Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

sábado, 11 de setembro de 2010

Desabafo

Poucas coisas são tão pesadas quanto as palavras e emoções que carregamos dentro de nós. São coisas que não podemos colocar no chão para descansar um pouco e pegar depois, com forças renovadas. Elas nos seguem e, por que não dizer, nos perseguem.

Às vezes nos sentimos pequeninos sim. Às vezes queremos não dizer nada, estar simplesmente nos braços de alguém e fechar os olhos e outras, gostaríamos de gritar nossa dor, nossa revolta e deixar que as lágrimas façam caminho no nosso rosto.

Mas nos calamos... porque reconhecer nossa fragilidade diante de outra pessoa é expôr-se, entregar-se a ela, na nudez da alma. E por pudor, medo, vergonha ou orgulho, não queremos isso.

Portanto, a fragilidade não está em mostrar-se frágil. Só os fortes são capazes de reconhecer suas fraquezas para melhor lidar com elas. Ser forte é desenvolver a capacidade de lidar com as emoções, que corroem o ser como uma doença incurável.

Desabafar é abrir as portas do coração e as janelas da alma. Deixar sair o ar fechado e entrar o sol. É soltar palavras e acolher alívio; é partir para o grande vôo da liberdade que todo mundo anseia.

Mas, claro, é preciso sabedoria para se saber onde vamos. Não podemos sair por aí proclamando a todo mundo que temos situações mal resolvidas dentro de nós. Temos que escolher cuidadosamente as pessoas que são capazes de nos receber com maturidade, sem julgamentos.

Há pessoas que nos fazem crescer. Os grandes amigos estão incluídos nessa categoria. A eles então nossas portas podem ser abertas e as palavras poderão fluir, até que nos sintamos mais leves.

E há ainda e, principalmente, Aquele que mesmo conhecendo nosso íntimo melhor ainda que nós, aceita e pede que nosso coração se abra.

Ele nos pega nos braços, seca nossas lágrimas e nos carrega no colo. Ele nos leva até a praia e nos nos apresenta o raiar do dia e o pôr-do-sol... nos diz que a natureza também dorme, acorda e chora às vezes, mas que assim é a vida e que o importante mesmo é continuar de pé, buscando um mundo melhor.



(Letícia Thompson)

Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails Related Posts with Thumbnails

27 comentários:

  1. "Os únicos presentes do mar são golpes vigorosos e, ocasionalmente, a chance de sentir-se forte. Eu não compreendo muito o mar mas sei que as coisas são assim por aqui. E também sei como é importante na vida não necessariamente ser forte, mas sentir-se forte, confrontar-se ao menos uma vez, achar-se ao menos uma vez na mais antiga das condições humanas, enfrentar a pedra surda e cega a sós, sem outra ajuda além das próprias mãos e da cabeça."

    Do filme Na natureza selvagem

    ResponderExcluir
  2. Parabéns é pouco Amiga, quanto as Amizades realmente temos que nos prevenir, amiga você é tudo de bom!
    Excelente!

    ResponderExcluir
  3. Olá Sissym!!

    A vida é bem assim, o que não se pode é guardar e deixar criar mofo em nossos sentimentos, é preciso falar, desabafar, e ainda saber a quem compartilhar, para que realmente possa receber ajuda, e não ficar somente como uma reclamação! O que faz bem é expor para clarear a ideia que quando guardada, mata nossa fé! Vou deixar aqui um texto para sua reflexão!
    Compartilhe Seus Conflitos

    Um abraço,
    "Todo o Conhecimento é Luz que Inspira a Alma" -*Vera Luz*-

    ResponderExcluir
  4. Lindas palavras Sissym!
    Saber que Ele nos carrega e nos entende é um bálsamo a nossas fragilidades!

    bjus!

    ResponderExcluir
  5. Olá Sissy,

    Conseguir desabafar.. fazer esvaziar o pote do sofrimento nem sempre é fácil... aprendi isto a duras penas.. mas quando conseguimos, isto nos alivia, e quando achamos o ombro amigo este é nosso repositório....

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Minha querida amiga Sissym, boa noite!!!
    Adoro os textos de Letícia Thompson, já fiz muitas mensagens em PPS (slides) com seus textos.
    Os sentimentos negativos também devem ser divididos, alivia a carga, limpa a alma e o coração, para esta finalidade temos os anjos amigos, aqueles que se importam com o nosso bem estar, são os nossos esteios, nos ajudam a dividir a carga.
    Parabéns pela excelente postagem, adorei!!!
    Tenha um excelente domingo, regado com muitas alegrias!!!
    Beijos no coração e muita paz em seu caminho!!!

    ResponderExcluir
  7. Ah, se não fosse o medo da maldade humana, o mundo seria bem melhor, poderíamos confiar mais e abrir o nosso coração, mostrando em cheio a nudez da nossa alma, mas a conveniência social sempre prevalece e nos nos tornamos frágeis para expor o nosso verdadeiro "eu", mas desabafar é uma necessidade que precisa ser atendida para o alívio das nossas angústias. Resta-nos encontrar a pessoa certa, nos momentos incertos.
    Bem... O seu texto é de profunda reflexão. Deixo aqui, apenas uma despretenciosa anotação.
    Até...

    ResponderExcluir
  8. @ Eduardo: muito bom comentario, obrigada.

    ResponderExcluir
  9. @ Professor: Sim, Professor, precisamos nos prevenir. Aprendi isso. Como tambem eu fiquei muito admirada com amizades especiais que fiz no mundo virtual. Obrigada

    ResponderExcluir
  10. @ Vera: amiga Luz, eu sempre abro as portas de meu coração para receber e viver a vida da maneira mais harmoniosa possivel. Eu vou ler o seu texto. Obrigada.

