Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

quinta-feira, 22 de julho de 2010

As cores das estrelas

Curiosidade:

Cada estrela depende de sua temperatura superficial para ter uma cor. As cores podem ser vermelhas, laranjas, amarelas, azuis e brancas. As estrelas mais frias apresentam cores avermelhadas (que representam entre 2.500 a 3.800 graus), as mais quentes são azuladas (significam mais de 30.000 graus). O SOL tem uma temperatura de cerca de 6.000 graus e com isso lha dá uma cor amarelada.


Fonte: Fundação Planetário (www.planetariodorio.com.br)

Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails Related Posts with Thumbnails

29 comentários:

  1. oi linda,
    Adorei saber das informações.
    Adoro um céu estrelado, gosto de deitar no chão a noite e ficar olhando para o céu.
    Bjoks mil

    ResponderExcluir
  2. @ Malu: eu tambem gosto de fazer a mesma coisa que voce... é maravilhoso!

    ResponderExcluir
  3. Elas são únicas cada uma a sua maneira de se apresentar para nós, bem interessante seu post.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  4. @ Principe: É uma informação curtinha, seria otimo se muitas pessoas pudessem visitar um Planetario, é tão bom poder "ver" as estrelas.

    ResponderExcluir
  5. Olá fadinha querida! :-)
    Me lembrava (vagamente) de ter visto no colégio... é simplesmente fascinante o show de cores que as estrelas propiciam. O mais incrível é pensarmos que muitas já nem estão lá. :-)
    Beijos, Fernandez.

    ResponderExcluir
  6. E existe coisa mais legal que olhar pras estrelas? Tanta beleza e mistério juntos, impossível não se encantar. Beijos, Sissy!

    ResponderExcluir
  7. Syssim,as estrelas que iluminam o céu;independente de suas cores ou temperatura,nos fazem viajar.Voltei a minha infância;como eu gostava de ficar olhando para elas,e ainda as olhos,mas agora de forma mais científica.Falando nisso,onde moram as fadas?Nas estrelas?
    Bjos

    ResponderExcluir
  8. Oi Sissy!
    Interessante saber. Eu adoro olhar para um céu estrelado e ficar observando o brilho e a cor das estrelas. Engraçado que esses dias eu vi uma que parecia tão diferente que chamei meu marido e perguntei: "será que aquilo lá não é um disco voador?? não parece estrela!" Ele riu demais!
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Sissy,
    "curtinha" mas, superinteressante e completa com tudo que precisamos saber. Também gosto muito de olhar as estrelas, moro num lugar com uma vista privilegiada e vejo o pôr do sol e o nascer da primeira estrela todos os dias e olhando o horizonte faço minha oração diária,renovando minhas energias. É uma troca maravilhosa..Engraçado é que ha cinco anos atrás, eu olhava o pôr do sol mais fazia isso sozinha e hoje quando olho pro horizonte não estou mais só ao meu lado uma pessoinha que me acompanha às vezes em silêncio outras não, mas, invariavelmente me pegunta quando o sol cai no mar: "amanhã ele vai volta né mamãe?" E respondo feliz da vida, claro que sim! Filho! É muito legal. Beijão no seu coração, fica com Deus.

    ResponderExcluir
  10. @ Fernandez: imagina que fico de frente e tem muitas programaçoes otimas!

    ResponderExcluir
  11. @ Josy: eu fiquei emocionada com seu doce comentario. A melhor companhia realmente é de um filho.

    ResponderExcluir
  12. @ Jackie: Quase diariamente o meu pai me pegava com a carta celeste e íamos estudar o ceu. Quando se mora em cidade menor, com construções baixas e pouca luminosidade artificial, o céu é mais denso visivelmente. Chegou num ponto que eu tinha facilidade de identificar os corpos celestes mais fáceis a olho nu.

    ResponderExcluir
  13. @ Luciana: Desde criança eu me envolvo com os misterios do céu... já tive sonhos fantasticos.
    Um dia vou escrever sobre eles.

