Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

domingo, 26 de setembro de 2010

Veja - Edição 2184 : "A Corte dos Padrinhos"

Uma das explicações para que somente 2% das vítimas de violência doméstica denunciem é porque precisam de ter muita coragem para lidar com o abuso de poder. Acabam sofrendo violência psicológica, sendo os filhos meios para tal procedimento, infelizmente a justiça é cega, faz politicagem e não o que deveria executar.

Veja Rio n° 36 de 08/09/2010, páginas 22 a 25: "Justiça - Corrupção a 50 Reais" disse: "Em um esquema instalado em pleno fórum, adolescentes de um programa social são contratados por advogados para agilizar processos criminais." A reportagem fala em solicitações para acelerar processos. Francamente, eu não acredito que tais "serviços" sejam exclusivos das Varas de Execuções Penais. Provavelmente, nas demais varas deve haver algum esquema para retardarem ou anteciparem as vistas dos autos pelos juízes, de maneira a beneficiar um e prejudicar outro.


Nesta semana, a Revista Veja, edição 2184, páginas 110 e 112: "A Corte dos Padrinhos" - apresenta uma entrevista com a objetiva e séria Ministra Eliana Calmon que disse:

"Para ascender na carreira, o juiz precisa dos políticos".

Ainda ressaltou que o Judiciário está contaminado pela politicagem miúda, o que faz com que juízes produzam decisões sob medida para atender aos interesses dos políticos...

A corrupção existente alimenta o ego e poder de uns, sem proteger inocentes que estão clamando por justiça. Isso é um problema cultural, um vício, uma doença que atravessa século!


Veja: Por que nos últimos anos pipocaram tantas denuncias de corrupção no judiciário?

E.C.: Durante anos, ninguém tomou conta dos juízes, pouco se fiscalizou. A corrupção começa embaixo. Não é incomum ver um desembargador corrupto usar o juiz de primeira instância como escudo para suas ações. Ele telefona para o juiz e lhe pede uma liminar, um habeas corpus ou uma sentença. Os juízes que se sujeitam a isso são candidatos naturais a futuras promoções. Os que se negam a fazer esse tipo de coisa, os corretos, ficam onde estão.

(...)

Veja: Há um assunto tabu na Justiça que é a atuação de advogados que também são filhos ou parentes de ministros. Como a senhora observa essa prática?

E.C.: Infelizmente, é uma realidade, que inclusive já denunciei no STJ. Mas a gente sabe que continua e não tem regra para coibir. É um problema muito sério. Eles vendem a imagem dos ministros. Dizem que tem transito na corte e exibem isso a seus clientes.

(...)

Para a Ministra, não há lei que resolva isso, é falta de caráter mesmo. Ela frisou que é preciso acabar com a doença que a chama de "juizite".


Não precisa o advogado ser amigo ou parente de ministro, basta ser de desembargadores! Este país sempre será de terceiro mundo, porque a mentalidade é de se levar vantagem em tudo, visando troca de favores, denegrindo a moral e banindo a necessidade dos que sofrem na espera de justiça. Seja criminal, civil, família ou outras, a corrupção é um entrave.


Retornando ao assunto sobre a Lei Maria da Penha: como ela cumprirá seu objetivo se a Justiça não defende as mulheres e seus filhos?! Muitas mulheres de classe média e alta tem conjugues com "Q.I." suficiente para pulverizá-las, usando impunemente as crianças, frutos de um casamento teoricamente baseado no respeito e no amor!







Zé Ramalho - O Meu País: http://www.youtube.com/watch?v=RYXBYknBjAI

"Tô vendo tudo, tô vendo tudo
Mas, bico calado, faz de conta que sou mudo
Um país que crianças elimina
Que não ouve o clamor dos esquecidos
Onde nunca os humildes são ouvidos
E uma elite sem deus é quem domina
...
Um país que é doente e não se cura
Quer ficar sempre no terceiro mundo
Que do poço fatal chegou ao fundo
Sem saber emergir da noite escura
Um país que engoliu a compostura
Atendendo a políticos sutis
Que dividem o brasil em mil brasis
Pra melhor assaltar de ponta a ponta
Pode ser o país do faz-de-conta
Mas não é com certeza o meu país..."

Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails Related Posts with Thumbnails

14 comentários:

  1. Minha querida amiga Sissym, boa noite!!!
    Nosso país parece que está perdido no tempo e no espaço, as Leis não são cumpridas, muitas coisas passam em branco, um verdadeiro absurdo.
    O Zé Ramalho é que está certo, um país doente que não se cura!!!
    Parabéns pela excelente postagem, vamos refletir!!!
    Beijos e muita paz, minha amiga!!!

    ResponderExcluir
  2. Du, é tanta corrupção para tudo que lado! A canção do Zé resume bem esta nação! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Olá querida Sis,

    Muita gente fala que precisamos de leis mais rígidas; eu penso diferente: já temos muitas leis, precisamos que elas sejam cumpridas!

    Acho que estamos num período em que podemos, com nosso voto, mudar um pouco esse panorama. Mas só com muita educação os brasileiros deixarão esse pensamento de levar vantagem em tudo, e agir corretamente sempre!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. @ Iuri: Votar... Iuri... só que não vai mudar a mentalidade de quem está em cargos importantes, como juizes, ministros, desembargadores... precisaríamos de mais Elianas neste Brasil para dar certo em médio prazo! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Pois é amiga Sissym, como já disse Rui Barbosa: De tanto ver triunfar as nulidades e as desonestidades chegará e época em que o homem sentirá vergonha de ser honesto, pois tá aí, tudo previsto e acontecido.

    ResponderExcluir
  6. Querida Sissy: maravilhoso este post pois aborda questões extremamente graves que têm se arvorado em nosso país nos últimos anos.
    Gostei demais da abordagem e, senti-me feliz por vc ter replicado a bela e profunda canção de Zé Ramalho. É isso mesmo, querida amiga, temos que tentar fortalecer sempre os elos de nossa corrente; não aquela que nos aprisiona, mas sim, a que nos liberta! Um grande e carinhoso beijo!

    ResponderExcluir
  7. Sissy my dear,
    In every country there are those who think they are "above the law". Politicians and even judges here in the U.S., have gone to jail for abusing their powers. We still have allot of corruption that goes all the way to the top of government. There is hardly anything the common man can do about it.
    I hope in your case, enough voices can be heard to make a difference! I am always rooting for you and the justice you deserve!
    Good Monday to you!
    Love, Craig

    ResponderExcluir
  8. @ Craig: At least corrupt in your country go to prision... Thanks so much!

    ResponderExcluir
  9. @ Braz: otimo comentario! Obrigada

    ResponderExcluir
  10. @ Fiesta: Eu gostei de ler a materia da Ministra, ela não teve papas na língua para dizer o que todo mundo sempre desconfiou, lamentavelmente.

    ResponderExcluir
  11. Sérgio Marcondes Soares (sergiomsoares.blogspot.com)
    comentou via dihitt 12 horas atrás
    O país dos "jeitinhos" e "juizinhos".

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  12. Valéria Braz (sobretudoumpouco.dihitt.com.br)
    comentou via dihitt 11 horas atrás
    Syssim, chegamos ao ponto de nos perguntar... será que este juíz é sério???????
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  13. Gisela Barbosa (vastamente.blogspot.com)
    comentou via dihitt 23 horas atrás
    Ótimo post, Sissym! Mesmo estando longe, queria muito ver o Brasil feliz e livre dessa corrupção absurda. Bjs.

    ResponderExcluir
  14. Fatima Zanin (belani-rcontosecomentarios.blogspot.com)
    comentou via dihitt 23 horas atrás
    Amiga Sissym,eu também acho que muitas vezes é muito demorado os processos não andam,se as leis forem cumpridas muito melhoraria.
    Exelente post.
    Beijo.

    ResponderExcluir

Recados: sissym.mascarenhas@hotmail.com
Obrigada