Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

quarta-feira, 28 de julho de 2010

Bandalhas nas ruas da Gavea


Já faz tempo que estou para redigir este texto. Devido ao falecimento de Rafael Mascarenhas, se tornou urgente e necessário revelar: aqui, na Gavea, se concentram os piores motoristas.


Eu creio que poderia escrever páginas e páginas a respeito. Eu imaginava que 30 minutos seriam suficientes para gravar ou fotografar alguma infração cometida por motorista, de qualquer tipo: onibus, vans ou particulares. Erradíssima: 10 minutos bastam.

Aponto primordialmente a velocidade descabida para um local urbano e cheio de escolas. A Rua Marques de São Vicente abriga pilotos ensandecidos. A curva que se faz para a Rua Vice-Governador Rubens Berardo é um teste de aptidão para ingressar na Fórmula I ou Race Truck. São pilotados por motoristas de carros de passeios de luxo e de onibus, sempre eles!

Sinais?! Semáforos?! Faróis?!

Para que servem mesmo?!!!

Ah... para os motoristas, especialmente de onibus: avançarem, ultrapassarem!


Atropelamentos?

Cogitava que o pior lugar seria entre as duas ruas citadas acima, que nada, a campeã é outra que corta a Marques, Rua Professor Manoel Ferreira, esta sim, esta ganha. Provavelmente moradores apontem outras, indiquem sim, porque os motoristas estão sem freios!

O sinal que fica em frente ao Gavea Trade Center (Marques São Vicente) é um aparelho de dois tempos. O da esquerda é para entrar na Vice-Governador e o da direita é para seguir em frente, sentido Rocinha. Acontece que o da direita passam diversos motoristas, especialmente de onibus, prontos para virarem a esquerda, quando os carros a sua esquerda estão pa-ra-dos!!!!

Com isso, no penultimo dia de aula de minha filha, quase fomos atropeladas por um louco ao volante de uma lotação! E eles nem olham para trás, não se dão conta do "quase" que fizeram!


As vans que sobem e descem para a comunidade da Rocinha fazem o "balão" na Manoel Ferreira, em frente a padaria, quando os sinais estão abertos para.... os pedestres! Cuidado galera, eles não páram!

Não posso falar com leniência sobre um assunto que diariamente se repete a cada minuto, minuto! Lembrem que eu falei que 10 minutos são suficientes para assistir a alguma bandalha!

Antigamente havia policiamento nas ruas, especialmente onde tem os sinais de transito, mas isso já tem tempo... uns 2, 3, 4, ou 5 anos ou mais. Certa vez, comentaram pelas ruas que um guarda de transito tomou uma surra por ter multado uma van, ele foi hospitalizado, depois disso ele parou de trabalhar aqui.

Se num bairro pequeno é possível encontrarmos à luz do dia situações de total falta de respeito às pessoas e às leis que nos regem, não é de se espantar (sim, lamentar profudanmente) que jovens como Rafael venham a morrer.

Eu poderia apontar mudanças significativas para melhoria do bairro, contudo, não tenho como modificar o comportamento de pessoas que se sentem "possuídas" quando estão ao volante.


(por Sissym)


  • A primeira igualdade, é a justiça.
  • Há pessoas que observam as regras de honra como se vêem as estrelas: de longe.
Victor Hugo

Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails Related Posts with Thumbnails

13 comentários:

  1. Olá Sissy,

    Creio que não seja privilégio de teu bairro, o meu bairro é pequeno, porém altamente congestiano pelas inúmeras avenidas que o cortam. Pior é a rua de cima (paralela superior) que é um descida em "S", ou seja muitas vezes a curva não é vencida pela alta velocidade.. obedecer a sinaleira de pedestre? só em loteria...

    Bota motorista mal educado aqui, principalmente os motoqueiros que utilizam as calçadas como atalhos para suas rotas..

    Abraço

    ResponderExcluir
  2. cruel mas é bem esta nossa realidade
    e tu pode crer q naum és so ai
    louco ao volante tem as pampas
    concientização seria o caminho
    mas o povo anda as pressas
    concientizar pra q
    fica bem dificil
    como tu falaste
    bjim guria

    ResponderExcluir
  3. Minha querida amiga Syssim, parece que quanto mais se cuida do trânsito, com sinais, leis, multas, mídia, os motoristas ficam piores... os carros também melhoraram muito em segurança, freios melhores... acho mesmo que é falta de educação de trânsito, alguns países já instituíram em suas escolas os ensinamentos do trânsito, justamente para que não aconteça morte como a citada. Beijos e muita paz!!!

