Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Óculos 3 D nos Cinemas

O diretor James Cameron iniciou um novo padrão na industria cinematográfica ao lançar Avatar em 3D. Sim, a tecnologia já existia, só que Avatar ampliou o conceito para efeitos num filme inteiro e esta tecnologia está se popularizando. Em decorrência a esta evolução o público foi apresentado aos óculos 3D. E eu faço parte deste público.

O primeiro filme que assisti em 3D foi, por acaso, Avatar. Eu desconfiei de algo nada agradável que me levou ao consultório dermatológico e a busca de informações na Internet: higienização.



Eu assisti Avatar, no Cinema Leblon, Rio de Janeiro, em Fevereiro deste ano. Naquela noite o óculos que usei estava úmido e mal cheiroso, tanto assim, como boa alérgica que sou, o retirei várias vezes, comprometendo prestar atenção ao filme. No dia seguinte já havia um machucado no nariz, o mesmo não cicatriza, além de coçar eventualmente. Fui recentemente a uma dermatologista que não gostou do que viu, estou em observação. O que será?! Não sabemos ainda.

Os óculos deveriam ser descartados!

Na Itália, recentemente, o Ministério da Saúde confiscou mais de 7 mil unidades e alertaram que os mesmos não eram higienizados entre as sessões (e aqui no Brasil?!).

Ontem, 21 de Abril, fui assistir com minha filha "Como Treinar o seu Dragão" (altamente recomendável até para adultos apaixonados por desenhos) era em 3D. Eu recebi os óculos meio incrédula; contudo, percebi que estes estavam aparentemente limpos.



Ao escurecer, um anúncio foi imediatamente apresentado descrevendo como é o processo de limpeza. Mas alguém acredita que centenas são limpos diariamente para uma mesma sala?! Imaginem para um grupo de salas!!! O mesmo anuncio demonstrava que os óculos são tratados com substancias eficazes no extermínio de vírus e bactérias, depois são lacrados e encaminhados aos contratantes. Por fim, em cada sessão, eles são colocados num saco (será o mesmo esterilizado?!) e entregues ao público por funcionário usando luvas (aiiii depois disso fiquei tentando lembrar se vi a pessoa com luvas nas mãos...).

O certo seria cada pessoa comprar o seu, evitar emprestar, porque, por exemplo, pode contrair a conjuntivite ou micoses, ou melhor ainda, descartá-lo no lixo. A verdade que cada vez mais as salas de cinema vão receber mais clientes para filmes 3D, visto que é a tendência atual de tecnologia, soluções precisam ser tomadas. E eu... preciso saber o que eu tenho... creio que tenho guardado meu ticket de Avatar... qualquer coisa... alguém tem que arregaçar as mangas, porque poderia ser com minha filha que é uma criança.


(por Sissym)

Sou demasiado cético para ser incrédulo.
* Benjamim Constant
*

Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails Related Posts with Thumbnails

13 comentários:

  1. Tem razão...

    Não tinha pensado nisso, mas os óculos podem ser um grande foco de contaminação.
    Não temos como saber da higienização feita pelas empresas e muito menos por algumas pessoas que utilizam.
    Boa postagem.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, sabe que já questionei a higiene destes óculos.... é tão simples fazer em casa...., talvez esta seja uma boa solução.
    Te desejo melhoras e que não seja nada de grave.
    Beijo no coração

    ResponderExcluir
  3. Olá minha querida amiga e fadinha do Dihitt,

    Parabéns pela postagem!

    Esse assunto é muito importante para a saúde pública.

    Serve de alerta a todos, pois, a profilaxia é um fator importante para evitar a transmissão de bactérias e virus entre o público.

    A paz do Senhor!
    Carinhoso e fraterno abraço,
    Lilian

    ResponderExcluir
  4. Olá Sissy,

    Eu nunca usei óculos 3D e depois do teu relato vou evitar usar e resistir a tentação dos filmes 3D..

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Ah, Sissym, que incidente lamentável ocorreu com você ao usar os óculos. Eu entendo que óculos e capacetes devan ser utensílios de uso pessoal, assim como a escova de dentes...
    João

    ResponderExcluir
  6. O primeiro filme em 3d que assisti foi há alguns anos atrás, A hora do pesadelo 6. Os óculos usados ainda eram aqueles de papel azul e vermelho e só 15 minutos do filme eram em 3d.
    Atualmente tentei ver Viagem ao centro da Terra, mas infelizmente só enxergo do olho esquerdo e pra que os óculos façam efeito é preciso ter as duas vistas. Gastei dinheiro a toa nas duas ocasiões. Fiquei muito frustrado.

    ResponderExcluir
  7. Sissy my darling,

    I haven't seen any of these 3D movies. But if I do, I'm going to bring some sterilizing wipes just in case! I think we should pay once for the glasses separately and we could bring our own to the theater. It should not be automatically included in the price of the movie.
    I hope your condition is not serious and goes away soon.
    I'll see you very soon.

    Love,
    Craig

    ResponderExcluir
  8. Poxa, querida! Que lástima! Eu acho que eles deveriam ser descartáveis...Esperamos que não seja preciso uma proliferação de doenças, alergias e outras coisas, para que se tomem consciência, não é?
    Beijos, amiga...forças!

    ResponderExcluir
  9. Omelhor é fazer o seu em casa.
    Veja aqui
    http://adriloaz.blogspot.com/2010/04/como-fazer-oculos-3d.html

    ResponderExcluir
  10. Sabe assisti Avatar também em 3D e não gostei nada do que vi nos óculos
    A higienização deveria ser melhor ou como você disse os óculos deveriam ser descartados.
    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Amiga Sissym, foi de grande importância a sua informação, pois eu ainda não assisti a nenhum filme que precisasse de óculos 3D, mas vou ficar experto, e se precisar, levo um higienizador para os óculos. Abraços. Roniel.

    ResponderExcluir
  12. Realmente acho que deva ter muita reclamação dos óculos no mundo todo e acho e espero que em breve eles tomem alguma medida efetiva que vise o bem estar e a saúde da população, pois usar ocúlos que não é bem higienizado causa danos a pele e a saúde.
    Bjs

    ResponderExcluir
  13. Realmente esse texto e de extrema utilidade publica,espero que as autoridades investiguem essa questao de higienização, e que as pessoas cobrem isso dos cinemas.

    ResponderExcluir

Recados: sissym.mascarenhas@hotmail.com
Obrigada