Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Livro: Transmutação


Esta é a minha amiga Claudia Gelb, nos conhecemos ao ingressarmos na Faculdade da Cidade quando só existia a sede na Lagoa (RJ). Tempo maravilhoso e saudoso. Uma turma ímpar. Dali saíram pessoas que estão fazendo e acontecendo. Felizmente, deixaremos nossas pegadas.


Claudia é uma gaucha, de Porto Alegre, que morou muitos anos em Niterói, RJ. Hoje é professora em Charqueadas, RS, lecionando Português e Literatura para Ensino Fundamental e Médio. Ela fez a Oficina de Criação Literária da PUCRS em 2002/2003 com o escritor e professor Luiz Antonio de Assis Brasil, que, logo abaixo, apresenta uma Sinopse do livro lançado. Na PUCRS fez mestrado em Teoria da Literatura e atualmente faz o doutorado na mesma instituição.

Tem contos publicados nas antologias Oficina 31 e Oficina 35, contos e crônicas na II e III Mostra Literária de Charqueadas, alguns poemas no site da Revista Bestiário, e em junho de 2008 publicou sua primeira novela( que foi lançada em Porto Alegre, Charqueadas, Niterói e Rio de Janeiro, na Livraria Leonardo da Vinci), chamada Transmutação, e que trata das relações humanas - sempre tão complicadas - entre um casal, Adriano e Helena.

Como está escrito na orelha do livro, feita por Assis Brasil, "Adriano e Helena, os protagonistas, vivem um conflito que às vezes é ódio, às vezes solidariedade, às vezes alheamento. Cada qual busca, entretanto, e à sua maneira, a felicidade. Provenientes de paisagens sociais diversas, suas procuras são de um status que, buscando a inserção no coletivo, representam, também, um desejo de realização individual".

E-mail para contato: ckeenan@terra.com.br


Transmutação
Claudia Gelb
Uma Novela de Desencontros

As relações humanas, via de regra, possuem componentes incontroláveis, derivados de nosso inconsciente. Julgamos ser o que não é; cultivamos fantasias; agimos de maneira a justificar fatos que, na aparência, são incompreensíveis; negamos a própria verdade. Tudo isto demonstra que somos, afinal, humanos – uma denominação que assumimos sem muitos questionamentos, mas que implica numa série infindável de compromissos de natureza social, ética e, até, existencial.

Este livro é uma novela, gênero que a cada dia conquista mais leitores, talvez por sua brevidade, talvez por seu impacto e economia de meios narrativos. Como uma novela, são evidentes os mecanismos de trazer à tona, da maneira mais breve e contundente, esses alçapões da alma, quase sempre contraditórios e desconcertantes.

Conheço o evoluir literário da autora, que escolheu, para sua estréia, uma história de amor e transgressão. Sei de sua persistência em ser escritora e dominar as manhas do ofício, e daí que é possível entender a utilização de algumas técnicas, como o recurso a focos narrativos alternados, por vezes dando a palavra a uma primeira pessoa. No exercício de seu trabalho, a autora costura linhas ficcionais convergentes e complementares, as quais não confundem o leitor, que sabe sempre o solo em que está pisando.

Adriano e Helena, os protagonistas, vivem um conflito que às vezes é ódio, às vezes solidariedade, às vezes alheamento. Cada qual busca, entretanto, e à sua maneira, a felicidade.

Provenientes de paisagens sociais diversas, suas procuras são de um status que, buscando a inserção no coletivo, representam, também, um desejo de realização individual.

Se não controlamos nosso inconsciente, é também esse não-controle que nos permite sonhar e exercer a imaginação. Essa mesma imaginação é exigida do leitor; ele deverá preencher os vazios e intuir muitas coisas – mas afinal, a literatura nunca foi o exercício da facilidade.

A prosa de Claudia Gelb é correta, e mesmo sendo correta, é eficaz no plano das propostas narrativas, uma raridade nos tempos de hoje.

Luiz Antonio de Assis Brasil

Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails Related Posts with Thumbnails

13 comentários:

  1. Sis,

    Esse livro da sua amiga parece ser bem interessante, mas o melhor e mais bacana, foi você ter feito a divulgação do livro no seu Blog, pois é isso que sempre esperamos de amigos verdadeiros.

    Bjs.

    Ro.

    ResponderExcluir
  2. Ela parece ser muito competente, achei interessante! Abraço amiga!

    ResponderExcluir
  3. Concordo, tambem fiquei curioso, deve ser mesmo interessante,que seja muito divulgado, bjs!

    ResponderExcluir
  4. Fico muito emocionada com sua iniciativa de divulgação do trabalho da Claudia! Sou grande incentivadora e caminhamos juntas durante todo esse percurso ate TRANSMUTAÇÃO e tenho imenso orgulho de fazer parte desse "rol" de amigas que ela tem! Afinal amigos são pra essas coisas tb!
    Bjs
    Monica

    ResponderExcluir
  5. Opa...fica a dica de uma ótima opção de leitura

    escrito por erichsp
    Site: http://algunstrintaanos.blogspot.com/
    10 horas 6 minutos atrás

    ResponderExcluir
  6. Parabéns Sissym,
    Pela amiga, o livro e a divulgação.
    Um abraço.

    escrito por blogdabethmuniz
    Site: http://blogdabethmuniz.blogspot.com
    10 horas 1 minuto atrás

    ResponderExcluir
  7. Muito boa idéia em divulgar o livro de sua amiga,parabéns a ela e sucesso.
    Abçs.
    Fatima.

    escrito por Fatimazanincontosfotosimoveis
    Site: http://belani-rcontosecomentarios.blogspot.com/
    8 horas 7 minutos atrás

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Olá Amiga, Legal; quando se fala de transmutação, melhor ainda é que a humanidade pudesse entender que todos e tudo precisam ser transmutados (as), vou procurar-lo e conhecer em qual sentido se fala desta Transmutação.
    Do Seu Amigo Wanderley.
    Beijos no seu coração.

    escrito por DrMAOSANTA
    Site: http://www.laboravia.com.br
    1 hora 53 minutos atrás

    ResponderExcluir
  10. Parece ser bacana mesmo, parabéns!!

    escrito por blogueirablog
    Site: http://www.planetadablogueira.com
    2 horas 19 minutos atrás

    ResponderExcluir
  11. Legal quando eu escrever meu livro de maldades vou pedir sua ajuda na divulgação, brincadeira, mas foi um gesto muito bonito a sua divulgação, parabéns.

    escrito por marcosmolina26
    Site: http://marcosmolina66.blogspot.com
    20 minutos atrás

    ResponderExcluir
  12. Senhor da Vida deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Livro: Transmutação":

    Concordo, tambem fiquei curioso, deve ser mesmo interessante,que seja muito divulgado, bjs!

    ResponderExcluir
  13. Olá Sissym

    O Blog da Berenice está desativado por tempo indeterminado. Agradeço muito suas visitas e todo seu carinho. Meu email continuará disponível para qualquer contato, fique à vontade. Estarei sempre visitando e prestigiando este seu delicado espaço.

    Um abraço grande!
    Berenice

    ResponderExcluir

Recados: sissym.mascarenhas@hotmail.com
Obrigada