjs

    ResponderExcluir
  16. @Flora Pires: Flora, eu tenho mesmo procurado ver tudo de maneira mais positiva.
    Eu tenho metas e para isso estou usando de estrategias, justamente assim, diminuindo o que é ruim e vendo com bons olhos os melhores resultados. Não é facil, não mesmo, nem sei como explicar os caminhos, talvez os textos colaborem, a resposta fica dentro de cada um de nós.

    beijos

    ResponderExcluir
  17. @Dú Pirollo: Luis,

    Outro dia eu li num blog de uma jovem estrangeira os problemas que ela tem enfrentado no país dela sobre trabalho, estudo e futuro. Ela estava meio deprimida. E notei outros comentarios semelhantes, as pessoas desabafavam.

    Ou seja, está muito dificil para todos, em todo o mundo, superarem questões delicadas quando nem sempre depende só de cada um e sim das condições economicas de seu país e/ou cidade.

    Então, eu tentei motiva-la, porque é este o papel que algumas pessoas desempenham: motivar. E é isto que tenho feito, mas se estou fazendo isso, é porque um dia eu estava vendo todos os defeitos com lente de aumento e precisei um tempo para mudar.

    Bjs

    ResponderExcluir
  18. @Nieves R: Dear friend, I love listening to Sarah McLachlan when I do
    usually hear many another more.

    You made ​​a very interesting comment, indeed, if we feel more peace we are able to lessen the negative effects that are harmful to us live better.

    You are so clever!

    ResponderExcluir
  19. @Marcela: Marcela, para estarmos envolvidos com boas energias, captamos tanto de fora, no ambiente que estamos, como de nossas proprias vontades.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. Vou começar a fazer isso com os meus problemas. Tenho esse costume de olhar os meus problemas com lentes de aumento e nunca resolvo nada com facilidade. Bjos minha querida!

    ResponderExcluir
  21. @Muñoz.: Munoz, é comum, até os que se sentem mais seguros tambem vacilam, dependendo das circunstancias. O melhor é ter consciencia que está exagerando e mudar o foco.

    beijos

    ResponderExcluir
  22. Saudações!
    Amiga SISSYM:
    Maravilhosa a sua mensagem.
    Com certeza devemos envidar esforços e seguir por esse caminho. Se bem que é um pouco difícil, mas ao final, valerá a pena.
    Parabéns por maus um excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  23. Olá, Sissym!

    Problemas devem ser encarados como desafios, e com eles aprendermos a usar a nossa força de superação, só isso. O nosso foco deve ser mesmo a felicidade.
    Belas palavras!

    Um abração
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  24. @Socorro Melo: Socorro, quanto temp, bom lhe ver! Eu estava hoje mesmo conversando com uma pessoa sobre isso, que precisamos sempre pensar em como se equilibrar, porque estando bem consigo mesmo é possivel estar com os demais.

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. @LISON COSTA: Lison, amigo, realmente pode ser dificil, mas precisamos sempre tentar.

    beijos

    ResponderExcluir
  26. Oi Sissy, minha querida!
    Grande e sábio Lourival! E você escolhe com perfeição os textos e mensagens!
    Para ser bem honesta, não gosto de ficar perto de pessoas que aumentam problemas e potencializam desgraças. Acho que os problemas fazem parte do desafio, pois sem eles não exercitaríamos nossa criatividade e viveríamos no comodismo. Algumas pessoas acham que só elas sofrem, só elas são penalizadas e vítimas. Ao invés de mostrarem força, se escondem atrás dos problemas. Por isso adoro ficar perto de pessoas que sempre encontram uma palavra de ânimo... São como lanternas no meio da escuridão!
    Grande beijo, amiga, e perdoe a minha ausência... ando arrumando a casa! rsrs
    Jackie

    ResponderExcluir
  27. @Jackie Freitas: Jackie, primeiro, acho que reclamar é um vicio, assim como fumar, beber... e muitos de nós já estivemos viciados em reclamar.

    Voce disse algo qeu me fez lembrar, um dos motivos que me ajudou a levantar a moral, meio tragico mas verdadeiro, que eu não era e não sou a unica a passar por provações. Quando nos damos conta que a vida é uma escola com tarefas amenas e outras árduas, aprendemos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. Belas palavras de incentivo, e bem bacana o material do blog, achei meio que sem querer , mas gostei e já add no bookmark, retornarei com frequencia!!
    Sucesso

    ResponderExcluir
  29. @Advogado Trabalhista: 

    Olá, aqui eu coloco poesias de minha autoria, textos criticos e muitos outros motivadores.

    Beijos

    ResponderExcluir
  30. Saber enxergar a vida com alente do discernimento. Assim não superlativamos coisas pequenas e descobrimos o caminho da paz.

    Um abração.

    ResponderExcluir
  31. @Antonio Pereira (Apon): Antonio, voce tem razão no que diz. Isso mesmo.

    bjs

    ResponderExcluir
  32. you've got a really outstanding weblog here! want to earn some invite posts on my weblog?


    coltare living

    ResponderExcluir

Recados: sissym.mascarenhas@hotmail.com
Obrigada