Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

domingo, 19 de dezembro de 2010

Fenix - Mulheres que Renascem

"A crença na ave lendária que renasce das próprias cinzas existiu em vários povos da antiguidade como gregos, egípcios e chineses. Em todas as mitologias o significado é preservado: a perpetuação, a ressurreição, a esperança que nunca têm fim."


Quando conheci a Jackie e seu fantástico blog: Fenix - Mulheres que Renascem, este título nunca mais me saiu da cabeça. Poucos meses atrás, achei fantástico, ela contou sua história, o motivo de se considerar uma mulher que renasceu e reergueu. Ela atribuiu à vitória, o amor: A Cura de um Vício. Eu aprecio os textos escritos por ela, sempre são inteligentíssimos e atuais. O que ela fez, ao se abrir, foi dizer que todos nós somos vulneráveis, precisamos ter consciência do que está acontecendo conosco e quando superamos, é importante que sejamos um exemplo para quem não acredita que a vitória pode ser alcançada. O amor é o melhor remédio para curar a alma, a estima e resgatar a vida. O amor não precisa ser necessariamente conjugal, porque muitas pessoas se doam em prol de outras. Existem pessoas virtuosas com disposição constante para praticarem o bem e evitarem o mal.

Neste mundo virtual eu fui fazendo novas amizades, algumas mulheres me procuram para confidencializar sobre suas vidas. Elas relatam o que viveram, sobreviveram, perderam, renunciaram e estão na luta para superarem suas dores. Elas são todas Fenix. Precisam ter muita coragem para respirar fundo e recomeçar do nada.

O ano está findando, as mulheres guerreiras deixaram suas pegadas nos caminhos da vida. Que Deus abençoe a todas, que traga a luz para suas vidas, a coragem para continuarem buscando seus direitos. Que vençam, realizem seus sonhos, resgatem a confiança em si.






Fenix - Mulheres que Renascem das Cinzas

São mulheres guerreiras de todas as cores
São mulheres capazes e sempre talentosas
São mulheres que não tem medo e rancores
São mulheres fortes, são sábias e cautelosas

Se eu renasço a cada manhã é por uma razão
É porque eu acredito que a minha vida é bela
Os meus sentimentos sinceros soam a paixão
De rascunhar minha história, sendo a parcela

De contribuição para que as nossas mulheres
Enfrentem com dignidade os seus obstáculos
Ergam suas cabeças, percebam reais valores
Donas de si, do que fazem e seus vernáculos


(por Sissym)

Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails Related Posts with Thumbnails

24 comentários:

  1. A D O R E I... com ctz, sou uma Fênix!

    ResponderExcluir
  2. Olá Sissy,

    Brilhante texto... para mostrar que sempre é tempo de renascer...

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Sissy my love,

    I have read Jackie's blog, and it is very intelligent and informative, as well as inspiring.
    I loved your poetry and choice of video! John Lennon was an activist for the rights of women. He was quoted as saying that this song was written for Yoko but it was for all women of the world,(many of his songs have a deeper meaning than what first meets the ears). He dared to say things that most men would be afraid to say in public.
    I know you will rise above the ashes a new woman, because you do it everyday!
    Love changes everything!
    A kiss in your heart and a good Monday to you!
    Craig

    ResponderExcluir
  4. Olá minha linda, querida, doce e guerreira Sissy!
    Pôxa!!! Estou aqui muito encantada com esse seu post! Não apenas porque fala de mim e do meu blog (obrigada, amiga!), mas por mostrar aqui, também, a valorosa mensagem otimista de podermos fazer de nossos caminhos, por mais longos e árduos que sejam, motivos de luta e superação!
    Engraçado que quando criei o Fênix - MULHERES que Renascem, estava falando de mim e tentando passar um pouco de forças para outras mulheres também! Com o passar do tempo me achei "injusta" por ter atribuído no título essa "condição" de renascimento apenas às mulheres, pois fui vendo que os HOMENS também renascem, superam e buscam formas de encontrarem outros e novos caminhos... Mas, o título já estava criado e passei a "falar" igualmente com todos...homens e mulheres! Nossa formação ou herança de valores, sei lá, nos dizem sempre que apenas mulheres (o dito sexo frágil) sofremos, quando na verdade o sofrimento não é privilégio de um ou outro sexo e, sim, uma conseqüência natural da própria vida! Talvez, o que diferencia-nos uns dos outros, nessas categorias: homens e mulheres, é que as mulheres se expõem com mais facilidade, demonstrando tanto os sentimentos, quanto a necessidade de encontrar respostas para a superação...
    Ao final deste ano, fazendo um grande balanço, vejo que falei (e você também fala bem) com os corações... Nos colocamos e mostramos como seres verdadeiramente humanos e nossas experiências, bem sucedidas ou não, nos aproximam de forma real aos demais. Como sempre digo, minha linda, temos uma ferramenta espetacular em nossas mãos! Ao transformarmos nossos blogues em pequenos "diários" pessoal, criamos um valioso canal de comunicação, uma ferramenta para ajudar a tantas almas carentes, solitárias, aflitas e guerreiras... Renascemos diariamente e , eu diria, que em cada novo esforço para respirar, estamos renascendo... Os caminhos são diferentes, longos, traiçoeiros...mas a "recompensa" está em seu trajeto, onde encontramos pessoas como você que nos colocam na condição plena de "HUMANOS"... E quando nos encontramos, também oferecemos e recebemos forças para fazermos dessa caminhada o melhor de todos os aprendizados! JUNTOS, superamos....JUNTOS nos descobrimos e JUNTOS nos fortalecemos... Talvez essa seja a maior de todas as lições: podemos fazer diferença com um pedaço de nossa história, mas, certamente, é com a soma de todas as histórias que enxergamos nossa "irmandade"! Deus nos deu a todos a sua bênção!
    Muito obrigada pelo carinho de suas palavras e desculpa o longo comentário (quase um post...rsrs), mas adorei a oportunidade de enviar aqui, essa minha mensagem!
    Grande beijo, Fênix guerreira! A tua luta e caminhada será sempre amparada por todos nós que estamos em seu caminho!
    Jackie

