Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

domingo, 14 de novembro de 2010

Silenciando o pensamento




Eu aprendi a silenciar o pensamento
aprecio isso, ausência total de ruído:
então eu ouvirei o silêncio da noite.
As estrelas piscam lá no firmamento
e convivem com o silencio distraído:
o sossego e o repouso da entrenoite.

As paixões ficam acesas no silêncio
envolvidas pelo mistério e segredo,
pois ele que prepara golpes mortais.
Atento então para o melhor auspício
que não me cegue do que é escondido
sapiência reter desejos sobrenaturais.

Longe da interrupção de uma musica
a pausa, o que ela poderá representar
num silencio absoluto tão melodioso.
Reescrever a composição filarmônica
desta mente que não deseja se anular
só resguardar-se no silêncio e calar-se.

(por Sissym)






O que me preocupa não é o grito dos maus.
É o silêncio dos bons.
Martin Luther King

Sem a música, a vida seria um erro.
Friedrich Nietzsche

Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails Related Posts with Thumbnails

34 comentários:

  1. Linda postagem, Sissym!

    O silêncio é necessário de vez em quando. Ele é o conselheiro da alma!

    Um beijão...

    ResponderExcluir
  2. @carlos roberto: Sim, para conter a impulsividade. Eu já fui muito assim, hoje nao sou mais. Obrigada!

    ResponderExcluir
  3. Olá Sissy,

    Sissy, o silêncio e eu não somos muito bom companheiros, faz lembrar o toque Il Silenzio (para honras militares funebres) e os Gritos do Silencio (Killing Fields) sobre o massacre do Cambojda. Talvez por estas recordações, o silencio só é buscado por mim nos momentos absolutos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Oii Sissym

    Amei a sua poesia, me identifiquei muito com ela, adoro esta sozinha e em silencio principalmente olhando as estrelas, é muito bom conversar comigo mesmo, precisamos desse tempo para adquirir um autoconhecimento.

    Bjs no coração

    ResponderExcluir
  5. @Geraldo: Hummmm voce foi alem e profundamente, entendo o que fala! Neste ponto de vista, vc tem razão. Beijos

    ResponderExcluir
  6. @Mari Costa: Eu nao sei se é o tempo e o amadurecimento que faz com que aprendamos a ver a simplicidade em momentos íntimos e unilaterais. Olhar as estrelas é uma sensação maravilhosa e causa bem estar.

    ResponderExcluir
  7. Maria Marçal (maturidadedivagando.blogspot.com)
    comentou 10 minutos atrás via dihitt

    Se fossemos dilapidar teu poema e aquele vídeo, diríamos que é um amor que não vale a pena seguir.
    Silêncios não compartilhados cheiram desamor.

    Beijos, minha Rainha.

    Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  8. Na verdade Maria, o poema tem a ver com um post do Du sobre silencio. Eu fiquei pensando o quanto o silencio é necessário para poder fazer as escolhas certas, que todo mundo precisa de um momento para si, de se questionar, de fazer uma limpeza mental. Freiar a mente tagarela e deixar a voz interior se manifestar.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Nem sempre no silêncio é que ficamos sozinhos, pelo contrario, é nele que nos encontramos, nos analisamos e curamos nossa alma, ou seja é dele que sempre resurgimos renovados.
    O silêncio sempre é meu companheiro quando preciso escutar meu eu.
    Bjs,
    Vitor.

    ResponderExcluir
  10. @Victinho: Victinho, hoje valorizo muito os momentos que tenho para pensar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. @Victinho: Victinho, hoje valorizo muito os momentos que tenho para pensar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Olá amiga Sissym, muitas vezes precisamos do solêncio para refletir, repensar a vida, lindo texto, e vídeo.
    Parabéns.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  13. @Fatima Zanin: Fatima, agradeço seu comentario! beijos

    ResponderExcluir
  14. Minha querida amiga Sissym, boa noite!!!
    Ficou muito bom, adorei minha amiga!!!
    É essencial e saudável oferecer um tempo para a mente, é o momento que podemos chamar de só nosso, onde fortalecemos o nosso "eu".
    Parabéns pelo excelente poema, que bom que minha postagem lhe inspirou, fico muito feliz!!!
    Beijos e muita paz em seu caminho!!!

    ResponderExcluir
  15. Saudações Sissym,

    "O silêncio pra nós poetas, é um planeta onde tudo é escandaloso", aliás, que poesia fantástica!

    Bjks!