    ResponderExcluir
  4. Grande Sissym, não vou brigar por este titulo, onde estão os piores motoristas. Eles estão em todos os lugares,em todas as cidades, grandes, pequenas, capital, interior, sempre estarão cometendo das menores as maiores insatez, desde o estacionamento em mão dupla, como furar o sinal, alta velocidade, rachas e tantas outras barbaridades .... as vezes fico pensando, pra que código de trânsito, se ninguém cumpre, ninguém fiscaliza e as penas ... bem as penas são um convite para que os atos insensatos se repitam .... ipunidade quase total.

    ResponderExcluir
  5. Saudações!
    Amiga Sissym:
    Ainda bem que não aconteceu um acidente com você e sua filinha, fiquei aliviado.
    Tudo isso minha amiga, se dá pelo elevado número de mal educados no volante, será que eles esquecem que um automóvel é feito de materiais resistentes, o ideal para eles é se alguma indústria automobilística lançasse no mercado carros de BORRACHA, pronto aí ficariam felizes da vida e acho que nós também.
    Parabenizo-a ardorosamente por mais uma matéria de conteúdo e qualidade!
    Excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  6. @ Geraldo: hoje mesmo, fui levar minha filha na casa de uma amiga. Uma pick-up de luxo avançou velozmente o sinal vermelho. Eles podem... tem dinheiro para corromper quando necessario.

    ResponderExcluir
  7. @ Jucifer: Ju... eu sei que isso acontece em todas as ruas deste Brasil. Em avenidas de grandes movimentos é mais dificil de ver algo assim, bom, cito na Zona Sul.

    ResponderExcluir
  8. @ Pirollo: a Lei Seca realmente ajudou a diminuir acidentes graves devido ao consumo exagerado do alcool, mas o comportamento dos motoristas continua sendo negativo.

    ResponderExcluir
  9. @ Joselito: O que disseram ter acontecido, o suborno com relação ao cara que atropelou o rapaz e policiais, isso é pré-historico, faz parte de uma cultura doentia de nosso povo. Se propinas são ofertadas e aceitas, a lei existirá, mas não a justiça.

    ResponderExcluir
  10. @ Lison: uma coisa que me deixa apavorada é pegar onibus com minha filha. Ela é super delicadinha, magrinha. Eu pego onibus e fico falando sem parar: senta, senta, senta.... fico ultra preocupada dela sair voando. Eles dirigem feitos loucos. É assustador.

    ResponderExcluir
  11. Olá Sissym ,
    Concordo com todos. Aqui também a imprudência no trânsito está a cada dia mais assustadora .É realmente uma situação desanimadora...
    Milhões de pessoas são assassinadas de forma brutal no trânsito todos os dias, a grande maioria desse "assassinatos" nem sempre torna-se público.

    ResponderExcluir
  12. @ Eninha: hoje apareceram 2 guardas na esquina de casa, quanto tempo não via isso, MAS... um carro de madame foi fazendo manobra errada na cara deles, sequer chamaram a atenção, muito menos multaram (seria o correto)!

    ResponderExcluir
  13. O que mais encomoda nesse trágico episódio é o fato de que se o Rafael não fosse filho da Cissa Guimarães o atropelamento seria apenas mais um número nas estatísticas de infrações de trânsito. Se não fosse filho de uma pessoa nacionalmente conhecida, jamais buscariam as imagens para analisarem a atitude dos policiais.

    Foi uma tragédia lamentável e irreparável, a perda da Cissa e dos que o cercavam. Mas ganhamos mais um episódio de escárnio com a vida. Escárnio que acontece a cada 10 minutos no trânsito do Rio de Janeiro, a cada milésimo de segundo nas diversas camadas sociais do país.

    Fico imaginando o que policiais, corruptos, dizem aos seus filhos quando chegam em casa. Que responsabilidade social pode ensinar uma critura como essa? Talvez o pai do rapaz que atropelou Rafael possa responder.

    Um forte abraço!

    ResponderExcluir

Recados: sissym.mascarenhas@hotmail.com
Obrigada