    ResponderExcluir
  11. @ Geraldo: escrever tem ajudado a desabafar. As pessoas proximas são muito egoistas, muitas nos procuram para falarem de si, eu ouço, mas foi dificil encontrar quem um dia me ouviria. Eu desabafei muitas vezes com as paredes. Hoje, encontrei maneiras que amenizam as minhas necessidades.

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. @ Du: O texto da Leticia, alias, os textos, são muito fáceis de compreensão. Ela escreve como se estivesse direcionando o sentido para quem está lendo. Creio que para cada pessoa haverá uma frase especialmente para lhe tocar. Obrigada

    ResponderExcluir
  13. @ Joao: sim, muitas pessoas se aproveitam de nossa sinceridade para usarem de seus venenos. É o mal que existe e muitas vezes não o vemos nem o reconhecemos.

    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá Sissym!
    Belíssima mensagem, amiga; parabéns!
    Mas, quem de nós nunca teve a necessidade de fazer um enorme desabafo, regado a dor e lágrimas? Quem de nós nunca se desesperou perante as vicissitudes da vida, achando que nada mais daria certo?
    E onde buscar forças para atravessar essas noites sombrias da alma? Nele!
    Somente Ele para nos fazer enxergar a Luz...
    Um grande beijo Sissym e muita Luz!

    ResponderExcluir
  15. Syssim minha linda... desabafar é o alivio da alma...e qual alma não deseja poder falar e se mostrar? Pena que nós muitas vezes calamos este desabafo....
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  16. Olá Sissyn,
    Seu texto me fez lembrar de uma musica que faz bem a alma.
    Explode coração
    Chega de tentar dissimular
    E disfarcar e esconder
    O que nao da mais pra ocultar
    E eu nao posso mais calar
    Ja que o brilho desse olhar foi traidor e
    Entregou o que voce tentou conter
    O que voce nao quis desabafar e me cortou

    Chega de temer, chorar, sofrer
    Sorrir, se dar, e se perder, e se achar
    Que tudo aquilo que e viver,
    Eu quero mais e me abrir
    E que essa vida entre assim
    Como se fosse o sol
    Desvirginando a madrugada
    Quero sentir a dor dessa manha

    Nascendo, rompendo, rasgando,
    E tomando meu corpo e entao eu
    Chorando, sofrendo, gostando, adorando, gritando
    Feito louco, alucinado e crianca
    Sentindo o meu amor se derramando
    Nao da mais pra segurar
    Explode coracao

    Meu carinho

    ResponderExcluir
  17. Sinceridade, muitas e muitas vezes nos sentimos nessa situação, procurando uma válvula de escape para descarregar nosso nervosismo, frustação ou desacerto, o que não acho correto e descarregarmos nossos problemas na primeira pessoa que encontro ou em nossa própria casa, mas que é difícil, com certeza é.

    ResponderExcluir
  18. @ Silvana: esta musica é linda. Engraçado é que ao ler eu fui mentalmente cantando. A composição é de muita sensibilidade, em versos fala das tristezas guardadas na alma e que chega um momento que é necessário romper, colocar para fora, do contrário, é impossível suportar a dor.

    ResponderExcluir
  19. @ Val: Tem gente que guarda tudo para si.... não sei como conseguem... mas dizem que quem se fecha é normalmente quem mais problemas de saude tem.

    ResponderExcluir
  20. @ Neusa: eu passei por isso, realmente a fé é nossa força.

    ResponderExcluir
  21. Que Post Fantástico!
    Amiga Sissym:
    Um artigo de absoluta beleza que reverbera nos recônditos da alma... Uma verdadeira obra prima da consagrada Letícia Thompson!
    Contagiou. Mexeu. Valeu.
    Parabéns por mais um magnífico Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  22. @ Lison, que bom por ter apreciado! Otima semana para voce!

    ResponderExcluir
  23. Sissy, minha linda!
    Abrir as portas do coração e deixar o ar, a luz e calor entrarem, dão leveza e oferece uma grande paz. Eu acho que quem não faz isso não é fraco e sim temeroso. A vida,para algumas pessoas, é tão dura que cria uma insegurança natural. Com paciência, os amigos e entes querido ajudam; mas o mais importante é a pessoa estar disposta a ver o grande arco-íris que há do outro lado. Uma boa prece ou um papo com Deus, pode ter certeza que ajuda! Eu sempre encontro paz quando abro o meu coração a Deus!
    Grande beijo, querida!
    Jackie

    ResponderExcluir
  24. @ Jackie, eu tenho rezado muito. Eu procuro fazer coisas que gosto para buscar novas fontes de energia. Mas, a parte desta mensagem, voce sabe como eu tenho me sentido! É complicado, contudo, mesmo preocupada, ainda acredito em dias melhores e felizes.

    ResponderExcluir
  25. Sissy my sweet darling,
    When ever you need someone to talk to....I will be here for you.
    When ever you need to vent....I will be there.
    I will never judge you, I'll take you just the way you are; someone who deserves to be very happy!
    I heard your sweet message today when I got home - your voice is always the most wonderful music to me in the world!!
    Good night and sweet dreams....
    Love, Craig

    ResponderExcluir
  26. Sissym, seus textos são de muito bom gosto e este superou minhas expectativas. A vida é bem assim mesmo, caindo, sacudindo a poeira e dando a volta por cima, pois temos por essencia o amor e sensibilidade. É isso ai.

    Bjs

    Gessy

    ResponderExcluir

Recados: sissym.mascarenhas@hotmail.com
Obrigada