Thanks for your visit. Comments or contact: sissym.mascarenhas@hotmail.com

terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Pessoas, Doenças e Religiões

Neste mês de Janeiro de 2009 o ator John Travolta chorou a perda de seu filho Jeff, aos 16 anos, que morreu vítima da Síndrome de Kawasaki. Há críticas sobre a religião que a família Travolta segue: Cientologia.

É difícil afirmar que pais instruídos permitam ver um filho sofrer e morrer por doenças e/ou acidentes sem nada fazerem, não podemos acusar ninguém. A verdade é que qualquer pessoa chegará ao fim de sua vida, não importam os recursos financeiros que tenha, quando Deus assim desejar. Contudo, Deus deu ao homem o poder de fazer pequenos milagres, porque somos seres inteligentes, capazes de aprender e evoluir. Se cientistas conseguiram estudar e colocar em prática remédios, exames, cirurgias, etc, para sanar a dor, para curar, dentro do possível, por que algumas pessoas teimam em não aceitar?

Não é apenas a Cientologia que faz restrições a intervenções médicas, e não quero criticar nenhuma delas, não suporto me meter em religiões. Abaixo venho esclarecer dois temas:


Síndrome de Kawasaki:


A Síndrome de Kawasaki, conhecida também como doença de Kawasaki, é uma vasculite que pode provocar aneurismas, principalmente das artérias coronárias. A doença de Kawasaki é uma enfermidade que atinge boca, pele e nódulos linfáticos e afeta crianças abaixo de 5 anos de idade. Sua causa ainda é desconhecida, mas se seus sintomas forem reconhecidos logo, as crianças com esta doença podem se recuperar completamente em poucos dias. Se não tratada, pode levar a sérias complicações que podem envolver o coração. Não é uma doença hereditária, mas pode existir predisposição genética. Ela é mais freqüente nas crianças japonesas, mas existem registros de ocorrências em todo o mundo.

Esta síndrome se caracteriza pela inflamação das artérias. Ocorre mais em meninos, 80% dos casos até os 5 anos. Alguns sintomas são: febre, conjuntivite, manchas vermelhas e irritação na pele, vermelhidão na língua, na garganta e na boca. Podem durar duas semanas e desaparecer. Mas, em 2% dos pacientes, pode formar aneurismas nas coronárias, o que é grave.


Cientologia:


Famosos como John Travolta, Tom Cruise, Michael Jackson, Juliette Lewis, Anne Archer e Lisa-Marie Presley têm em comum a fama, o dinheiro, além de serem adeptos da mesma religião. É uma “religião” que cada vez mais apresenta artistas famosos de Hollywood.

Como surgiu? E quais são os fundamentos?

A Cientologia é um sistema de crenças fundado em 1952 pelo autor de ficção cientifica L. Ron Hubbard (1911-1986 b. Tilden, Nebraska). A doutrina tem influências de outras religiões, como o hinduísmo e o budismo, e de ciências humanas, como a psicologia

Para a Cientologia o homem é bom e composto de três partes: corpo, mente e espírito. Ele é visto como ser imortal. A experiência do homem vai além de uma só vida. A Cientologia assegura que a sobrevivência do homem depende de si mesmo, de outras pessoas e da sua interação com a comunidade cósmica.

Note que este movimento entende que o corpo é um componente indesejado do ser humano. Completa afirmando que nós não pertencemos a esse corpo físico, pois é mau.


A mente humana é limitada e não permite ao indivíduo tomar consciência de que ele é destinado a sobreviver. A mente é o sistema de comunicação entre o espírito e o mundo ambiente.


O espírito (na Cientologia, Thetan) é onisciente e imortal e, sendo capaz de percorrer várias vidas. O espírito é o que você traz de bom e de ruim desta e de outras vidas. O estudo diz que no início, todos os espíritos eram felizes vivendo num eterno presente, mas acharam que era uma situação aborrecedora e “resolveram” criar o universo. Só que os espíritos tornaram-se vítimas da sua própria criação, esquecendo-se de que o mesmo fora gerado por eles.

A prática principal da cientologia é uma atividade conhecida como "audição" ou "auditoria" (do inglês auditing), que procura levar um adepto a um estado de clareza, numa libertação das influências da mente reativa. A prática é executada por um conselheiro chamado "ouvidor", que dirige uma série de perguntas ao interessado para entender e gravar as suas responsabilidades e conhecimentos adquiridos. O objetivo é capacitar o interessado a restabelecer o controle volitivo e de percepção do material previamente guardados na sua mente reativa.Devido à característica eclética, a Cientologia tem procurado, nos últimos anos, designar Deus como um "Ser supremo" ou "Força de vida", com o propósito de chamar a atenção de pessoas de qualquer segmento religioso.

Críticos tem atacado a organização chamando de "Igreja da Cientologia", acusando-a de "lavagem cerebral" e outras táticas para influenciar membros para doar grandes quantidades de dinheiro em cultos práticos padronizados. Porém membros e líderes a defende enfaticamente. Alguns inimigos jurados da Cientologia acusam a organização de manter uma operação "pasta negra" contra seus oponentes. Em alguns países, especialmente na Europa, governos e côrtes concordam com os críticos acerca dos efeitos negativos da cientologia.

Fonte: Wikipédia

Posted by Picasa

Compartilhe esse artigo:

Related Posts with Thumbnails Related Posts with Thumbnails