Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

terça-feira, 19 de julho de 2011

Quando os amigos partem ....

"A hora do encontro é também despedida
a plataforma desta estação, é a vida."

Milton Nascimento e Fernando Brant



Eu e Karla, encontro da C11 em 10.02.2010.



Uma vez, quando meu pai tinha uns 70 anos, ele ficou um pouco pensativo e triste. O meu tio, irmão mais velho, havia falecido. Eu pensei que era isso, mas ele expressou:

- Todos já estão partindo...

Ele não precisou falar muito a respeito. Amigos, parentes, um a um, já idosos, estavam mudando de casa, da terrena para a espiritual. Então eu fiquei pensando que um dia eu me sentiria o mesmo pesar. Começando pelo meu próprio pai. Nunca esqueci disso.

Na verdade, naquela época, eu já havia perdido alguns poucos amigos, de acidentes fatais.

Hoje, estava no MSN falando com meu querido amigo Cesar, quando percebi uma frase no perfil. Palavras de despedida para Emiliano e Karla. Eu perguntei se foi um acidente para ambos morrerem. Não. Parece um filme real de Romeu e Julieta, ainda não muito entendido, porém possível quando se fala de amor. O que pude ler nas manchetes dos jornais foi o seguinte:

"De acordo com amigos, há suspeita de que, ao ver o marido morto, ela entrou em choque e sofreu uma miocardiopatia (espécie de ataque cardíaco causado por forte emoção). Há também a suposição contrária: de que Emiliano é que teria tido um enfarte fulminante ao perceber que a esposa passava mal. "

O fato que ela, a Karla, se foi... e assim vamos indo... cada um com seu dia, seu tempo, seus motivos. É o chamado. Inevitável.

Eu tenho ótima recordações de você, minha doce amiga Karla Hansen. Que Deus os abençoe.



Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails Related Posts with Thumbnails

26 comentários:

  1. Boa noite, minha querida amiga Sissym!!!
    Dói, dói, dói, dói... e depois de um tempo... continua doendo... é muito triste...
    Beijos e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  2. A perda e inevitável,por mais que tenhamos vivido experiencias ela sempre traz dor e saudades...linda homenagem amiga..bjs

    ResponderExcluir
  3. Sissym, que triste a noticia,na vida para mim a perda de pessoas amigas ou parentes sempre doí muito, não é fácil mas temos que seguir.
    Sinto muito.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Que lindo...Melhor silenciar.
    Feliz dia do amigo(20 de julho)
    Para comemorar a data e agradecer seuarinho ao seguir meu blog, receba esse texto do poeta Vinícius de Moraes
    Procura-se um Amigo

    Não precisa ser homem, basta ser humano, basta ter sentimento, basta ter coração. Precisa saber falar e calar, sobretudo saber ouvir. Tem que gostar de poesia, de madrugada, de pássaro, de sol, da lua, do canto dos ventos e das canções da brisa. Deve ter amor, um grande amor por alguém, ou então sentir falta de não ter esse amor. Deve amar o próximo e respeitar a dor que os passantes levam consigo. Deve guardar segredo sem se sacrificar.

    Não é preciso que seja de primeira mão, nem é imprescindível que seja de segunda mão. Pode já ter sido enganado, pois todos os amigos são enganados. Não é preciso que seja puro, nem que seja de todo impuro, mas não deve ser vulgar. Deve ter um ideal e medo de perdê-lo e, no caso de assim não ser, deve sentir o grande vácuo que isso deixa. Tem que ter ressonâncias humanas, seu principal objetivo deve ser o de amigo. Deve sentir pena das pessoas tristes e compreender o imenso vazio dos solitários. Deve gostar de crianças e lastimar as que não puderam nascer.

    Procura-se um amigo para gostar dos mesmos gostos, que se comova, quando chamado de amigo. Que saiba conversar de coisas simples, de orvalhos, de grande chuvas e das recordações de infância. Precisa-se de um amigo para não se enlouquecer, para contar o que se viu de belo e triste durante o dia, dos anseios e das realizações, dos sonhos e da realidade. Deve gostar de ruas desertas, de poças de água e de caminhos molhados, de beira de estrada, de mato depois da chuva, de se deitar no capim.

    Precisa-se de um amigo que diga que vale a pena viver, não porque a vida é bela, mas porque já se tem um amigo. Precisa-se de um amigo para se parar de chorar. Para não se viver debruçado no passado em busca de memórias perdidas. Que nos bata nos ombros sorrindo ou chorando, mas que nos chame de amigo, para ter-se a consciência de que ainda se vive.

    Beijo na alma
    Saudações Poéticas!

    ResponderExcluir
  5. Que triste esse post. Não curto pensar nessas coisas, embora não adiante não pensar. Me fez lembrar a frase final daquela música de Simon and Garfunkel, Old Friends: "...Eu tenho uma fotografia. Preserve suas memórias, pois é tudo o que restou para você".

    ResponderExcluir
  6. @Dú Pirollo: Eduardo, eu chorei o que senti necessidade, infelizmente, a vida é esse enigma e não temos como modificar. Somente nossas atitudes.

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. @Cecilia sfalsin: Cecilia, precisei dar este adeus a ela... porque eu tinha a imagem dela muito viva dentro de mim. Beijos

    ResponderExcluir
  8. Kaoma Sorley (luandabela.blogspot.com)
    comentou 16 horas atrás
    Amiga Sissym.
    Nossa amiga que tristeza...Eu acho que é isso mesmo, amigos queridos deixam exemplos de força, luta, carinho, amor e fé é a melhor herança que se pode deixar e foi o que senti nesta sua homenagem a esta amiga qual partiu.
    Assim como conhecimento, experiência de vida sempre ficará saudades, muitas saudades por que os verdadeiros louro da vitória está dentro do coração, pois sei que as atitudes fazem a diferença, muito embora não apareçam nos jornais e nem na TV, mas você demonstrou com seu coração. Abraços ternos. Kaoma.

