Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

sábado, 11 de abril de 2009

O Museu do Vaticano



Eu recebi um arquivo editado em powerpoint onde imagens maravilhosas do Museu do Vaticano me encantaram profundamente. Eu não tive oportunidade de conhecer pessoalmente, mas tentei trazer aqui uma compilação de fotos extraordinárias.

O Museu do Vaticano é um conjunto de vários Museus, entre eles o Cristianismo, o Sacro, o Museu das Esculturas, Pinacoteca, além da Biblioteca cristã. Apresentam em seus acervos obras literárias, partituras musicais, documentos e artes plásticas dos mais variados estilos e épocas.


O acervo dos Museus Vaticanos teve como origem a coleção de esculturas reunidas pelo Papa Júlio II. A coleção foi organizada num espaço chamado de Cortile Ottagono (Pátio Octogonal). Porem ela só começou a receber um tratamento museológico sob os pontificados de Clemente XIV e Pio VI. Anos depois, Pio VII expandiu a coleção de antigüidades clássicas formando o Museu Chiaramonti e a Galeria Braccio Nuovo.
Em 1837, Gregório XVI fundou o Museu Etrusco para expor os achados nas escavações. Em 1839, ele fundou o Museu Egípcio com peças provenientes de expedições no Egito e outras já conservadas nos Museus Capitolinos e no Vaticano. O Museu Gregoriano Profano de Latrão foi fundado em 1844 com peças romanas de estilo pagão, porque elas não eram mais consideradas adequadas para continuarem em exposição nos recintos do Vaticano. Pio IX ampliou a ramificação do Museu Pio-Cristão, com esculturas, sarcófagos e outras obras de estilo cristão. Pio X criou o Lapidário Hebreu, com inscrições de antigos cemitérios hebreus de Roma doadas pelo Marquês Pellegrini-Quarantotti. João XXIII reorganizou as coleções e as transferiu do Palácio de Latrão para o atual edifício dentro do Vaticano, inaugurado em 1970. Pio XI criou a Pinacoteca Vaticana que é um edifício especial. Em 1926 foi fundado o Museu Missionário-Etnológico. Em 1973 foi criada a Coleção de Arte Religiosa Moderna e Contemporânea sendo instalada nos Apartamentos Borgia. Neste mesmo ano foi organizado o Museu Histórico do Vaticano apresentando uma série de retratos papais expostos nos apartamentos papais de Latrão, além de uma seção de carruagens e automóveis.

Em 2000 uma nova entrada para o complexo de museus foi inaugurada, apresentando instalações para vários serviços e onde estão expostas obras de arte especialmente feitas para o ambiente. No itinerário dos Museus Vaticanos estão incluídos os Palácios Vaticanos onde existem outros espaços e coleções de grande importância como a Capela Sistina,
a Galeria dos Candelabros, a Galeria dos Mapas, a Galeria das Tapeçarias, as Salas de Rafael e os Apartamentos Borgia.

Enfim, eis aqui um pouco da história do conjuntodo Museu do Vaticano e agradeço a visita de quem já esteve lá para agraciar com suas preciosas observações.

(por Sissym)

Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails Related Posts with Thumbnails

0 comentários:

Postar um comentário

Recados: sissym.mascarenhas@hotmail.com
Obrigada