Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

terça-feira, 14 de abril de 2009

Evitando SPAM no diHITT
















Uma regrinha básica que um dia aprendemos: não devemos falar com estranhos!



É muito chato receber uma quantidade considerável de mensagens não-solicitadas. Este fenômeno ficou conhecido como spamming, as mensagens em si como spams e seus autores como spammers.



SPAM também é conhecido pela sigla inglesa UCE (Unsolicited Commercial Email, ou Mensagem Comercial Não-Solicitada). Originalmente, SPAM foi o nome dado a uma marca de presunto picante (SPiced hAM, em inglês, de onde surgiu a sigla). O spam é uma das maiores perturbações para internautas, administradores de redes e provedores, tanto que o abuso desta prática já se tornou um problema de segurança de sistemas. Além de ser também um problema financeiro, ocasionando perdas econômicas para alguns internautas e lucro para outros.



Outra novidade é o SCAM. Além das pragas como vírus e spam, os internautas têm que ficar atentos para esta nova ameaça: as fraudes online. Praticada sempre da mesma maneira: um e-mail chega à caixa de entrada do programa de correio eletrônico oferecendo promoções e vantagens ou solicitando algum tipo de recadastramento. A isca para "pescar" os usuários são empresas conhecidas, como bancos, editoras de jornais e revistas, e lojas de comércio eletrônico. O scam é bastante perigoso que a finalidade é aplicação de golpes.





Eu não sou perita neste assunto, aliás, só conheço um pouco mais por ter sofrido problemas no Myspace que por pouco não fechei a conta. Depois de muito reclamar com a administração do site, eles resolveram me atender, deletaram todos que eu denunciei e eu fiquei (ainda) por lá, felizmente. Contudo, ganhei um presente: uma nova amiga, a melhor parte da história.





Fiquem atentos com as seguintes práticas:



1) Boatos (hoaxes);

2) Correntes (chain letters);

3) Golpes (scam);

4) Estelionato (phishing);



Porque eles trazem programas maliciosos, vírus, worms, etc... não apenas para seu computador, para toda a rede e se espalham através dos emails trocados inocentemente entre amigos.



O que me trás a falar sobre isso aqui no diHITT?



Ocorre que aqui também se encontra SPAM e tenho certeza que algum colega já percebeu ao receber visitantes desagradáveis. Contudo é necessária a colaboração de todos com o site não se metendo com "estranhos". Como assim?

Se possível, seria considerável todos mostrarem rostos e se usam um avatar, coloquem no álbum alguma foto sua para que ganhe "vida". Eu, por exemplo, encontrei no Myspace pessoas usando rostos de outras... difícil evitar, mas é mais complicado alguém se passar o tempo todo pelo que nunca será: você.



Identificando Spams no diHITT:



Segundo informações, spams costumam não ter fotos, usam nomes estranhos, algumas vezes está escrito em inglês e só tem links vendendo coisas. Há ferramentas para denunciar e ninguém o faz. É necessário que a ferramenta seja utilizada não contra os colegas que indicam notícias e sim contra aqueles que estão desestabilizando o sistema com finalidades diferentes a que se propõe do diHITT.



Os spammers fazem até amigos, vendem até Viagra e há inscritos que votam, isso dificulta e prejudica o bom funcionamento do diHITT.



Quem recebe visitas de estranhos – estes comentam algo completamente fora da questão, digo, vendendo ou fazendo propagandas de produtos, algumas vezes até ofendendo sem nexo - devem reportar à administração do diHITT. Atenção, quem vota nas notícias de spammers - eles postam matérias também - e, ainda, torna-se amigo de um deles, saiba que não está agindo corretamente e pode vir a ser punido, os sites tem suas regras de conduta para proteger a todos.



Por que meu nome foi parar na caixa de “spams”? :



Alguns amigos me enviam recados e os encontro na caixa de “spams”, outros me dizem não entender o porquê de ver meus recados também na caixa de “spams” deles. Então, vem a explicação e é preciso harmonia na rede de amigos:



Cai na caixa de spam porque algo em torno de 3% (não é uma percentagem precisa, sim teórica) das suas mensagens nos últimos 30 dias foram classificadas como spam, aí o sistema joga na caixa de spam automático; ou seja, quando você manda para "Todos" e de 100 pessoas 3 foram colocadas como spam, inclusive ele some o "Todos" por um tempo e depois volta, na verdade vai pra todo mundo. Tipo 3 pessoas colocam, mas 97 não, mesmo assim 3% é até um nível baixo, o correto é 1.5% (são estimativas para facilitar a compreensão). O Twitter, por exemplo, teve este problema como sendo a maior reclamação dos inscritos, porém parece que sanaram isso recentemente.



Por fim, se você não gosta das mensagens de uma pessoa, apaga ela da lista, mas jamais classifique como spam mensagens legítimas, porque aí você prejudica quem está agindo de forma correta. Ninguém é obrigado a aceitar o que não deseja, simplesmente ou retire em “apagar” a pessoa da sua rede de contatos ou “apague” a indicação e/ou mensagem recebida. Simples. Veja, você pode desejar mandar um recado importante e a outra pessoa não ler porque sua mensagem foi parar na caixa de spam. Chato, não?!



Vamos colaborar, é para o bem de todos. Todos tem direitos iguais.



(por Syssm)













Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails Related Posts with Thumbnails

6 comentários:

  1. Sissym,

    Você produziu um tutorial muito útil. Mostrou conhecimentos importantes e os divulgou para que todos pudessem ter acesso.

    Gostei muito.

    Um abraço.

    Nelson

    ResponderExcluir
  2. Sissy,
    Eu estou ás voltas com a serie de golpes que recebo diariamente,á ponto de sugerir a criação de um blog comunitario,com o unico intuito de divulgarmos esses abusos.
    beijos amiga.

    ResponderExcluir
  3. Boas dicas Sissy. Spams são sempre um tormento. É sempre bom saber um pouco mais como evitá-los. Beijos.

    ResponderExcluir
  4. Muito legal suas dicas
    pena que com essa fonte verde das letras ficou ruim de ver ,a cor branca dos comentarios seria ideal para o seu post
    desculpe se pareco intrometido só tive dificuldade de ler e resolvi dar o toque por que ninguém falou
    gostei dos seu post
    sucesso !

    ResponderExcluir
  5. Mandou bem, Sissym. Eu não tenho paciência pra essas coisas e para as brigas que geram esses rankings e tais.
    Meu mundo é meu blog e as pessoas legais como você com que me relaciono.
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. William, eu nem tinha visto que saiu a cor errada! Eu transportei de um blog ao outro e não percebi. Valeu. Pode dar dicas sempre. Beijos.

    ResponderExcluir

Recados: sissym.mascarenhas@hotmail.com
Obrigada