Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

domingo, 5 de setembro de 2010

A Sabedoria da Dor

Não faça da sua dor uma máscara,
que coloque em seu rosto a "marca da vítima",
do pobre coitado, da "infeliz de Maria".
Isso só afasta as pessoas e as oportunidades.

Por vezes, a vida, com sua "lousa amorosa",
vem trazendo novas lições, novos caminhos,
e nós, presos ao que passou, ao que mal começou,
ficamos parados na ilusão do tempo,
e sofremos além da conta.


Enterre seus mortos, mas deixe-os lá.
Na tumba que serve de abrigo para os ossos,
porque, Platão já sabia e afirmava,
seus mortos não estão no túmulo,
estão além da sua visão,
mas perto da sua alma, da sua percepção,
seus mortos vivem no seu coração.

Faça da sua dor um aprendizado.
Tire proveito das lições que o desengano promove,
aprenda a reconhecer os sinais do amor,
comece a enxergar os problemas de longe,
fuja das situações embaraçosas,
amores mal resolvidos,
pessoas com mais problemas que você,
dívidas que podem ser evitadas,
compromissos que não te pertencem.

Viva uma vida com sabedoria,
e assim, encontrará, à alegria,
mãe de toda a felicidade.

É tempo de reencontrar a paz perdida,
se afundar no travesseiro sem nenhum medo,
com a plenitude de saber ser merecedor,
de tudo o que é bom, inclusive o amor!


Paulo Roberto Gaefke

Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails Related Posts with Thumbnails

23 comentários:

  1. Fadinha...
    que linda poesia..
    uma verdade...
    sempre é tempo de encontrar a paz perdida..
    bjo

    ResponderExcluir
  2. Sissym

    Existem pessoas que apresentam na face a imagem de seus problemas e de sua dor, mas se esquecem que isto é ruim e não trará a solução.
    O texto que voce nos apresenta é perfeito para refletirmos no momento exato.
    Adorei sua postagem
    Um forte abraço
    Mad

    ResponderExcluir
  3. @ Carol: Eu tenho recebido algumas mensagens de espíritas, como tem me feito bem, coloco no blog para ajudar outras pessoas tambem. Obrigada.

    Nossa... seu pai é um anjo! Anjo da guarda mesmo!

    ResponderExcluir
  4. @ Mad: Num momento de minha vida a dor estava estampada no rosto, porem eu procurei intensamente melhorar. Eu queria! Felizmente consegui vencer!

    ResponderExcluir
  5. Olá Sissy!
    Teve 1 época na minha vida que eu vivi assim, até q 1 dia acordei c as palavras da filha de uma amiga. Ela passou por mim na rua e n quis falar comigo. N a vi pois vivia absorta em um mundo negro e triste. Ela comentou c sua mãe e a minha que me vira na rua mas q eu parecia tão triste q n conseguiu se aproximar de mim. Assim fui atrás de enfrentar meus fantasmas e enterrá-los. Isso certamente nos deixa mais fortes.

    ResponderExcluir
  6. @ Carla: algumas pessoas tem mais dificuldades do que outras para virarem as paginas da vida! Felizmente vc conseguiu fazer isso!

    ResponderExcluir
  7. Minha querida amiga Sissym, boa noite!!!
    Que bela mensagem de Paulo Roberto, gostei!
    É verdade, devemos aprender com o passado, mas sempre lembrando de enterrar as dores, aproveitar apenas as lições... devemos trocar as dores do passado pelo amor do presente, isto é vida com sabedoria.
    Parabéns pelo excelente comentário!
    Beijos no coração e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  8. E como é importante sabermos vencer a dor. Costumo dizer que a dor acontece e é inevitável, mas ficar sofrendo é opcional. Como o poeta bem escreveu: Viva uma vida com sabedoria,/ e assim, encontrará, à alegria/ mãe de toda a felicidade.

    ResponderExcluir
  9. Nossa Sissym, eu fiz uma postagem bem pessoal agora, exatamente falando do meu sentimento ruim de tristeza, e entrei aqui, vi sua postagem, que lindo! eu estava precisando de ler coisas assim mesmo. Hoje estou muito mal, só vejo negativos.Foi muito bom ver sua postagem.Bjos.