    ResponderExcluir
  9. @Fatima Zanin: Fatima, um dia partiremos, esta forma foi triste e ao mesmo tempo bonita, pensar que o amor seja tão grande. Ele existe.

    Beijos

    ResponderExcluir
  10. @blog. da Tereza Maria: Tereza, suas palavras doces acalentaram meu coração e secaram as lagrimas.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  11. @Eduardo Montanari: Edu, meu querido amigo, é triste, mas eu tenho a alegria de ter conhecido e convivido, mesmo que pouco, mas foi bom enquanto durou.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Que possamos aqui deixar orações a esses amigos que deixaram esta vida terrena...

    Essencial é lembrarmos que a nossa passagem por aqui é finita, e que em breve seremos chamados a partir...

    O nosso corpo físico assemelha-se a uma gaiola, e a nossa alma, a uma ave. Chega o dia em que a Mãe Amorosa abre a porta da gaiola e diz para a ave do espírito:

    “É chegada a tua hora, Voa...”

    (adaptação do pensamento de Bahá’u’lláh)

    Meus sentimentos,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  13. Deka Aquino (www.choramingosechorumelas.blogspot.com)
    comentou 7 minutos atrás
    Olá Sissym, sinto pela sua perda, mais como você disse é inevitável , todos iremos mudar de plano um dia, eu tenho certeza que sua amiga está bem e em paz, guarde os momentos preciosos vividos junto a ela, e quando bater a tristeza em seu coração lembre-se destes preciosos momentos, isto lhe trará conforto e a certeza que ela está bem, força sempre, bjs e flores. Deka

    ResponderExcluir
  14. @Yolanda Hollaender: Amiga, ao mesmo tempo que é tragico é belo, porque foi o amor que os uniu, até mesmo depois desta vida.

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oiii amiga!!!
    Meus sinceros sentimentos,é lamentável,mas quando Deus chama por nossos amigos com certeza ele está precisando deles ao seu lado,unidos por amor partiram juntos e juntos permanecerão,sua missão aqui nessa vida foi completada,talvez uma maior esteja a espera deles!!!
    Beijos amiga!!

    ResponderExcluir
  16. @mundo virtual: É o misterio da vida que desconhecemos e não temos poder.

    BEIJOS e obrigada.

    ResponderExcluir
  17. Olá querida Fadinha !!!

    A morte apesar de inevitável, sempre nos deixa tristes e reflexivos, pois não temos entendimento total para aceitá-la de forma branda e sem pesar e também , mesmo se tivermos, a saudade dos que se vão permanecerá em nossos corações e as lágrimas por este sentimento não podem ser contidas.
    Muito triste esta história, mas às vezes, quando um dos dois fica , acaba sofrendo tanto, que é uma morte em vida, então prefiro pensar que nenhum deles teve este sofrimento de continuar vivendo com a ausência do amor do outro.
    Acredito que estejam bem, num lugar mais bonito e menos complexo do que nós :)

    Um beijo

    ResponderExcluir
  18. @Samanta: Samanta, a minha amiga estava grávida, é uma historia e tanto.
    Aos pouquinhos vamos nos acostumando com a realidade.

    Beijos e obrigada pelas palavras.

    ResponderExcluir
  19. Saudações!
    Amiga SISSYM:
    Poxa. Eu fiquei muito triste. E muito mais triste como ocorreu o acidente. Partiram dois de uma só vez. É muito prá gente. Corta o coração. Que todos sejam recebidos no palácio celestial.
    De coração,
    LISON.

    ResponderExcluir
  20. @LISON COSTA: Lison, na verdade, partiram 03, pq ela estava gravida. Ao menos, Deus uniu para toda a vida, não importa qual é a morada.

    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Olá Fadinha

    Que triste ! Mas fazer o que é isso. Essas são situações inevitáveis,sempre existirão.
    Essas partidas não tem hora,dia,mês ou ano elas veem e não quer saber da dor de quem fica. É a lei natural,já nascemos com essa premissa de partir.

    Um Abraço

    ResponderExcluir
  22. Olá Sissym:

    Ao contrário do que algumas pessoas possam pensar, fazer amigos verdadeiros não é tão fácil.

    Pessoas que se preocupam compartilham e que fazem parte de nossa história, quando uma pessoa assim se vai, nem sempre dá para suportar.

    Não sei se é uma morte bonita, como dizem alguns romãnticos, mas é verdadeira, sentida, é vida.

    ABS

    ResponderExcluir
  23. @Fábio Siebra: Fabio, bom saber de voce, muito tempo que não nos falávamos.

    Aos poucos, vamos aprendendo a conviver com e sem.

    Beijos

    ResponderExcluir
  24. @icommercepage: Janio, concordo que fazer amizade não é facil. No primeiro momento, podemos achar uma pessoa o maximo, depois descobrir, pouco a pouco, se a personalidade combina com a nossa. Ou o contrario. Contudo, podemos ser cativados e quando mal percebemos, gostamos, amamos e nos importamos.

    Beijos

    ResponderExcluir
  25. Os mortos revivem em outro lugar, e outros vivos estão a morrer aqui mesmo! Romeu e Julieta fatais esse amigos! Ainda assim, partiram juntos...quantos de nós teremos esse paliativo?

    Bjs e fiquemos em Paz (na medida do possível)!

    ResponderExcluir

Recados: sissym.mascarenhas@hotmail.com
Obrigada