    ResponderExcluir
  5. Olá querida e doce Sissym !!

    Que belíssimo post, sem dúvidas nossa Diva Jackie é uma mulher que consegue nos inspirar e seu espaço nos leva a refletir sobre a Vida, enriquecendo ainda mais nosso mundo virtual !
    Linda a sua homenagem, e me senti incluída pois todas somos guerreiras que passamos pelos desafios renascendo a cada dia com o coração em frangalhos, mas sempre cheio de esperanças e forças para recomeçar !!
    Um super beijo no coração !!

    ResponderExcluir
  6. Especial com todas as letras. E a história da Jackie é de mexer com a gente! Força, determinação, garra. Tá tudo ali em uma só pessoa.

    Sou da teoria: tudo vale a pena, se a alma não é pequena!

    ResponderExcluir
  7. Querida Fadinha!
    Amiga e como se tem Fênix nesse mundo,todos os dias temos que superar algo que se põe em nossos caminhos!
    Aprendi,respire fundo,erga a cabeça,estufe o peito e vá, a vida espera os que mesmo na fraqueza de sua condição saiba superar a tudo que se opuser em seu caminho, e Deus segue de mãos dadas conosco,para quando acharmos que não conseguimos ele nos mostrar que tudo podemos quando confiamos em sua graça.
    Parabéns pela postagem Fadinha!
    Bjos em seu coração com cheirinho de jasmin!

    ResponderExcluir
  8. @Craig: Your feedback is always very bright and positive. I really appreciate the affection that always shows.

    ResponderExcluir
  9. @Geraldo: Toda manhã, junto com a luz do dia! Beijos

    ResponderExcluir
  10. Eloisa (arteinfantil-elartes.blogspot.com)
    comentou 14 horas atrás via dihitt

    Olá minha linda,que texto lindo.Realmente todas nós precisamos acreditar nisso.Também tenho minhas historias de renascimento.São momentos de superação que na hora achamos até que será difícil superá-lo,não é?
    Mas como vc mesma disse,somos guerreiras e vamos a luta.
    Beijos,um Feliz Natal pra vc e pode ter certeza que vc também é uma dessas mulheres.

    ResponderExcluir
  11. @Samanta: Algumas pessoas que escrevem, como vc, me inspiram muito a pensar, a reavaliar o que fiz, o que faço e o que devo fazer.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. @CLAUDIA: Eu acredito que exista um ombro magico e amigo, que anjos da guarda existam mesmo, pq nos momentos mais dificeis algo inexplicavel aconteceu!

    ResponderExcluir
  13. Glauco Marchezin (salveobule.blogspot.com)
    comentou 11 horas atrás via dihitt

    Amiga Sissym,
    Bom dia.
    Na minha modesta opinião, o "ser guerreira" é uma linda qualidade presente em todas as mulheres, que já vem quando nascem.
    Só que algumas tem de utiliza-la de forma mais acentuada do que outras.
    Seu texto demonstra esse espirito em você e na sua homenageada, e por isso, só posso parabeniza-la pela postagem.
    Abs.,

    Glauco

    ResponderExcluir
  14. Fatima Zanin (belani-rcontosecomentarios.blogspot.com)
    comentou 10 horas atrás via dihitt

    Que lindo texto amiga Sissym, reagir, renascer sempre nada será em vão.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  15. Renata Romano (webminafashion.blogspot.com)
    comentou 10 horas atrás no dihitt

    que lindo Sissym !
    WOW
    meu nome tb significa isso renascida .
    Nossa muito bom mesmo
    XOXO

    ResponderExcluir
  16. Gisela Barbosa (vastamente.blogspot.com)
    comentou 8 horas atrás no dihitt

    E viva as mulheres guerreiras, Sissym! Adorei o vídeo e o seu poema. E a Jackie merece a homenagem, porque os textos dela são mesmo muito bons. Bjs!