    @ Cecilia: Falando em viagens, eu curtia muito, quando pequena, viajar com a cabeça encostada e os olhos para cima, ficava esperando nao sei o que... mas esperava ver alguma coisa altamente misteriosa!

    ResponderExcluir
  14. Cara, 6000 pro nosso solzinho ...bem friozinho ou não ...

    ResponderExcluir
  15. @ Joselito: ... hummmm talvez dê para fritar um ovo... ops... tudo amarelo, nem vai dar pra perceber!

    ResponderExcluir
  16. Bom, se pensarmos bem, faz todo sentido!

    Se pegarmos um maçarico como exemplo veremos que aquela chama super potente é de cor azul.

    rsrsrsr

    É brincadeira...

    Não sei se realmente tem alguma relação, mas talvez siga o mesmo parâmetro que acabamos de lêr!

    ResponderExcluir
  17. @ Antonio: Adorei o que vc acrescentou! São curiosidades... mais! Interessane, porque a chama nem sempre é vermelha como apreendemos, pode ser amarela, alaranjada, as vezes azulada, como no fogão!

    ResponderExcluir
  18. As estrelas não são idênticas, e como está na postagem, a temperatura de cada uma está intimamente relacionada com a sua coloração.

    As estrelas azuladas são as mais quentes e possuem como elemento químico predominante na origem da coloração o hélio ionizado. E assim por diante - a identidade de cada estrela vai aos poucos se formando nessa íntima relação entre cor (espectro) e temperatura. Mas ao contrário do que poderíamos crer, essa identidade não é permanente.

    As estrelas mudam ao longo dos tempos. Nascem e morrem, passando por transformações admiráveis. E durante suas vidas gigantescas (bilhões de anos!) evoluem de tal maneira que as temperaturas também variam.

    As estrelas novas são as mais quentes, esfriando lentamente ao longo das eras.

    Valeu, Sissym...

    ResponderExcluir
  19. E eu quero o sol, as estrelas, a lua... quero tbém o final do arco-íris! Bj*

    ResponderExcluir
  20. Sissy, li um dia que o universo não é estático e se movimenta constantemente. As estrelas que refletem a cor vermelha estão no passado, e as de cor azul no futuro. Significa dizer que nossa galáxia ja passou por estrelas e ainda está por passar por outras mais adiante.
    Deixando a ciência de lado, bonito mesmo é olhar para o céu numa noite estrelada...
    Meu carinhoso abraço,
    Yolanda

    ResponderExcluir
  21. Sissy my darling,
    I would love to show you the 'Big Dipper' when you get here! The Star, Sirius, (The dog star), seems to 'flash' blue and red colors, similar to an emergency vehicle! I always look for this star because it is so colorful!
    But Sissy when I look to the heavens, YOU are the brightest and most colorful star in my sky!!
    Love, Craig

    ResponderExcluir
  22. @ Yolanda: que maravilha seu comentario! Eu tenho um amigo que tambem ia adorar ler isso.

    @ Craig: hi dear, yes I would like see too.

    ResponderExcluir
  23. Que Post Fantástico!
    DD. FADA SISSYM:
    Confesso que eu não sabia dessas informações acerca das estrelas... Maravilha!
    Valeu à pena conferir!
    Parabéns por mais um excelente Post!
    Abraços,
    LISON.

    ResponderExcluir
  24. @ Lison: eu sabia há anos que eram de cores diferentes, porem nao entendi nada.

    ResponderExcluir
  25. @ Carlos: agradeço muito a complementação porque enriquece o conteudo.

    ResponderExcluir
  26. Querida fadinha,agora estou me lembrando da escola ...Quando eu era criança (não que eu ainda não seja ...rs) sempre ficava olhando para o céu estrelado e dizia estrelinhas eu ainda pego vocês.

    ResponderExcluir
  27. @ Fabio: ahhhh que criativo! E eu achava que seria astronauta!

    ResponderExcluir
  28. achei muito legal,pois com isso apredi uma boa parte! E é fundamental já que estou estudando sobre isso.

    ResponderExcluir

Recados: sissym.mascarenhas@hotmail.com
Obrigada