Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Estar Feliz não é ser Feliz

Hoje me sentei em frente ao meu monitor, procurando fazer uma reflexão sobre felicidade e buscando entender os efeitos que essa palavra nos causa, no dia-a-dia seja no trabalho, em casa, na rua, na chuva ou na fazenda ou em uma casinha de sapê. Em geral, estamos felizes, mas muito poucos são felizes. Existe uma diferença entre estar e ser feliz.

Estar feliz são momentos transitórios em que vivemos após a resolução de um problema que roubou grande parte da nossa tranquilidade e, ao resolvermos, nos sentimos leves e com aquela sensação de alívio pelo problema sanado.

Precisamos ter uma conversa com um amigo que julgamos seja importante, passamos semanas para encontrar esse amigo, nos angustiamos, ficamos ansiosos pelo encontro e quando, por fim, encontramos e conversamos, ficamos aliviados e felizes.

Às vezes, uma forte enxaqueca que nos tira o sono e nos arrebata a tranquilidade de uma noite plena de descanso e quando essa enxaqueca vai embora, respiramos aliviados e, finalmente, podemos dormir o sono dos justos. Isso é estar feliz, é experimentar essas sensações de alívio e de bem-estar. Momentos transitórios, mas que são importantes, afinal, não aguentaríamos viver só de problemas ou de dor.

Quanto a ser feliz, é ter um estado permanente de felicidade. Eu diria que é o estado da arte como permanecêssemos em alfa e requerem de nós muita maestria, muita elegância de espírito, uma mistura de poesia e sedução com muita habilidade para viver a vida; é como diz a música:

"A vida tem sons, que pra gente ouvir precisa aprender a começar de novo, é como tocar num mesmo violão e nele compor uma nova canção".

Ser feliz é aprender a começar de novo, exige muita transpiração somada a muita inspiração, é treinar todo dia como faz um atleta ao se preparar para uma olimpíada: treina à exaustão para superar obstáculos e bater seus próprios recordes.

Ser feliz é saber tirar dos momentos de derrota, decepções, angústias, tristezas sempre uma lição que irá impulsioná-lo para uma próxima etapa da vida. É saber virar a página e agradecer a Deus pela oportunidade de uma nova lição e nunca jamais se desviar do caminho que se quer chegar.

Ser feliz é sorrir todo dia, chorar todas as noites e acreditar sempre que tudo irá mudar para melhor, no dia seguinte; saber que a vida não é uma constante música de amor; mas que a vida é musicalidade e devemos aprender com muita determinação a dançar conforme esta toca, não importa se triste ou alegre.

Ser feliz não é se conformar com tudo, é se indignar com as injustiças; é não acreditar em tudo que falam; é questionar sempre, ter vontade própria respeitando a individualidade; possuir opinião própria sabendo que a sua não é a única; saber dar valor às pequenas coisas, não deixando que nada passe desapercebido aos seus olhos. É tomar as dores dos indefesos, dos humildes, dos idosos, é entender a diversidade, saber conviver e conversar com as pessoas, mas procurar ouvir sempre, pois o silêncio é de ouro.

Ser feliz é um estado de espírito permanente, que ilumina qualquer ambiente onde se chega. Existem pessoas que não cabem em qualquer espaço, de tão felizes e iluminadas que são, tornam-se imensas, tamanho é seu grau de felicidade; são pessoas felizes e iluminadas, cuja convivência nos faz bem.

Ser feliz não é ser rico, pobre ou milionário. A felicidade transcende a classes sociais, culturas e costumes. Pessoas que são pobres e moram humildemente são mais felizes que milionários que habitam palácios. Ser feliz é um estado de graça permanente, independentemente do sol, da chuva ou do frio.

Ser feliz é saber tocar o mesmo violão e nele sempre compor uma nova canção.


Nelson Sganzerla
http://somostodosum.ig.com.br/p.asp?i=100&s=1

Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails Related Posts with Thumbnails

19 comentários:

  1. Sissym
    Sou privilegiado, por que sinto todos os dias que sou feliz, mesmo em momentos de dificuldade, sinto que tenho este sentimento tão gostoso dentro de mim.
    Pena que a grande maioria das pessoas sejam escravas da infelicidade.
    Excelente post,
    bjs,
    Vitor.
    http://www.multiflorafernandopolis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Glauco Marchezin (salveobule.blogspot.com)
    comentou uma hora atrás via dihitt

    Syssym,
    Boa noite.
    Pode ter certeza, que o seu texto, além de me deixar mais feliz, muito mais importante me fez ser mais feliz.
    Lindas palavras.
    Parabéns pela postagem,

    ResponderExcluir
  3. @Victinho: Victinho, vc sabe, como muitos, que não tenho (hoje) a vida que gostaria de ter. Eu choro sim. Contudo, não me sinto infeliz. Eu era quando sofria violencia. Hoje, eu voltei a ser a Simone que sempre fui. Eu dou valor a tudo que tenho, especialmente quando vejo a situação de tantas outras pessoas neste mundo.

    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Olá Sissym!

    Ser feliz é um estado de espírito! Nosso espírito nos ajuda a compreender cada momento, fazendo sempre um presente num aprendizado que desenvolve nossas habilidades, e quando compreendemos, aceitamos estar alunos da vida na felicidade que compõe a cada passo nosso bem estar! Veja hoje o post sobre desprendimento no Inspira Alma!