    ResponderExcluir
  16. As vezes é preciso silenciar o pensamento e ouvir o coração.
    BOM DIA, MUITO ESPECIAL.
    VENHO LHE ENTREGAR EM MÃOS UM CONVITE MUITO ESPECIAL PARA A FESTA DE AMANHÃ.
    VOU TE ESPERAR COM MUITO CARINHO...

    FESTA SURPRESA

    LOCAL: CURIOSA.
    QUANDO: 16.11.2010
    HORARIO: DURANTE TODO O DIA.

    VENHA PARTICIPAR. TENHO CERTEZA QUE VAI GOSTAR MUITO.
    VOCÊ AJUDAR A BRILHANTAR A FESTA.


    CONFIRME SEU CONVITE NA CURIOSA.
    VOU TE ESPERAR.
    VAMOS CANTAR E FESTAR COM MUITA ALEGRIAS.
    CARINHOSAMENTE
    SANDRA

    ResponderExcluir
  17. Olá, Sissym!
    Em muitos momentos o silêncio "fala mais que mil palavras". E não é a toa que humanos têm duas orelhas e apenas uma boca!
    Bjs!
    Rike.

    ResponderExcluir
  18. Parabéns pelo texto amiga...
    Muito bonito... e a frase do Luther King pra fechar com chave de ouro...
    Linda postagem !!!
    Grande bj !!!!!!

    ResponderExcluir
  19. Olá Sissym querida !!!!

    belíssimo poema !!
    Todos precisamos de momentos de silêncio, principalmente silêncio na Alma e no coração, pois vem acompanhado de uma Paz que é necessária para que consigamos reavaliar certas coisas e até mesmo adquirir forças para seguir adiante.
    este silêncio nos traz serenidade e nos mostra belezas e soluções, abafadas pelos inúmeros ruídos externos e internos.
    Adorei !!
    Grande beijo !

    ResponderExcluir
  20. Oi Sissym. Interessante, recomendo que leia o poema do fim ao começo. Novo sentido, igualmente produtivo será colocá-lo em forma de prosa. Um bom poema permite múltiplas interpretações, novas descobertas. Parabéns!

    ResponderExcluir
  21. @zango: Eu fiquei impressionada porque voce fez uma coisa que eu fiz! Várias vezes eu li invertido e pensei o quanto ficava bom tambem e modificava o contexto.

    Obrigada!

    ResponderExcluir
  22. @Dú Pirollo: Du, eu tenho valorizado muito minutos preciosos comigo mesma! É importante para fazer uma faxina mental!

    ResponderExcluir
  23. @Edison Gil: Adoreiiiii, foi profundamente inspirador!!!!

    ResponderExcluir
  24. @Sandra: Sadnra, voce é alegria pura, já fui lá te visitar. Beijos

    ResponderExcluir
  25. @Edison Gil: Edison!!!!!!!! Adoreiiiii, foi profundamente inspirador!!!!

    ResponderExcluir
  26. @O magrinho !!!: Magrinhozinho, obrigada! Que bom ter gostado do poema! beijos

    ResponderExcluir
  27. @Samanta: Sam,

    Nem se desculpe por nenhum atraso, eu tenho vivido assim, usado menos a internet. Boa opção a nossa!

    Um caminho para encontrar a paz interior é calar, resignar, pensar.

    Beijos

    ResponderExcluir
  28. @hobbyblogclube: Não é mesmo?! Ouvir mais e falar menos. É sempre melhor!

    ResponderExcluir
  29. Dizem que quando a gente fica em silêncio começa a ouvir melhor.

    ResponderExcluir
  30. Silêncio ensurdecedor! Já ouviu falar disso? kkkk Aprendemos a ouvir sem ouvidos, apenas contando as batidas do corção...
    Bjs!

    ResponderExcluir
  31. @Ebrael: Por incrivel que pareça sim! E como pode ser?! Algumas vezes o silencio dói... deve ser isso!

    ResponderExcluir
  32. Sissy, me encanta las citas que has puesto de Martin Luther King sobre que es mas importante el silencio de los buenos que los gritos de los malos, muy bueno y autentico y la canción que has elegido para ilustrar tu post es perfecta, porque la vida con musica es mucho mejor, sin duda alguna. Un beso y que disfrutes de una gran semana,

    ResponderExcluir
  33. @Nieves: Nieves querida amiga, soy un amante de la buena música y también los grandes pensadores que han hecho una diferencia en este mundo.

    ResponderExcluir

Recados: sissym.mascarenhas@hotmail.com
Obrigada