Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

segunda-feira, 9 de março de 2009

Curiosidade sobre o Dia da Mulher

Até as primeiras décadas do século passado, as mulheres eram submetidas a um sistema desumano de trabalho com longas jornadas ultrapassando 12 horas. Elas trabalhavam em condições precárias, sendo algumas submetidas a espancamentos e humilhações, além de receberem salários até 60% menores aos dos homens.

O Dia Internacional da Mulher, 08 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres, reclamando participarem de uma sociedade mais justa e igualitária.

A partir da Revolução Industrial, em 1789, que as reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso a cultura e igualdade entre os sexos.

Em 8 de março de 1857, aconteceu a primeira greve norte-americana conduzida por 129 tecelãs de uma fábrica têxtil em Nova Iorque. Elas decidiram paralisar seus trabalhos, reivindicando o direito a expedientes de 10 horas. A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias se refugiassem dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, infelizmente o ato culminou com todas as tecelãs carbonizadas .

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres ,realizada na Dinamarca, surgiu a idéia de uma data comemorativa. Observando que em 1911, por exemplo, a maioria das mulheres de quase todo o mundo não podia votar, mas o dia delas começava a ganhar espaço, porque mais de um milhão de mulheres se manifestaram na Europa por seus direitos e a data passou a ser comemorada no mundo inteiro. No Brasil o direito ao voto só foi reconhecido na Constituição de 1934. Somente em 1975 que a ONU decretou finalmente que o dia 8 de março fosse declarado o Dia Internacional da Mulher, uma homenagem às operárias de Nova Iorque.

A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.

Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails Related Posts with Thumbnails

2 comentários:

  1. Todos os dias são dia das mulheres, mas o dia 08 de março é um dia comemorativo para a celebração das conquistas economicas, políticas e sociais alcançados pela mulher.

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que a mulher não merece ter só um dia especial no calendário, merece todos os dias. O machismo vem caíndo ao longo dos anos e creio que no futuro todos viverão pacificamente de maneira igual. Beijos.

    ResponderExcluir

Recados: sissym.mascarenhas@hotmail.com
Obrigada