Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Nereidas

Segundo a mitologia grega, as Nereidas eram filhas do Deus Nereu e Doris. Nereu vivia com suas filhas nas águas do Mar Egeu (Mediterrâneo). As Nereidas eram adoradas como ninfas (espíritos alados) do mar, sempre gentis, prontas a ajudar pessoas em perigo no mar. Em virtude da beleza, as Nereidas atraíam e dominavam os corações dos homens. Elas eram vistas com longos cabelos entrelaçados com pérolas. Usavam para se locomover os golfinhos ou cavalos-marinhos. Nas mãos portavam tridente, além de usarem uma coroa ou um galho de coral. Também eram representadas por metade mulher e metade peixe. Há um único relato, depende como pode ser entendido, que teriam prejudicado os humanos: exigiram o sacrifício de Andrômeda como punição por Cassiopéia (mãe da jovem) ter alegado ser mais bela dos que as Nereidas (vaidade...).

Fontes:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nereida
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ninfa_%28mitologia%29

Uma palavra escrita é semelhante
a uma pérola.
- Johann Goethe








Madrepérola (de Ebrael Shaddai)

Um pescador mergulhou em si mesmo:
Foi buscar no leito misterioso do oceano
Uma pérola para sua vida, mas não a esmo,

Pois seu coração é bravo, ainda que insano.

Não levou arpão, não levou nem rede;
Não pensava em comida e não tinha sede.
Pois a pérola lhe ia mudar inteiro o nome,
Que era Ira, mas que com a Alegria agora some.

Lama levantou, e a foi caçar lá no fundo;
Procura mais árdua e intensa não há no mundo.
Mais a ninfa, a nereida, brilhou acima de si:
"Vem, triste pescador, vem a sorrir aqui!!"

Entre soluços e borbulhas, à deriva naquele sorriso,
Trêmulo, mas nadando, se aproximou de improviso.
Ouviu atento: "As pérolas são sorrisos a brilhar
No coração do meu mundo, no coração do teu Mar"!

Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails Related Posts with Thumbnails

8 comentários:

  1. Lindo poema. Adorei sua postagem (como sempre). Abçs

    ResponderExcluir
  2. Bela Postagem Sissy .

    Gosto de mitologia e perólas feito poemas

    um beijo ;)

    ResponderExcluir
  3. Saudações!
    Amiga Sissym,
    Simplesmente encantador!
    Parabéns pelo lindo Post!
    Abraços!
    LISON.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da historia das Nereidas, muito interessante. eu gosto muito de historia, principalmente da mesopotanica.
    Um abração pra vc !!!!

    ResponderExcluir
  5. Pois é, linda Nereida!! O que há em vc, e é raro hj em dia, e sempre foi, é esse encanto um tanto lírico que "cativou" meu coração, essa beleza sua, ao mesmo tempo rara (como são as pérolas e os poemas) e fascinante, suave e translúcida, foi o que me inspirou tudo de precioso que te ofereci.

    Quanto à vaidade, isso não é raro, é inerente a todos nós e, na medida correta, essencial à integridade da personalidade, o cuidado com o Eu. Isso, em vc, não é mazela, mas auto-afirmação e Consciência do que e quem é vc...de quem é vc para nós todos, mas principalmente de quem vc representa e é (em essência) para mim.

    Eu explodo de alegria e terna satisfação por vc ter gostado de minha "madrepérola", falando da "mãe de todas as pérolas"...toda a vaidade em mim agora é ofuscada pelo fitar do seu rosto inteiro, nessa foto sua do Perfil... Não vou salvá-la no pc, mas no Menu Favoritos do meu coração-tesouro.

    Bjs e bons sonhos, quem sabe a gente se esbarra na casa de Morpheus!!

    Fui!!

    ResponderExcluir
  6. Amiga adorei seu poema " Vem triste pescador, vem a sorrir aqui" Muito linda essas palavras.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu blog, já estou te seguindo..
    beijo

    ResponderExcluir
  8. Adoro Mitologia Grega, isso me atrai muito mesmo.
    E o poema é belíssimo. Beijos.

    ResponderExcluir

Recados: sissym.mascarenhas@hotmail.com
Obrigada