Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Passado e Presente




















Não abomine o seu passado.

Você é o que é graças ao passado.

Se nele houve erros, muitos dos seus acertos de agora

são frutos da experiência que aqueles deixaram.

Também as ações futuras decorrem das do presente.

Passado, presente e futuro estão ligados.

Busque estar em paz consigo mesmo e guarde

na alma as experiências que lhe dão suporte.

Mesmo que haja sofrido muito, que se envergonhe do

que fez, veja lindo o seu futuro e como o que passou

serve de apoio para as melhorias que espera obter.

Tudo tem sentido.

Graças ao passado, você age

no presente e constrói o futuro.



Lourival Lopes

Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails Related Posts with Thumbnails

22 comentários:

  1. Eu prefiro meu passado a meu presente, embora tenha cometido muitos erros, mas sei lá, só acho que deveria ter feito coisas diferentes.

    ResponderExcluir
  2. @ Edu: eu queria ter a energia de ontem, mas gosto da sapiencia de hoje. Um beijo

    ResponderExcluir
  3. Fadinha,eu vivo o hoje,sem esquecer de onde vim,o passado nos da a base para o que somos no presente.Se erramos,que mal há?O importante é o aprendizado e a experiência para que o mesmo erro não mais ocorra.Acho delicioso olhar para traz e perceber o quanto cresci como mulher e ser humano,e ao mesmo tempo sei que ainda tenho muitas estradas sinuosas para percorrer.Enfim isso é viver.
    bjos

    ResponderExcluir
  4. @ Cecilia: Eu não gostaria de voltar atrás. Outro dia minha filha disse: mãe, se vc não tivesse casado com meu pai eu não ia existir. Então, apesar do que ele foi, que bom que eu casei com ele, assim eu tenho uma preciosidade na minha vida.

    ResponderExcluir
  5. Sissy, minha linda! (sabe que agora nem eu mesma sei como te chamar??? hahahaha...me diz você, como você gosta de ser chamada?)
    Enfim, minha querida, venho tratando desse tema com muita freqüência, pois percebo a dificuldade que muitas pessoas têm em se desconectar do passado e assumir a direção do presente! Acho, sim, que o passado é saudável como referência e tem muitas coisas dele que guardamos carinhosamente, como um mimo, mas não se pode viver dando marcha ré! O presente, como todos dizem, é literalmente um presente! Uma bênção e o fato de acordarmos todos os dias e poder escolher a direção, já é motivo de agradecimento. Acho que essa conexão passado e presente sempre estará sendo questionada, mas é nosso dever saber apreciar o momento presente que temos.
    Grande beijo, minha linda!
    Jackie

    ResponderExcluir
  6. @ Jackie: Jackie, lendo seu comentario eu lembro que nós duas já comentamos alguma materia que falava sobre o tempo. E temos uma linha de pensamento parecida.

    Sobre como me chamar.... eu respondo a todos, do jeito que cada um gosta.
    Um dia eu me amarrei quando uma amiga do dihitt disse:
    - Sissym, que já tem um sim, positivo, no nome.
    Então, gostei disso. Algo afirmativo e se assim é, é motivo de alegria.

    ResponderExcluir
  7. O texto é sábio, Sissy... O passado é a referência para que não cometamos os mesmos enganos no presente, e desfrutemos o futuro com mais maturidade.
    Meu carinhoso abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  8. @ Yolanda: Sim, minha amiga, precisamos de ter um passado para poder construir o futuro.

    ResponderExcluir
  9. Bela poesia Sissy. Eu sempre busco o futuro, sem esquecer do presente e das memórias do passado. Beijos

    ResponderExcluir
  10. Minha querida amiga Sissym, que maravilha de ensinamento este texto de Lourival Lopes, não podemos excluir o nosso passado, ele faz parte da nossa vida, é a escola que frenquentamos por toda nossa existência para adquirir os conhecimentos e a sabedoria do hoje, com ele vamos aprendendo com as boas virtudes e também com nossos erros, é o livro da nossa vida. Gostei da frase: "Graças ao passado, você age no presente e constrói o futuro", simplesmente magnífica! Parabéns pela postagem! Abraços e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  11. Sissy darling,
    Such a wise girl, your daughter, and a gem indeed! I have thought many times how I would like to go back in time and change things about my past. Maybe I could invent the internet or Facebook! But there is a chance that people wouldn't meet and children wouldn't be born that are here today. I have learned to be happy with my past and it makes the future so much more promising!
    Here's to a bright future with you!
    Love, Craig

    ResponderExcluir
  12. Oi amigo Sissym
    essa é a ideologia da minha vida
    aprender com o passado, acerta no presente
    e contruir um futuro melhor,sabias palavras acho que se todos tivessem essa consciencia os sofrimentos seriam minimizados.

    bjos grande abraço

    ResponderExcluir
  13. Ótimo texto, Sissym!

    As nossas ações do presente, muitas vezes são reflexos do passado, e sempre serão a base de construção do futuro. Por isso é tão importante cuidarmos do presente.

    Beijos
    Socorro Melo

    ResponderExcluir
  14. @ Marcos, como vai? É sempre bom lembrar disso, especialmente quando não estamos bem.

    @ Socorro: com certeza, o presente precisa ser bem vivido.

    ResponderExcluir
  15. @ Du, o passado pode ser ruim para uns, mas sem ele não somos nada hoje.

    ResponderExcluir
  16. @ Craig: I think the same "I have learned to be happy with my past and it makes the future so much more promising". Thanks

    ResponderExcluir
  17. Que Post Fantástico!
    DD. FADA SISSYM.
    O artigo nos presenteia lições de profunda sabedoria. O passado é um corpo presente que trás o esboço das mais belas lições de vida para se aplicar no dia a dia vislumbrando um futuro. Assim, passado, presente e futuro, é um corpo intercalado pautando o todo nas ações diárias independente de acertos e ou desacertos. O que não devemos é querer anular um dos membros desse maravilhoso corpo, basta perder a referencia de qualquer um e os demais falecem.

    Parabéns por mais uma excelente matéria!
    Fraternalmente,
    LISON.

    ResponderExcluir
  18. @ Lison: Ahhhhhh meu amigo... tem horas que voce é fonte de inspiração!
    Seu comentario é tão perfeito que nem sei o que dizer! Lison, temos que ter muito cuidado mesmo para não nos anularmos, e isso, puxa... é facil de acontecer sem a gente perceber!

    ResponderExcluir
  19. Isso mesmo, as ações futuras decorrem das ações presentes. Nossas escolhas nos acompanham pelo dias e noites, e nem sempre conseguimos nos livrar dos erros e dos estigmas que criamos pelas escolhas infelizes ou não muito acertadas. Adorei o texto! Beijos!

    ResponderExcluir
  20. @ Lu: Só que se erramos (oportunidades, sentimentos, trabalho) ontem, temos a oportunidade de hoje corrigir e colocar o futuro no trilho. É o que tenho feito na minha vida. Beijios!

    ResponderExcluir
  21. sissyzinha, vc assistiu ao filme efeito borboleta??? vc sabe o que é efeito borboleta???
    já escrevi sobre o efeito borboleta ... vai ler

    http://rebloggando-requeri.blogspot.com/2009/06/o-efeito-borboleta-teoria-do-caos-vida.html

    ResponderExcluir
  22. @ Re: sim, e é uma otima pedida para se assistir novamente!

    ResponderExcluir

Recados: sissym.mascarenhas@hotmail.com
Obrigada