Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

terça-feira, 18 de maio de 2010

Solidão

A solidão é um estado de que se sente retirado do mundo, colocado em isolamento.

É um lugar que parece ser despovoado e nunca frequentado por pessoas. Existe a solidão moral e a do espírito.

Algumas vezes estar "só" é bom. Imagino que posso estar só e não sozinha.

Se estou sem companhia, eu ando só. Algo único. Sozinha seria algo como desamparada ou abandonada. Eu não fico assim, eu me comunico, eu posso entrar numa igreja e encontrar a paz espiritual. Eu posso fazer o bem e logo perceber que estou cercada. E se precisar, eu choro, lava a alma, lava mesmo.

Algumas pessoas parecem desintegradas da sociedade, não se importam com isso, outras acabam mergulhando numa depressão. Mergulhando numa profundidade insondável, como a de uma estrada que serpenteia abismos.

Se eu me isolo, por exemplo, à parte, é porque desejo observar.

Eu posso optar por uma vida singular, mas jamais solitária. Eu faço questão de sempre abrir a janela e ver o mundo lá fora, mesmo no escuro da noite, basta querer respirar e compartilhar.

Enquanto eu, Sissym escrevia este pensamento que começou por causa da imagem que achei incrível, fui "colhendo" frases muito interessantes que combinam com o texto:


1) "Minha força está na solidão. Não tenho medo nem de chuvas tempestivas nem de grandes ventanias soltas, pois eu também sou o escuro da noite." Clarice Lispector

2) "Há certo gosto em pensar sozinho. É ato individual, como nascer e morrer." Carlos Drummond de Andrade

3) "Quem luta com monstros deve velar por que, ao fazê-lo, não se transforme também em monstro. E se tu olhares, durante muito tempo, para um abismo, o abismo também olha para dentro de ti." Friedrich Nietzsche




Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails Related Posts with Thumbnails

10 comentários:

  1. Outro dia vi uma foto, guardei. Depois comecei a escrever sobre solidão, as vezes eu sinto, algumas vezes dói outras não. Entao comecei a pensar sobre o significado, desdobramento e como eu lido com isso.

    ResponderExcluir
  2. Sissym

    A definição de solidão que voce nos apresenta é de fato uma grande verdade.
    Muitos adoram esta condição outros sentem pavor, e eu me incluo neste segundo grupo.
    Jamais quis esta sózinho de fato e de direito, para sobreviver preciso estar ao lado de alguém, por algum tempo experimentei a solidão e antes que eu entrasse em uma depressão profunda busquei pessoas para me sentir melhor.
    Sua palavras são marcantes e as frases pertinentes ao texto.
    Parabens
    Um forte abraço

    Mad

    ResponderExcluir
  3. Sissym,

    “O que está atrás de nós e o que está à nossa frente são coisa pouca, comparados com o que está dentro de nós”. R.W. Emerson
    Eu acho que com isso eu comento seu post :)
    um beijinho.
    Eninha

    PS. O blog está muito bacana

    ResponderExcluir
  4. Amiga ,
    A sua reflexão é bastante interessante .
    Se pensarmos bem profundamente : ninguém esta só , o ser humano não é um ser isolado , estamos com nossos pensamentos que é composto de milhares de afinidades .
    bjs♥
    Francisco

    ResponderExcluir
  5. Esse texto e bem Eremita, ele pra muitos pode passar a imagem de alguem isolado do mundo, depende do ponto de vista.
    No geral, ele indica a necessidade de ficarmos um pouco retirados do grande barulho e dos grandes grupos, para ouvir nosso interior.
    Aquela fase de conversar com os proprios botoes.
    Ate que ponto e ate quando isso e valido e muito relativo, algo que so quem esta sozinho pode perceber.E se sentir que a depressao esta rondando, hora de sair da toca!Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Sissym,estar só não quer dizer estar sozinho...desfrute da sua própria companhia,como vc fez tres lindas citações vou deixar-lhe esta:"A verdadeira liberdade é um ato puramente interior, como a verdadeira solidão: devemos aprender a sentir-nos livres até num cárcere, e a estar sozinhos até no meio da multidão".
    Massimo Bontempelli
    Bjos

    ResponderExcluir
  7. Já tive momentos de solidão, mas aprendi a lidar com eles encontrando prazer na minha companhia. Desde então, acho até bom ficar só, assim vou me conhecendo melhor, analisando meus atos e melhorando como pessoa.

    Beijocas

    ResponderExcluir
  8. Sissy,
    Lindo o que escreveu!
    Penso que nascemos e crescemos aprendendo a lidar com o fato de que a solidão é necessária para a compreensão de muitas coisas, inclusive sobre nós mesmos! Estamos sempre rodeada por pessoas, mas o nosso pensamento é individual e solitário.
    Grande beijo,
    Jackie

    ResponderExcluir
  9. Postei sobre o tema no DANDO PITACOS, e achei interessante postar aqui uma parte do meu texto. Quem quiser conferir tudo é só clicar em http://apatotadopitaco.blogspot.com/2009/12/solidao.html

    "A humanidade enfrenta hoje diversos problemas, cada um mais grave e preocupante que o outro: o terrorismo, a possibilidade de um conflito nuclear (ao menos enquanto existirem sobre a face da terra "pessoas" como Ahmadinejad, Chávez e Kim Jong-il), o aquecimento global, a corrupção política, entre outros.

    Mas um dos grandes males do nosso tempo, acreditem, é a solidão!

    Homens e mulheres atingiram um ponto tal de vaidade, que o que hoje conta são os corpos “siliconados” ou “bombados” em academias, preparados sob encomenda para as “baladas” onde os trajes são cada vez menores e mais transparentes, e onde se dança em poses cada dia mais ginecológicas.

    O sexo, antes tratado com uma certa dose de privacidade, hoje é mercadoria de beira de calçada, das bancas de camelôs, de qualquer novela, independentemente da emissora ou horário. O apelo à libido generalizou-se e invadiu propagandas de cerveja, automóveis e até de sandálias. Tudo é sexo!

    Não que fazer sexo seja ruim. Absolutamente!!! O sexo é indispensável ao corpo, à alma e à própria vida, mas convenhamos, um pouquinho de amor não faria mal a ninguém"!

    ResponderExcluir
  10. Sissym querida, vou postar uma poesia hoje que fala sobre a solidão....
    Mas vou te contar uma coisa, quando meu noivo morreu, entrei em profundo estado de solidão, mas a solidão interna, aquela em que você silência para aprender... fiquei assim durante 6 mêses, que foram os melhores momentos do meu crescimento interior. Quando finalmente me entreguei novamente ao convívio a minha paz era tanta, que fiz os melhores amigos e tive os melhores amores neste período.
    Hoje, volta a me recolher na minha solidão (vc sabe o razão), não sei por quanto tempo, mas carrego a certeza de um sol brilhando muito alto assim que me permitir voltar!
    Beijo no coração

    ResponderExcluir

Recados: sissym.mascarenhas@hotmail.com
Obrigada