    ResponderExcluir
  17. Vera (eu Mulher) (mulhernaidademadura.blogspot.com)
    comentou 5 horas atrás via dihitt

    Sissym, adorei sua poesia e seu texto!
    Também gosto muito dos textos da Jackie!
    Quando há muitos anos fiz uma escultura, a Fênix (cada uma de nós tem seu período de renascimento) eu me sentia a própria. Minha escultura foi até premiada!! rs...... e a vida me premiou também, porque a cada vez que, a partir daí renasci novamente, me sentia muito viva e despojada apenas de algumas coisas que não eram essenciais.
    Quanto mais o tempo passa, e outras vezes caio e quase morro, ao renascer sinto que não sou necessariamente mais feliz, mas certamente meu olhar se afunila numa imagem que mostra ainda, que o mais importante é o amor ( e hoje eu o vejo com mais possibilidades)e isto me dá um pouco de tranquilidade.
    Querida Sissym, gostei muito do seu post, por ter lembrado que todas nós, a seu tempo, já vestimos as asas da Fênix e isto também é a valorização da humanidade, que temos em nós. Acredito que os homens são mais construtores e as mulheres são mais educadoras, elas levam seu aprendizado da vida para o seio da família, para seu homem e seus filhos também,assim, a partir daí, o exemplo da Fênix é algo que pode ser vivido por todo aquele que tem que enfrentar uma morte simbólica, e depois renasce.
    Beijos, Vera. (estou torcendo por você)
    (Ah...já começou a ler o meu livro? quando terminar me diz se gostou? rs.........

    ResponderExcluir
  18. @Jackie Freitas: Jackie, eu já havia lido seu comentario, demorei um pouco para responder, porque fui novamente consultar sobre a historia da Fenix.

    Achei bonito encontrar uma das suposições desta ave figurativa e mitologica que diz: "Há um paralelo da fénix com o Sol, que morre todos os dias no horizonte para renascer no dia seguinte, tornando-se o eterno símbolo da morte e do renascimento da natureza."

    Então, aí, estão todos que lutam diariamente para sobreviver, para prover, para zelar, para contarem suas historias. E estamos aqui fazendo isso. Cada dia, um ou outro vai falando um pouco sobre experiencias vividas, o que nos ajuda muito a medir nossos esforços e a queixarmos menos.

    Eu sei que existem maravilhosos homens que passam por provações e como figuras masculinas precisam manter-se firmes.

    Infelizmente ainda vivemos num país machista, porém estamos lutando por reconhecimento de nossos esforços e participação na sociedade.

    Muito obrigada, seus textos me fazem bem.

    ResponderExcluir
  19. Sissym,
    só hoje devido ao acumulo de trabalho, tive tempo de ler este teu texto sublime!
    Fenix, a ave que renasce das cinzas, e segunda a mitologia, cada vez que o faz se torna mais bela.
    Quarida renascer a acda manha para vida é um dom que Deus nos deu, lembre-se que não importa as dores pelo qual passamos; Deus em sua infinita sabedoria nunca nos dá um fardo que ele saiba que não aguentaremos, ou seja: tudo o que passamos Deus sabe que venceremos.
    Jackie é um exemplo sim a ser seguido, a força nasceu e se desenvolveu na alma desta mulher que aprendi a admirar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  20. SYSSI:
    Que lindo post! E a música, então? Woman...John Lennon - que saudades........
    Mas,amiga, de mulheres que renascem das próprias cinzas nós entendemos MUITO bem, não é mesmo??? As vezes a gente balança, mas não cai... Chega essa época aqui...vai dando a maior...D - já sabe , né... Mas vamos que vamos... Um grande e afetuoso abraço, minha amiga. Adoro você!

    ResponderExcluir
  21. @Kassya Mendonca: Hoje a dor me consome, sem saber se o pai de minha filha vai aprontar novamente no Natal... e saber que ela está doente, liga para mim chorando escondida e eu sou completamente impotente, sem poder fazer nada por ela...

    ResponderExcluir
  22. @Neusa Fiesta: Hoje a dor me consome, sem saber se o pai de minha filha vai aprontar novamente no Natal... e saber que ela está doente, liga para mim chorando escondida e eu sou completamente impotente, sem poder fazer nada por ela...

    ResponderExcluir
  23. Andaste por onde? Bom que voltaste! Desejo-te tbém um bom natal e que o ano vindouro venha cheio de energias positivas...
    Bjs* (Obg pelas visitas e comentários)

    ResponderExcluir
  24. @Franck: Franck, ando meio enferrujada, pq nao consigo mais dar conta de tantas viagens virtuais! kkkkkkk

    Beijos

    ResponderExcluir

Recados: sissym.mascarenhas@hotmail.com
Obrigada