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  5. @-*Vera Luz*-: Vera, eu concordo com suas palavras. Obrigada e vou lhe ver sim! Bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi,
    Sissy,
    amiga, esse tipo de reflexão dá um nó imenso no meu cabeção hehehe...e entre o sou ou estou feliz fico confusa pois, eu não estou feliz quando lembro que vou pegar um engarrafamento de casa até o trabalho. Mas, fico extremamente feliz quando esse momento passa e lembro o que me espera em casa. Então acho que o estou feliz são instantes, momentos externos e o sou feliz, são momentos ímpares, eternos e internos. Beijão no seu coração, parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  7. Sissym , eu acho q Deus dá a paz e nós corremos atrás da felicidade :o) se quisermos .
    Afff !!! o clipe todo romântico , eu pensando que a Leona Lewis ia casar com o bonitão lá :-O
    Ahhhhhhhh rsrsrsrsrs magoei :..(
    Muito o bom o post , deixa a gente pensativo na vidinha :o)
    XOXO

    ResponderExcluir
  8. @Josy Nunes: Josy, os meus idens. Alias, o seu post sobre o Meu Jardim tem muito a ver com nossos pensamentos e respostas. Obrigada.

    ResponderExcluir
  9. @Josy Nunes: kkkkk Renatinha, eu achei a letra da musica bonita e achei que amar e paz e estado de felicidade se completam. beijinhos

    ResponderExcluir
  10. Eloisa (arteinfantil-elartes.blogspot.com)
    comentou 18 horas atrás via dihitt

    Gostei demais.
    Beijo.

    ResponderExcluir
  11. Luciana Vaz (www.lucianavaz.net)
    comentou 17 horas atrás via dihitt

    Amiga: A sua reflexão é maravilhosa. Eu sou muito feliz. Mas da semana passada pra cá, eu estou me sentindo numa roda gigante sem fim. Hoje, por exemplo, estou triste. Estou tentando distrair a minha cabeça pra ver se espanto a tristeza. Meus sobrinhos nasceram e isso é muita felicidade. Mas estamos num momento delicadíssimo, cheio de altos e baixos. Tem muita coisa acontecendo e as notícias mudam a cada instante. Hoje eu estou triste, mas eu sou feliz até demais. Ih, o meu comentário virou um desabafo. Desculpe, amiga! Beijos e obrigada.

    ResponderExcluir
  12. Assis Azevedo (caminhosdeluz.dihitt.com.br)
    comentou 15 horas atrás via dihitt

    Minha amiga Sissy,

    Você disse uma verdade incontestável. Estar feliz é muito diferente de ser feliz. Podemos estarmos felizes por alguns momentos, principalmente quando recebemos um presente, tomamos algo quente com nossos amigos, porém ser feliz é nos sentir alegres por dentro o tempo todo. Ser feliz é muito difícil. A verdadeira felicidade vem de dentro sem esperar nada de ninguém. É um presente que encontramos conforme o equilíbrio de nossa alma. Difícil né!!!

    Abraços,

    Assis Azevedo

    ResponderExcluir
  13. Márcia Canêdo (jornalismoantenado.blogspot.com)
    comentou 2 horas atrás via dihitt

    Com certeza meu bem, Felicidade é um estado de espírito,como hoje mesmo eu escrevi no facebook.
    Problemas são normais , obstáculos a serem vencidos essenciais ao crescimento humano.Quem se diz feliz em tempo integral ou está mentindo ou vive fora da realidade , claro essa é a minah opinião..rs
    Beijos moça!
    Márcia Canêdo

    ResponderExcluir
  14. Gisela Barbosa (vastamente.blogspot.com)
    comentou uma hora atrás via dihitt

    Ótimo texto, Sissym! E bem verdadeiro. Além do mais, não conhecia essa cantora. Bjs!!!

    ResponderExcluir
  15. Sy,
    Ser feliz é mto complicado qdo se foi uma pessoa triste a vida inteira como eu...
    Prefiro estar feliz, pq são instantes efêmeros,fulgazes e que a gente se lembra com carinho...

    bjo

    ResponderExcluir
  16. Sissy da gusto leer tus posts, eres siempre tan optimista, que transmites toda tu felicidad y alegria a la gente. Por cierto, me encanta Leona Lewis, tiene una gran voz. Que tengas un gran domingo,

    ResponderExcluir
  17. @Nieves: En realidad, yo soy muy optimista, siempre quiero creer en días mejores "¡Yo también soy un fan de Leon, me encanta su voz hermosa!
    Gracias!

    ResponderExcluir
  18. @Mylla Galvão: Mylla, puxa, fiquei sensibilizada com seu comentario e entendo perfeitamente.

    Bjs

    ResponderExcluir
  19. Valéria Braz (sobretudoumpouco.dihitt.com.br)
    comentou uma hora atrás via dihitt

    Syssim... aum tempo atrás alguém também escreveu sobre a felicidade... e vou colocar aqui o mesmo que coloquei lá.....
    Ser feliz pra mim é estar viva e podendo ter todas as sensações que a vida me oferece....sejam elas boas, ruins, amargas, doces......etc...
    Beijo no coração

    ResponderExcluir

Recados: sissym.mascarenhas@hotmail.com
Obrigada