    ResponderExcluir
  10. @ Iva: tem momentos que me sinto assim tambem, por isso mesmo sempre que leio algo tao bom procuro compartilhar! Fico feliz por lhe fazer o bem.

    ResponderExcluir
  11. @ Bridgit, algumas vezes precisamos sentir a dor para valorizarmos a vida, porém vencer a dor nos tornará mais fortes e menos amargos.

    ResponderExcluir
  12. @ Du: Eu tenho apreciado os textos dele, as mensagens fazem bem. Os textos dele costumam indicar lições de vida que me servem para refletir.

    Obrigada

    ResponderExcluir
  13. Bom abrir uma página e encontrar a lição do dia. E penso... e procuro seguir como atitude de vida, que o viver é agora. Soframos por nossos mortos apenas o suficiente, nem mais nem menos, e, dentro de nossas possibilidades, ajudemos a transformar as situações difíceis.
    Um abraço
    Gostei da sua visita lá no meu cantinho. Vou adicionar você, certo?

    ResponderExcluir
  14. Olá Sissym!
    Passei por aqui..estava com saudades.
    Gostei muito da poesia que nos trouxe! Obrigada.Acho importante sempre, procurar o equilíbrio. É necessário chorarmos nossa dor, reconhecermos que estamos tristes quando estamos, fazer companhia para nós mesmos nestes momentos. Mas, logo, dentro do nosso ritmo é claro, temos que sair do luto de nossas dores e, se pudermos, é bom refletir um pouco sôbre o que nos levou a estas dores...pois então, ficará mais fácil reagirmos, não contra a dor, mas a favor da vida que pulsa ainda em nós, e a favor de aprendermos com nossos sentimentos.
    Um beijo grande, Vera.

    ResponderExcluir
  15. @ Jacinta: muito obrigada por suas palavras! Boa semana!

    ResponderExcluir
  16. @ Vera: eu passei por isso quando da morte de meu pai, eu precisei de um tempo até o momento que o deixei na eternidade e ficou somente comigo a saudade.

    ResponderExcluir
  17. Olá Sissym ,
    Também gostei muito .
    "Para cada beco escuro, há um farol de luz. Este é o equilíbrio da vida."
    Isso é certo e seguro
    abs
    Eninha

    ResponderExcluir
  18. Sissym,

    Talvez Darwin só estivesse equivocado com sua teoria em relação à Criação, mas estava inteiramente certo quanto à sociedade.

    Os Fortes sobreviverão!!

    Não os fortes poderosos de Poder ultrapoderoso mundano kkkk...Mas os que tiverem constância, que persistirem, que buscarem sua força lá dentro de si, pois "Deus está dentro de vós", como disse o Mestre Jesus.

    Faze o que tu queres (sua Vontade Verdadedeira) e não te detenhas, pois há de ser tudo da Lei... Tens apenas o direito de realizar tua Vontade Verdadeira (cumprir o teu Dever na apoteose de tua própria Liberdade)! Cumpre-a e ninguém poderá te dizer "não"!

    Bjs, fadinha!

    ResponderExcluir
  19. @ Eninha, sabe, muitas pessoas quando estão deprimidas não conseguem ver a luz, precisam muito de ajuda e poucos estendem a mão.

    ResponderExcluir
  20. @ Ebrael: seu comentario é muito interessante, obrigada.

    ResponderExcluir
  21. Sissym, ando dizendo que tenho que chorar tudo o que me é necessário para sair mais forte....
    E sou assim mesmo, eu vou fundo na dor, mas sem perder o bom humor!
    A intensidade da dor, é uma forma de te fazer ver a intensidade da vida...fugir da dar é se enganar e trasnformá-la em um mostro muito perigoso!
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  22. @ Val, eu tambem fui fundo na dor. Hoje a dor é diferente, é mais ligada à proteção. Chorar não faz mal, limpa a sujeira que ficou por dentro e não sabemos onde, lava tudo... e nos renova.

    ResponderExcluir

Recados: sissym.mascarenhas@hotmail.com
Obrigada